segunda-feira, 28 de abril de 2025

*Prefeito @jaimecaladooficial concede benefícios fiscais à Zurich Airport para impulsionar o desenvolvimento e geração de emprego


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu mais um passo estratégico para o fortalecimento da economia local com a assinatura do ato de concessão de benefício fiscal à Zurich Airport, operadora do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. A assinatura do documento aconteceu nesta segunda-feira (28) pelo prefeito Jaime Calado e o secretário municipal de Tributação, Valério França, e garante a redução da base de cálculo da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 2% pelo prazo de dez anos.

"São Gonçalo do Amarante possui hoje uma das legislações mais modernas do Brasil para fomentar a instalação e a permanência de empresas em nosso município. Essa política de incentivo garante a geração de empregos, o crescimento econômico e a qualidade de vida da nossa população", afirmou Jaime Calado.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou que novas parcerias estão sendo articuladas para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Complexo Aeroportuário.

"Nosso objetivo é tornar São Gonçalo do Amarante um polo de desenvolvimento econômico, gerando oportunidades para quem vive aqui. Estamos trabalhando de forma planejada para garantir um futuro de progresso e mais dignidade para a nossa gente", disse Jaime Calado.

Para Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, a habilitação da concessionária no programa municipal de incentivo fiscal consolida a confiança no município e no Estado.

"É fundamental estarmos enquadrados no decreto do ISS 2%. Operamos há um ano em São Gonçalo e agora celebramos essa habilitação, que reforça nosso compromisso com o Rio Grande do Norte e com a cidade. Anunciamos R$ 25 milhões em novos investimentos e a criação de mais de 60 postos de trabalho", disse Gesse.

"A relação da gestão municipal com a iniciativa privada é marcada pelo profissionalismo e pela transparência, o que nos dá segurança para investir ainda mais", acrescentou o CEO.

A cerimônia também marcou a inauguração da Sala Multissensorial do aeroporto, espaço dedicado ao acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas
                    https://www.instagram.com/p/DJA15eCM-EE/?igsh=MXYycGM5ZDhyZGtoYw==


domingo, 27 de abril de 2025

*São Gonçalo do Amarante abre 14 salas para vacinação no Dia D contra a gripe

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou 14 salas de vacinação em pontos estratégicos do município, neste sábado (26), para o Dia D de imunização contra a gripe. A ação registrou boa adesão da população, especialmente dos grupos prioritários.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Amarante, um dos polos de vacinação, a procura pelo imunizante foi intensa nas primeiras horas. O espaço foi decorado com balões e cartazes informativos. Personagens como Zé Gotinha e Dona Gotinha ajudaram a tornar a vacinação infantil mais lúdica.

A senadora da República e primeira-dama do município, Zenaide Maia, esteve presente na unidade, tomou a vacina e destacou a importância da ciência e da responsabilidade dos pais.
“A ciência se dedica para desenvolver vacinas eficientes e salvar vidas. E digo mais: pai e mãe responsáveis, cuidem dos seus filhos. Levem-nos aos postos de saúde para evitar a gripe que derruba qualquer um”, afirmou

A secretária municipal de Saúde, Terezinha Rego, ressaltou o empenho da gestão do prefeito Jaime Calado para atingir a meta de cobertura dos grupos prioritários.
"Estamos com 14 pontos abertos até às 16h. Montamos uma logística com enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e diretores de unidades, todos preparados para acolher a população. Nosso objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários. Durante a semana, as ações continuam em todas as unidades básicas", disse.


terça-feira, 22 de abril de 2025

*Programa Viver Melhor retoma atividades com ampliação do número de comunidades atendidas✅️

“Esse programa é para que vocês tenham qualidade de vida e a vivam plenamente.” Com essas palavras, o prefeito Jaime Calado marcou oficialmente o retorno do Programa Viver Melhor, na manhã desta terça-feira (22).

Voltado à melhor idade, o Viver Melhor é uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, realizada por meio da Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência (SEMIPD). O programa oferece uma variedade de atividades físicas, como hidroginástica e treino funcional, promovendo saúde e bem-estar para os idosos do município. Iniciado em gestões anteriores do prefeito Jaime, o projeto atendia apenas treze comunidades e, agora, com sua retomada, será ampliado para alcançar 21 comunidades.

A empresária Elza Gois, responsável pelo ServClub, atendeu a uma solicitação do secretário Márcio Pinto (SEMIPD) e providenciou adaptações nas piscinas para garantir acessibilidade aos idosos com mobilidade reduzida. “Dona Elza abriu as portas e fez questão de adaptar o espaço para acolher bem os nossos idosos. Isso mostra o quanto essa parceria é importante e feita com coração”, destacou o secretário.

A cerimônia de relançamento contou com a presença do vice-prefeito Flávio Henrique, dos secretários Juseni Tavares (Desenvolvimento Econômico), Coronel Carlos Leão (Defesa Civil), Rayane Rocha (Juventude, Esporte e Lazer), Terezinha Rêgo (Saúde), Mário David (Gabinete Civil), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Ledson França (Comunicação e Eventos), Gleyson Almeida (Cultura), Emília Caroline (Assistência Social), Luiza Marilac (Educação), além dos vereadores Ulisses Costa e Sargento Jerson.

As aulas de hidroginástica acontecerão em dois polos: no Servclub (público da zona urbana) e no IFRN Campus São Gonçalo (público da zona rural, Centro e Santa Terezinha), por meio de uma parceria público-privada. As aulas de treinamento funcional ocorrerão em espaços de lazer dos polos. O programa vai contemplar mil idosos com atividades regulares de saúde e bem-estar em todo o munícipio.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Prefeito Jaime Calado decreta luto oficial em São Gonçalo do Amarante pela morte do Papa Francisco 🖤


O município de São Gonçalo do Amarante, assim com todo o mundo, amanheceu de luto nesta segunda-feira (21) após o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco. Em reconhecimento à relevância espiritual, ética e histórica do líder da Igreja Católica, o prefeito Jaime Calado decretou Luto Oficial de três dias por meio do Decreto nº 1.934, publicado nesta mesma data.

O decreto destaca a trajetória de Papa Francisco como Chefe de Estado do Vaticano e líder espiritual de mais de um bilhão de católicos em todo o mundo, com forte presença no Brasil e, particularmente, em São Gonçalo do Amarante, município que carrega em sua identidade a fé e a memória dos mártires de Uruaçu, hoje reconhecidos como santos pelo Vaticano.

Entre os pontos ressaltados no documento está o fato de que o Papa Francisco foi o primeiro pontífice a receber oficialmente o prefeito da cidade em audiência no Vaticano, no ano de 2014. O gesto, segundo o texto, representou um momento histórico para o povo são-gonçalense, consolidando laços de fé e reconhecimento com a Santa Sé.

Outro marco relevante citado no decreto foi a canonização dos Protomártires do Brasil — entre eles André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro — realizada durante o pontificado de Francisco, o que consolidou a importância espiritual do Rio Grande do Norte no contexto da Igreja Católica.

Durante os três dias de luto oficial, a bandeira do município será hasteada a meio-mastro em todos os prédios públicos como sinal de respeito e homenagem à memória do Papa. “Sua Santidade deixa um legado incomparável de humildade, justiça e fé, que tocou corações no mundo inteiro, inclusive em nossa terra”, afirmou o prefeito Jaime Calado.

O decreto já está em vigor e representa uma demonstração formal do pesar coletivo da cidade diante da perda de uma das maiores figuras espirituais do século.

sábado, 19 de abril de 2025

Prefeito Jaime Calado e senadora Zenaide Maia acompanham apresentações de Paixão de Cristo em São Gonçalo nesta sexta-feira (18)*



O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, acompanhado da senadora e primeira-dama, Zenaide Maia, "maratonou" nas apresentações de Paixões de Cristo na noite desta sexta-feira (18). A primeira parada foi na comunidade de Uruaçu, onde o grupo Cangaia estreou com a encenação da Paixão de Cristo, na praça em frente a capela de São João Batista.

Em seguida, o prefeito Jaime esteve no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo, no centro da cidade, onde o grupo Tesga apresenta o espetáculo Paixão de Cristo há 50 anos no município e em outras cidades do RN.

Encerrando a noite, Jaime e Zenaide assistiram, no Golandim, a apresentação do grupo teatral Coração de Jesus, que desde 2019 não realizava apresentações de Paixão de Cristo no município. 

"Estamos apoiando nossos grupos teatrais com o fomento cultural, são cinco que receberam, mas quem faz os espetáculos são eles, com muita garra e talento. Tenho muito orgulho da criatividade dos nossos artistas que contam a maior história da humanidade com perfeição. Já firmei o compromisso que no próximo ano as ajudas financeiras serão maiores", garantiu o prefeito Jaime Calado. 

O secretário municipal de Cultura, Gleydson Almeida enfatizou a valorização da gestão Jaime Calado com a classe artística são-gonçalense. "Só nesses primeiros meses de governo, já investimos mais de 200 mil na área cultural do município. Estamos fazendo um trabalho de descentralização e democratização, levando arte para os quatro cantos de São Gonçalo", afirmou. 

Acompanharam o prefeito Jaime Calado, o vice-prefeito, Flávio Henrique, os secretários municipais; Mario David (Gabinete Civil), Gleyson Almeida (Cultura), Mada Calado (Extraordinária), Ledson França (Comunicação e Eventos), e Geraldo Veríssimo (Habitação). 
Os vereadores Ulisses Costa, Nino Arcanjo, Delma Silva, Valda Siqueira, e Rayure Protasio também acompanham os gestor na noite de apresentações dos grupos teatrais nesta sexta-feira Santa.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Atenção, São Gonçalo reforçando que a campanha de vacinação contra a gripe já começou✅️

A vacinação contra a gripe tem um papel fundamental na proteção da saúde pública e na redução de complicações graves, hospitalizações e óbitos. Diversos estudos e recomendações de organizações internacionais demonstram que a imunização anual é uma estratégia eficaz para evitar a propagação do vírus e reduzir os impactos da doença, especialmente em grupos mais vulneráveis. 




*Prefeitura de São Gonçalo realiza evento de apresentação dos 100 dias de governo ✅️


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza, nesta quinta-feira (10), às 14h, no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o evento de Apresentação e Avaliação dos 100 primeiros dias de governo do prefeito Jaime Calado. O momento será uma oportunidade para compartilhar com a população os principais avanços alcançados nesse início de gestão, além de abrir espaço para o diálogo sobre os desafios e as perspectivas para os próximos anos.

A programação contará ainda com a palestra especial de Dirceu Simabucuru, com o tema: “SGA Sustentável: Estratégia, Reputação e Desenvolvimento”, que abordará caminhos possíveis para o crescimento equilibrado e estratégico do município, com foco na sustentabilidade e na construção de uma imagem sólida para São Gonçalo do Amarante.

O evento é aberto ao público e reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o planejamento e a participação cidadã.

Serviço:
Evento: Apresentação e Avaliação dos 100 Dias de Governo
Data: Quinta-feira, 10 de abril
Hora: 14h
Local: Auditório da UAB – São Gonçalo do Amarante (Polo Universitário Dr. Ruy Pereira).

segunda-feira, 7 de abril de 2025

*Prefeito Jaime Calado será palestrante no 3º Congresso Conecta Municípios Potiguares da FEMURN ✅️


A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN confirmou o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante ao 3º Congresso Conecta Municípios Potiguares, que acontece de 9 a 11 de abril, no Centro de Convenções de Natal/RN.

Um dos pontos altos do evento será a palestra do prefeito Jaime Calado, que abordará o tema "Porto-Indústria Verde", um projeto inovador criado durante sua gestão como secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, com potencial transformador para o crescimento sustentável e econômico do estado.

A proposta do Porto-Indústria Verde promete posicionar o Rio Grande do Norte como referência em soluções industriais ambientalmente responsáveis, aliando progresso à preservação ambiental.

O Congresso Conecta tem se consolidado como um dos principais espaços de debate, aprendizado e articulação entre gestores públicos potiguares, reunindo lideranças e especialistas em diversas áreas da administração pública.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

*Hospital Geral de São Gonçalo alcança 70% de conclusão das obras e recebe visita técnica ✅️



Com uma área total de 11.200 metros quadrados, o Hospital Geral segue avançando em suas obras e já atingiu 70% de conclusão.

Na manhã desta quinta-feira (03), o prefeito Jaime Calado recebeu o diretor do Hospital Belarmina Monte, Geovane Neves, para uma visita técnica às instalações. Também participaram da inspeção os secretários Márcio Barbosa (Infraestrutura), Terezinha Rego (Saúde) e Ledson França (Comunicação), além dos engenheiros Ana Karoline e George Augusto e da arquiteta Vanessa Rayane, além de outros servidores. 

A previsão de entrega da estrutura física é o segundo semestre desse ano. Dois elevadores já foram adquiridos dentro dos padrões necessários.

Durante a visita, o prefeito Jaime Calado celebrou os avanços da obra e destacou a relevância do novo hospital: "Esse hospital tem dois diferenciais que saltam à vista. Um é a energia solar que será utilizada aqui, e o outro é a parte universitária. Ele será um Hospital Geral voltado também para a formação acadêmica."

A nova unidade hospitalar representa um avanço significativo para a saúde do município.


quinta-feira, 3 de abril de 2025

Prefeitura inicia recuperação do Ginásio Ver. Aildo Mendes no Centro ✅️


A gestão municipal de São Gonçalo do Amarante deu início à recuperação do Ginásio Poliesportivo Ver. Aildo Mendes, localizado no Centro. Abandonado nos últimos anos, o equipamento esportivo passa por melhorias estruturais, começando pela restauração da cobertura.

O prefeito Jaime Calado esteve no local na manhã desta terça-feira (1), acompanhado dos secretários Rayane Rocha (Juventude, Esporte e Lazer) e Márcio Barbosa (Infraestrutura), para acompanhar o andamento da obra.

*“Essa restauração era muito esperada, pois esse equipamento público é fundamental para a juventude, não apenas no esporte, mas em diversas atividades”* , destacou o prefeito.

A recuperação do ginásio integra o conjunto de ações voltadas à revitalização dos espaços públicos, fortalecendo o esporte e a inclusão social no município.


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Prefeito Jaime Calado discute melhorias no transporte público de São Gonçalo do Amarante ✅️


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou, na manhã desta quarta-feira (2), de um café na sede da Cooperativa de Transportes da Grande Natal (Cooptagran), no bairro Jardins. A reunião atendeu a um pedido dos permissionários do transporte público para debater questões relacionadas ao transporte de passageiros na área metropolitana de Natal.

Entre os temas discutidos, esteve a proposta da Cooptagran de ampliar as linhas de transporte com destino à capital, partindo de São Gonçalo. Para avançar nas negociações, uma reunião com todos os prefeitos da região metropolitana está agendada para a próxima sexta-feira (4), e o prefeito Jaime Calado confirmou presença.

Outra proposta em pauta é a expansão das linhas internas em São Gonçalo. Uma nova linha passaria pelo Bairro Jardins, o Conjunto Ruy Pereira e o Parque Amarante, com ponto final no Centro da cidade.

Além disso, a Cooptagran convidou o prefeito para visitar uma fábrica de ônibus elétricos em São Paulo, com o objetivo de implantar um projeto desse tipo de transporte não poluente em São Gonçalo. A iniciativa visa modernizar o sistema de transporte e contribuir com a sustentabilidade na cidade.

Durante o encontro, Jaime Calado anunciou ainda a construção de 50 novos abrigos de passageiros nos próximos meses, que serão instalados ao longo das rotas operadas pelos permissionários dentro dos limites de São Gonçalo. A medida visa melhorar a infraestrutura e o conforto dos usuários do transporte público.

*Prefeito Jaime Calado recebe empresários do setor ceramista de São Gonçalo


São Gonçalo do Amarante é um dos polos da produção ceramista do Rio Grande do Norte, sendo oito fábricas responsáveis pela produção de 15 milhões de unidades mensais e mais de 500 empregos diretos no município.

Nesta terça-feira (02), o prefeito Jaime Calado reuniu-se com empresários do setor para discutir ações que viabilizem novos investimentos e garantam a sustentabilidade da atividade.

Durante o encontro, o prefeito destacou o compromisso da gestão em apoiar o setor, especialmente na destinação de podas coletadas pela SEMSUR para uso nos fornos, medida que fortalece a competitividade da produção local. Além disso, foi apresentado o projeto de criação de uma associação para aprimorar a gestão da parceria público-privada.

“O incentivo ao setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento econômico do município, sempre com sustentabilidade e geração de emprego e renda”, afirmou Jaime Calado

terça-feira, 1 de abril de 2025

Secretaria de Educação de São Gonçalo divulga Novos Prazos do Processo Seletivo para professores



A Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante anunciou, ontem (31), a segunda retificação do Edital 02/2025, que trata do processo seletivo simplificado para a contratação de professores e profissionais da Secretaria de Educação.

Com a atualização, o novo cronograma estabelece as seguintes datas:

Resultado parcial: 04 de abril de 2025

Prazo para recursos: 05 de abril de 2025

Respostas aos recursos, resultado final e convocação: 08 de abril de 2025

Publicação do edital de convocação: 08 de abril de 2025


A publicação da retificação visa garantir maior transparência e organização ao processo, permitindo que os candidatos acompanhem todas as etapas de forma clara.


Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...