quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante abre Jornada Pedagógica 2025 com foco na valorização da diversidade ✅️




A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã̃ desta terça-feira (25) a abertura da 1ª Jornada Pedagógica 2025, no Teatro Municipal.

O evento reuniu diretores, vice-diretores e coordenadores da rede pública de ensino para um momento de reflexão e aprendizado, tendo como tema "Valorizando a diversidade étnico-racial e respeitando as diferenças".

A programação contou com a participação da especialista Mara Felipe (Brasília), referência nacional no tema abordado. Durante a cerimônia, a secretária municipal de Educação, Luísa Marilac, ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento da educação no município.

"Certamente será́ uma manhã̃ rica com os diretores, vice-diretores e coordenadores das unidades escolares", destacou a secretária.

O prefeito Jaime Calado também participou do evento e enfatizou os desafios enfrentados pela gestão na reestruturação da infraestrutura da educação municipal e dos índices de aprendizado. 
 
“Encontramos a rede pública em uma situação muito difícil, mas quero reafirmar meu compromisso: serei um soldado nessa luta pela reconstrução da educação básica. Teremos desafios, mas enfrentaremos e venceremos juntos”, afirmou o prefeito. 

A Jornada Pedagógica 2025 continua nesta quarta-feira (26), com uma programação voltada aos educadores de toda a rede municipal de ensino. 
Os encontros serão realizados no auditório da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida – UAB, em dois horários: 7h30 para os professores do turno matutino e 13h para os professores dos turnos vespertino e noturno.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

*Prefeito Jaime Calado participa da solenidade de distribuição de sementes para agricultores em parceria com a EMATER


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou nesta quinta-feira (20) da solenidade de entrega das sementes para o plantio deste ano, além do cadastramento para o corte de terra destinado aos agricultores. O evento aconteceu na Creche Municipal Maria Odete da Silva, na comunidade de Poço de Pedras, reunindo dezenas de agricultores locais e de outras regiões, além de vereadores, secretários municipais e técnicos da EMATER.

Foram distribuídas mais de 5,5 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo, beneficiando 554 agricultores. Segundo Moacir Santos, representante da EMATER, o Governo do Estado investiu R$ 15 milhões na compra das sementes selecionadas, sendo R$ 130 mil destinados a São Gonçalo do Amarante.

"Este ano, estamos distribuindo as sementes quase no rastro das chuvas, ainda em fevereiro, para que os agricultores possam plantar cedo e aproveitar as precipitações que começam em março", destacou Moacir.

Para o corte de terra, a Prefeitura contratou 11 tratores, garantindo duas horas de serviço para cada agricultor cadastrado. De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário, Jarbas Cavalcanti, a iniciativa já cadastrou mil agricultores desde o início das operações, em 17 de janeiro, totalizando 2 mil horas de corte de terra.

"Esse número expressivo demonstra a confiança que o pequeno agricultor do nosso município tem no prefeito Jaime Calado. Ressalto que, ao longo de todo 2024, a gestão passada conseguiu fornecer apenas 1.400 horas de trator", pontuou o secretário.

O presidente da Câmara Municipal, Nonato Queiroz, presente à solenidade em companhia de outros vereadores, enfatizou que a entrega de sementes e o cadastramento para o corte de terra agora ocorrem sem discriminação político-partidária, diferente do que ele viu acontecer ano passado.

"O benefício para os pequenos agricultores não deve ter cor ou bandeira política. Ele deve ser para todos", afirmou.

O prefeito Jaime Calado agradeceu à governadora Fátima Bezerra pela parceria com a EMATER e anunciou que, no próximo ano, além do milho, feijão e sorgo, a Prefeitura incluirá mais um tipo de semente no programa.

"Também vamos trabalhar para a mecanização da nossa agricultura, adquirindo pequenos tratores. Se Deus quiser, isso será possível por meio de uma emenda parlamentar da nossa senadora Zenaide Maia", declarou.

Por fim, o prefeito reforçou a importância da agricultura para a economia local, citando um ditado popular:

"Como diziam nossos avós: quando o campo não planta, a cidade não janta. E eu acrescento: nem janta e nem almoça".

*Prefeito Jaime Calado se reúne com sindicato dos professores e apela por união para salvar a Educação de São Gonçalo ✅️



O prefeito Jaime Calado, reuniu-se nesta quarta-feira (19) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Gonçalo (SINTE/RN) para tratar da pauta de reivindicações da categoria, incluindo o reajuste de 6,27% no Piso do Magistério.

Inicialmente, o encontro estava previsto para ocorrer apenas entre o Sindicato e a Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura, responsável por tratar do tema. No entanto, o prefeito decidiu participar da reunião, realizada no Gabinete Civil, para expor o cenário crítico da Educação Municipal. 

Segundo ele, ao assumir encontrou prédios em condições precárias e um verdadeiro caos na educação. Além disso, destacou que o município ocupa a 86ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado.

Jaime Calado ressaltou as dificuldades financeiras herdadas da administração anterior, incluindo contas bloqueadas por falta de pagamento de empréstimos e um orçamento comprometido por dívidas. Ainda assim, afirmou que sua gestão garantiu o pagamento do terço de férias dos professores em janeiro e a adequação ao Piso do Magistério. “Nenhum professor de São Gonçalo do Amarante recebe abaixo do piso oficial”, assegurou o prefeito. “Iniciamos o ano pagando salários em dia, respeitando o valor mínimo do Piso e garantindo o terço de férias.”

Sobre a possibilidade de greve, Jaime fez um apelo à categoria. “Tenho respeito e admiração pelos professores, mas este não é o momento de paralisação. Precisamos nos unir para reconstruir a Educação do município. É hora de um esforço conjunto para devolver dignidade a professores e alunos”, declarou.

Após sua saída para cumprir outro compromisso com a Secretaria Municipal de Cultura, a reunião prosseguiu com a presença do procurador-geral do município, Leonardo Braz, do chefe de gabinete, Mário David, e da secretária de Educação, Luísa De Marilac. Também ficou acordada a realização de um novo encontro entre a comissão e o sindicato. 

“O diálogo entre educadores e a gestão sempre estará aberto, mas deve ocorrer com respeito e responsabilidade”, reforçou o prefeito ao comentar o resultado da reunião. “Minha proposta é unir forças para tirar nossa Educação do caos. Assim, construiremos uma solução justa para todos: professores, alunos e o município.”

Vale ressaltar que no ano passado, na gestão de Eraldo Ingrato, escolas fizeram revezamento de sala de aula, alunos assistiram aula em quadras de esportes, frango vencido foi encontrado em freezers, e teve escola onde os alunos só viram o professor no mês de setembro porque o absurdo foi denunciado nas redes sociais. Nenhum desses motivos sensibilizou o SINTE a fazer greve. Agora, em busca de reajuste, ameaça fazer greve sem as aulas nem terem começado.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

*Prefeito Jaime Calado participa de debate sobre desenvolvimento econômico em encontro promovido pelo SEBRAE ✅️


Na manhã desta segunda-feira (17), prefeitos de diversas regiões do Rio Grande do Norte participaram do Encontro de Líderes, realizado na sede do SEBRAE RN, em Natal. O evento reuniu gestores municipais para um diálogo aberto sobre estratégias de desenvolvimento territorial, geração de emprego e renda, além do papel do empreendedorismo na economia local.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve presente no encontro ao lado dos demais gestores e destacou que estava levando excelentes soluções para o município. Além disso, ressaltou que parcerias estratégicas seriam firmadas com o SEBRAE para fomentar o desenvolvimento econômico local, impulsionando a empregabilidade e fortalecendo o empreendedorismo na cidade.

Durante o evento, foram discutidas iniciativas voltadas ao desenvolvimento da economia regional, com a apresentação de propostas que buscam o crescimento sustentável dos municípios. A troca de experiências entre os gestores e os especialistas do SEBRAE reforçou a importância da colaboração entre o setor público e a iniciativa privada para criar novas oportunidades para a população.

O SEBRAE RN reafirmou seu compromisso em apoiar os municípios no desenvolvimento de políticas que estimulem o empreendedorismo e a inovação, contribuindo para um estado mais próspero e competitivo.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

São Gonçalo recebe confirmação que Agrofest 2025 acontecerá 31 de julho a 02 de agosto ✅️


O secretário municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA), Jarbas Cavalcanti, esteve na manhã dessa segunda-feira (17) no auditório da EMATER participando da reunião promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (SAPE), com prefeitos e secretários municipais de agricultura para a criação do calendário de Exposições Agropecuárias realizado pelo Governo do RN.

Durante a reunião, ficou definido que a Feira Agropecuária da Grande Natal, a Agrofest São Gonçalo 2025, acontecerá nos dias 31 de julho a 02 de agosto, de quinta a sábado, na comunidade rural de Poço de Pedra.

A Agrofest é uma feira agropecuária que foi criada em 2019 na gestão do prefeito Paulo Emídio de Medeiros (in-memoriam), cujo objetivo era reunir os produtores rurais do município e região da Grande Natal, para que tivessem acesso a linhas de crédito rural oferecidos pelos bancos, além de palestras, oficinas, rodadas de negócios, exposição de animais (bovinos, caprinos e ovinos), máquinas e implementos agrícolas.

No último sábado (14), o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, confirmou que no governo dele, a Agrofest iria continuar sendo realizada em Poço de Pedra, zona rural do município. Participaram da reunião representando o município de São Gonçalo, além de Jarbas Cavalcanti, secretário municipal; Moacir Santos, diretor regional da EMATER, e Rafael Melo, assessor técnico da SEMADA.

Atenção, A Prefeitura de São Gonçalo Convida Produtores rurais ✅️


Atenção, produtores rurais! A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, convida para o lançamento do Corte de Terra 2025 e a Entrega de Sementes aos agricultores do município!


O evento acontecerá, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a partir das 15h, na Creche Municipal Maria Odete, localizada na comunidade de Poço de Pedra. 🌱🚜🫱🏼‍🫲🏾

#CortedeTerra
#EntregadeSementes
#AgriculturaFamiliar

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Prefeito Jaime Calado participa de café da manhã em Poço de Pedra e anuncia entrega de sementes para próxima quinta-feira (20)


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou na manhã deste sábado (15), de um café da manhã no Conselho Comunitário de Poço de Pedra com agricultores, tratoristas e a equipe da Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SAMADA), para discutir a execução do programa Corte de Terra e a entrega de sementes para os agricultores do município.

Jaime Calado anunciou a entrega das sementes para próxima quinta-feira (20), às 15h na Creche Municipal Maria Odete, em Poço de Pedra. O gestor ainda reforçou que no programa Corte de Terra, cada agricultor terá 2h/trator para fazer a aração das terras para o plantio. Além disso, o prefeito disse que irá buscar investimentos para mecanizar a agricultura do município.

Sobre a feira agropecuária, Jaime Calado confirmou a realização da Agrofest 2025 em Poço de Pedra, e ainda disse que está buscando patrocinadores para o evento que se tornou uma referência no setor agropecuário do município e na região da Grande Natal. Participaram do café da manhã os vereadores, Nino Arcanjo, Rayure Protásio; suplente de vereador, Cleanto Marques; secretário de Agropecuária, Jarbas Cavalcanti; secretário-adjunto de Agropecuária Marconi Pereira; o diretor regional da EMATER, Moacir Santos; o presidente  do Conselho Comunitário de Poço de Pedra, Washington Pedro; o vice-presidente do Conselho Comunitário, Valério Gama.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

*Titular da SECULT, Gleydson Almeida, acompanha prefeito Jaime Calado em Brasília e protocola ofícios no Ministério da Cultura*




O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve em Brasília (DF) esta semana participando do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado de 11 a 13 de fevereiro. O evento buscou fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal.

No segundo dia do encontro quarta-feira (12), gestores municipais de cultura participaram da conferência sobre o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, com a presença da ministra Margareth Menezes. O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reuniu um grande público, lotando o espaço.

Representando São Gonçalo do Amarante, o secretário de Cultura e presidente da Fundação Dona Militana, Gleydson Almeida, esteve presente para debater estratégias de aplicação de recursos para a cultura em âmbito nacional.

“Estar nesse encontro é uma oportunidade única para a Secretaria de Cultura de São Gonçalo fortalecer vínculos com o MinC. A gestão do prefeito Jaime Calado tem uma visão diferenciada e elegeu a atividade cultural como uma de suas prioridades”, afirmou o secretário.

Na ocasião, Gleydson Almeida protocolou dois ofícios com solicitações voltadas a áreas estratégicas do MinC. Entre os pleitos estão:

    1. Adequação ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) – Apoio técnico para integrar a Secult ao SNC, já que a secretaria foi criada recentemente e ainda não faz parte do sistema.
    2. Ampliação de recursos para editais culturais – Em 2024, o município recebeu R$ 820 mil por meio do PNAB e da Lei Paulo Gustavo. O secretário solicitou um aumento para R$ 1,2 milhão.
    3. Fortalecimento da cultura nas escolas – Pedido de investimento de R$ 1 milhão para implementação de programas culturais na rede municipal de ensino.
    4. Construção de um Complexo Cultural – Projeto que prevê salas de balé, estúdios de música, galeria para exposições, equipamentos audiovisuais e um novo teatro com capacidade para 800 lugares. O investimento estimado é de R$ 15 milhões.

*JUVENTUDE FOLIA 2025: Conscientização e Saúde no Carnaval das Escolas de São Gonçalo do Amarante*


A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Coordenação de Juventude), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, lança a primeira edição do projeto JUVENTUDE FOLIA. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância do uso de preservativos e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites, além de incentivar hábitos saudáveis e promover o combate ao preconceito.

O evento de lançamento será realizado na próxima segunda-feira (17), a partir das 13h, no Auditório do IF São Gonçalo, reunindo estudantes, profissionais da saúde e da educação, além de representantes da gestão municipal e presença do prefeito Jaime Calado. Durante a programação, haverá palestras educativas, distribuição de materiais informativos e preservativos, além de atividades interativas que tornam o aprendizado mais dinâmico e acessível aos jovens.

O JUVENTUDE FOLIA 2025 percorrerá as escolas de Ensino Médio do município, levando informação e prevenção de forma leve e descontraída, reforçando a importância de um Carnaval seguro e consciente. A ação também busca fortalecer o diálogo com os jovens sobre sexualidade, autocuidado e respeito às diversidades, contribuindo para uma sociedade mais informada e saudável.

Vem muita coisa boa por aí São Gonçalo no caminho certo


Em meio Ao Desastre Deixado pela gestão passada hoje São Gonçalo está com um brilho diferente O Prefeito Jaime Calado Vem mostrando que o tempo é de Reconstrução e progresso. 
Oque  antes foi abandono hoje se tornou inovação 

Viva São Gonçalo Viva a Inovação 

Vem aí o São Gonçalo Verão! ⚽️🎶


De 19 A 22 de Fevereiro  a Secretária  municipal de juventude, esporte e Lazer Realizará 
o São Gonçalo Verão 

Estão todos convidados para juntos participar de muito esporte, música e lazer 🎶⚽️✅️

São Gonçalo Contra a Dengue! Prefeitura em Ação


FICA A DICA: evitar o acúmulo de água  é a melhor forma de Prevenir o Surgimento do mosquito Aedes aegypti transmissor de doenças graves como como dengue,zica e chikungunya . Não deixe água parada não Permitir criadouros do mosquito! 


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

*Jaime Calado detalha crise financeira e anuncia Reconstrução da nossa amada São Gonçalo


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou nesta segunda-feira (3) da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal, onde fez a leitura da Mensagem Anual do Executivo. Em um discurso direto e sem rodeios, o gestor apresentou um diagnóstico alarmante da situação financeira do município e anunciou as medidas que serão adotadas para enfrentar a crise e retomar o desenvolvimento da cidade.

De acordo com o prefeito, a nova administração herdou um município endividado, com serviços sucateados e um rombo fiscal superior a R$ 111 milhões. Além disso, foram cancelados irregularmente R$ 114 milhões em empenhos, deixando fornecedores sem pagamento, incluindo até empresas responsáveis por serviços essenciais, como a coleta de lixo e o fornecimento de caixões funerários.

Outro problema grave apontado foi o bloqueio de quase R$ 8 milhões das contas da Prefeitura, resultado do não pagamento dos juros do empréstimo do Fonplata pela gestão anterior. Somente em 2025, o município terá que arcar com R$ 44 milhões em parcelas desse financiamento, o que impõe um grande desafio à administração municipal.

“O que encontramos foi um município desorganizado, sem planejamento e com um passivo financeiro gigantesco. Mas nossa resposta será com trabalho e compromisso. Vamos reconstruir São Gonçalo do Amarante e devolver à população a cidade que ela merece”, afirmou Jaime Calado.

*Medidas para retomada do crescimento*

Apesar das dificuldades, o prefeito garantiu que a nova gestão já está tomando medidas para restabelecer os serviços essenciais e garantir que a cidade volte a crescer. O plano de recuperação inclui:

• Revisão e auditoria das contas públicas, com medidas para equilibrar as finanças;
• Retomada das obras paralisadas;
* Construção de unidades básicas de saúde;
• Concluir as obras e equipar o Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante;
• Investimentos na qualidade da Educação e construção de novas unidades escolares;
• Reaparelhamento da Guarda Municipal e ampliação do monitoramento por câmeras, entre outras medidas. 

Jaime também ressaltou a importância da parceria com a Câmara Municipal para aprovar medidas que ajudem São Gonçalo do Amarante a superar essa crise.

“Estamos iniciando um novo ciclo, um tempo de reconstrução e progresso. O desafio é enorme, mas estamos prontos para enfrentá-lo. Com muito trabalho e compromisso, vamos recuperar nossa cidade”, concluiu.

domingo, 2 de fevereiro de 2025

São Gonçalo Rumo ao Sucesso do Desenvolvimento ✅️


Sabemos que São Gonçalo precisa de cuidado e ação, e é isso que estamos fazendo. Já tem remédio nas farmácias, mutirão de limpeza nos bairros, água na zona rural e até as obras do hospital de volta! Sem falar na nova Secretaria de Cultura, que veio pra valorizar nossa história.


Isso é só o começo! Vamos seguir firmes, reconstruindo nossa cidade. 💙

Jaime Calado

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...