quinta-feira, 31 de julho de 2025

Lançado projeto “Ilumina São Gonçalo” com mutirões de manutenção e troca de iluminação em LED*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu início, nesta quarta-feira (31), ao programa Ilumina São Gonçalo, uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) que vai abranger toda a zona urbana e rural do município com a substituição e manutenção da iluminação pública por luminárias em LED.

O prefeito Jaime Calado anunciou nesta manhã (31) o lançamento do projeto e reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar da população: “São Gonçalo merece o melhor. E o melhor é uma cidade bem iluminada — isso é bom para a segurança, para a mobilidade, para tudo. Agora, com o fim da licitação, vamos iluminar essa cidade. Nós somos da luz, e vamos levar luz a todas as ruas de São Gonçalo com o programa Ilumina São Gonçalo.”

Segundo o secretário Magnus Kebyo, a determinação do prefeito é atender a todas as comunidades, com mutirões organizados por bairros e com equipes atuando durante o dia e à noite. “A partir de hoje, toda iluminação que for trocada dentro do município será em LED. Vamos atender todos os bairros, com mutirões intensivos para recuperar o tempo em que a manutenção ficou paralisada”, destacou.

O secretário explicou que o atraso nas manutenções se deu por conta de uma decisão judicial, que obrigou o cancelamento de uma licitação vigente desde o ano passado. “Quando assumi a pasta, no dia 2 de janeiro, já existia uma determinação da Justiça para cancelar o contrato anterior. Cumprimos a ordem, encerramos o processo anterior e fizemos uma nova licitação, o que demanda tempo. É um processo complexo, porque inclui mão de obra, material e um parque de iluminação muito grande”, explicou Magnus.

São Gonçalo do Amarante possui atualmente mais de 14 mil pontos de iluminação e cerca de 40 praças públicas, o que torna o trabalho ainda mais desafiador. Mesmo assim, o secretário afirma que todos os trâmites legais foram concluídos e o programa já está em execução.

O ponto de partida dos serviços foi o Parque das Fontes Paulo Emídio, que estava com cerca de 70% da iluminação comprometida. “É uma área muito utilizada pela população, com caminhadas, prática de esportes e ainda tem o acesso à cidade vizinha de Macaíba. Com o parque no escuro, as pessoas perdem esse espaço. Além disso, a obra está dentro do período de garantia e a empresa responsável já foi notificada”, completou Magnus.

O material retirado será catalogado e armazenado pela secretaria, e a iluminação do parque será totalmente restabelecida com tecnologia LED, garantindo mais segurança, durabilidade e economia para o município.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Prefeito Jaime Calado assina ordem de serviço para construção de ginásio no Bairro Jardins*


Na tarde desta terça-feira (29), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, assinou a ordem de serviço para a construção de um ginásio poliesportivo no Jardim Petrópolis II, bairro Jardins. A obra será executada com recursos oriundos de emenda parlamentar da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, no valor de R$ 2,5 milhões.

Durante o pronunciamento, o prefeito destacou a importância simbólica e técnica da obra: “Quando você faz o projeto de uma obra, quando você propõe uma obra, isso é uma declaração de amor ao povo. E quando você entrega a obra, é uma prova de amor ao nosso povo. Este ginásio foi projetado seguindo o padrão da FIFA, o que significa que, até hoje, não tínhamos nenhum ginásio com essas medidas na cidade. Por isso, não podíamos sediar campeonatos nacionais ou internacionais. Com esse ginásio, teremos a capacidade de receber competições em ambos os níveis.”

O secretário de Infraestrutura, Márcio Barbosa, explicou a mudança de local da obra: “Optamos por um novo terreno que possui a mesma dimensão e qualidade do solo do anterior, mas que oferece uma condição ainda melhor para a instalação do ginásio. Localizado no Jardim Petrópolis II, esse espaço traz um diferencial essencial: a possibilidade de estacionamento amplo, algo que o terreno inicial não permitia.”

O novo endereço do ginásio é localizado entre as rua Alonso Ferreira, esquina com a rua Maria Zuleide de Andrade. A escolha do local, segundo a gestão, visa garantir melhores condições de acesso, segurança e conforto para a comunidade.

Representando os moradores do bairro, Rafael Evangelista comemorou o anúncio da obra e destacou os impactos positivos para a região: “A gente esperava muito por essa conquista. Agora a gente vai ter um ginásio. Vai ser muito maravilhoso."

Liderança local, o morador João Guilherme, conhecido como Wolverine, também celebrou o avanço da obra: “Hoje é um dia histórico, um dia de festa. Ninguém faz nada sozinho. Ter um gestor e uma senadora, e principalmente uma primeira-dama, pela terceira vez no município, é muito importante. Esse ginásio é fruto de uma luta coletiva que começou anos atrás. É um espaço que vai ficar para a vida.”
A senadora Zenaide Maia, autora da emenda que viabilizou os recursos, ressaltou o papel do esporte como política pública de prevenção: “Eu considero o esporte como uma das maiores formas de prevenção na saúde, porque ele evita que a gente precise conviver com doenças. Quem pratica atividade física está cuidando da saúde. E, além disso, o esporte é uma ferramenta poderosa de prevenção social. Ele protege nossas crianças de serem cooptadas pelo crime, afasta do perigo. Quando vejo um espaço como esse, eu penso: isso é muito mais do que um lugar pra praticar esportes. É um espaço de encontro da comunidade.”

terça-feira, 29 de julho de 2025

A Educação precisa sair do papel e é exatamente isso que a gente vai fazer aqui. 💪🏻

Nesta quarta (30), às 16h, vamos assinar a ordem de serviço para a construção da nova Escola Municipal do Residencial Dr. Ruy Pereira/Cidade Jardim.
Um equipamento muito importante pra garantir ensino de qualidade, perto de casa, para as crianças da região.

Nos encontramos lá! 😄

São Gonçalo agora tem Prefeito Jaime calado 🇮🇸

Nesta terça-feira, dia 29 de julho, às 16h, será assinada a ordem de serviço para o início da construção do novo Ginásio de Esportes do bairro Jardins

A solenidade acontecerá na Rua Alonso Ferreira, esquina com a Rua Maria Zuleide de Andrade, no Jardim Petrópolis II.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

ta ficando tudo lindo vem ai a 5ª Agrofest São Gonçalo será realizada de 31 de julho a 2 de agosto e promete ser a maior das edições; confira a programação*

A comunidade rural de Poço de Pedra, em São Gonçalo do Amarante (RN), está sendo preparada para receber a maior edição da Agrofest. O evento acontece de 31 de julho a 2 de agosto e vai reunir produtores, empreendedores, Prefeituras da Região Metropolitana, instituições financeiras  e de apoio ao agronegócio, investidores e o público em geral.

A estrutura está sendo reforçada para garantir conforto, segurança e oportunidades de negócio. Entre os destaques estão tanques de camarão e peixe em sistema aberto, currais em construção e espaços para exposição de animais bovinos, caprinos e ovinos.

O prefeito Jaime Calado está acompanhando os preparativos. “Essa festa promete. Muitas atrações e exposições. É a valorização do homem do campo em destaque. Vamos fazer desta Agro a maior de todas as edições”, afirmou o gestor.

O marco desta edição é a implantação do espaço destinado à aquicultura familiar (criação de peixe e camarão), além do lançamento do projeto de mecanização da agricultura familiar, reforçando o avanço da produção rural e abrindo novas possibilidades de renda para pequenos e médios produtores.

Durante os três dias, a feira contará com diversos estandes para exposições de produtos, praça de alimentação, parque de diversões, estacionamento, palco para shows, área para exposição dos animais, pista para corrida de jegue, torneios leiteiros de bovinos e caprinos. A programação inclui ainda palestras técnicas voltadas à qualificação dos agricultores locais e entrega de alimentos do PAA  - Programa de Aquisição de Alimentos. 

Representantes de instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste estarão presentes com linhas de crédito especiais para aquisição de animais, equipamentos e insumos agrícolas.

As atrações culturais incluem shows de Cavaleiros do Forró, Edyr Vaqueiro, Placílio, Forró Virote, Augusto Dantas, Kiko Almeida e Forrozão De Mala e Cuia, Bruno Martins e as atrações locais: MC WS, Márcia Forrozeira e Bito Pisadinha, viabilizados por parcerias público-privadas. Entre os eventos mais aguardados estão a tradicional corrida de jegue e a competição do jegue enfeitado, que unem criatividade, tradição e diversão para toda a família.

Para o secretário municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, Jarbas Cavalcanti, a Agrofest ganha força este ano. “A gestão do prefeito Jaime Calado vem somando grandes parcerias e o trabalho das secretarias é fundamental para garantir o sucesso desta festa. Estamos preparando a zona rural para receber um grande público.”

A Agrofest é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da SAPE. A organização é da Espacial Eventos, com apoio da EMATER-RN, ANCC, ABCC, ANCOC, SEDRAF, FAERN/SENAR, EAJ, Fundação José Augusto, Conexão RN, Clínica Atend Já – Zona Norte, Brisanet, ServClub e da deputada estadual Eudiane Macedo. O patrocínio é do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

*PROGRAMAÇÃO AGROFEST 2025*

*QUINTA-FEIRA (31/07)*

06h00 até 12h00 - Recebimento dos animais na área de exposições (Tolerância de chegada ao local de 1h)
07h00 até 12h00 - Recebimento dos expositores nos stands e área do evento
17h00 - Abertura oficial do evento com presença do prefeito Jaime Calado e demais autoridades 
17h30 - Apresentação do grupo Pastoril Dona Joaquina
17h00 - Torneio Leiteiro Bovino (Nivelamento/Esgota)
19h00 - Torneio Leiteiro Caprino (Nivelamento/Esgota)

*SHOWS*
19h00 - Bito Pisadinha
20h00 - Mala e Cuia 
22h00 - Edyr Vaqueiro 

*SEXTA-FEIRA (01/08)*

06h00 - Torneio Leiteiro Bovino  (1ª Ordenha)
07h00 - Torneio Leiteiro Caprino (1ª Ordenha)
08h00 às 17h00 - Palestra sobre plantio e cultivo de Hortaliças (Stand da Secretaria de Agropecuária de São Gonçalo)
08h00 às 10h45 - 3ª Jornada de Mecanização da Agricultura Familiar - Lançamento do Projeto de Mecanização da Agricultura Familiar em São Gonçalo com palestras e exposições
14h00 às 14h45 - Palestra sobre Crédito Rural que Transforma: Oportunidades com o Banco do Nordeste / Palestrante: Alexandre Magno Rezende Pereira - Gerente de Negócios da Superintendência/RN
15h00 às 16h45 - Lançamento do Projeto de Aquicultura Familiar em São Gonçalo com palestras e exposições (ANCC, ABCC, EAJ)
14h00 - Caminhão da CONAB com o milho pra venda; 
17h00 - Apresentação Cultural do Grupo Bambelô da Alegria
17h00 - Torneio Bovino (2ª Ordenha);
19h00 - Torneio Caprino (2ª Ordenha)

*SHOWS*
20h00 -Márcia Forrozeira
21h00 - Placillio Diniz
23h00 - Cavaleiros do Forró 

*SÁBADO (02/08)*

06h00 - Torneio Leiteiro Bovino  (3ª Ordenha)
07h00 - Torneio Leiteiro Caprino (3ª Ordenha)
08h00 às 17h00 - Palestra sobre plantio e cultivo de hortaliças (Stand da Secretaria de Agropecuária de São Gonçalo)
08h00 às 17h00 - Caminhão da CONAB com o milho pra venda
08h00 às 08h45 - Palestra sobre Suporte Forrageiro - Produção de silagem, armazenamento e plantio de raquete de palma forrageira (EMATER) / Palestrante: Cláudio Adriano Correia de Lima;
09h00 às 09h45  - Palestra sobre aposentadoria rural com o INSS e IBDP
10h00 - Entrega de kits Hortifrutis do PAA com presença da governadora Fátima Bezerra e Superintendente da CONAB (Local: Creche Municipal Maria Odete)
10h00 às 10h45 - Palestra sobre linhas de crédito para pequenos e médio produtores no Agro / Palestrante: Helena Pimenta (Caixa)
14h00 às 14h45 - Palestra sobre Apicultura | (Como ser um apicultor) - Palestrante: Michele Morais (SENAR)
15h00 às 17h00 - Forró dos Idosos
14h00 às 18h00 - Corrida de Jegue
17h00 - Apresentação Cultural Grupo Pastoril das Flores;
17h00 - Torneio Bovino (4ª Ordenha)
19h00 - Torneio Caprino (4ª Ordenha)
20h - Resultado do Torneio Leiteiro Bovino e Caprino com premiação e entrega de troféus

*SHOWS*
20h00 - Forró Virote 
22h00 - Bruno Martins 
00h00 - Augusto Dantas 
O1h30 - MC WS

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO REALIZARÁ SOLENIDADES DE ASSINATURAS DE ORDENS DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO NO BAIRRO JARDINS E ESCOLA MUNICIPAL NO RESIDENCIAL RUY PEREIRA*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza, nesta semana, duas importantes solenidades de assinatura de ordem de serviço para obras que representam avanços significativos nas áreas de esporte e educação do município.

Nesta terça-feira, dia 29 de julho, às 16h, será assinada a ordem de serviço para o início da construção do novo Ginásio de Esportes do bairro Jardins. A solenidade acontecerá na Rua Alonso Ferreira, esquina com a Rua Maria Zuleide de Andrade, no Jardim Petrópolis II. O equipamento será um novo espaço destinado à prática esportiva e à promoção do lazer para jovens, atletas e moradores da região, fortalecendo as políticas públicas de juventude e inclusão social e conta com emenda da senadora Zenaide Maia.

Já na quarta-feira, dia 30 de julho, também às 16h, será realizada a solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras da Escola Municipal do Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos. A solenidade vai ocorrer na Avenida Vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Residencial. A nova unidade educacional com 12 salas de aula tem emenda do deputado federal Benes Leocádio, ampliará a oferta de vagas e promoverá melhores condições de ensino para crianças do Residencial e de toda a região da Cidade Jardim.

As obras são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Educação.

As solenidades contarão com a presença do prefeito Jaime Calado, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores das localidades beneficiadas.

*IPREV de São Gonçalo quer implantar modelo de redução de déficit atuarial adotado com sucesso pela Prefeitura de Natal*O presidente do Instituto de Previdência Municipal

 de Previdência Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN (IPREV), Eduardo Xavier, afirmou que o Projeto de Lei nº 26/2025, que será votado na Câmara Municipal, não promove qualquer alteração nas regras de aposentadoria dos servidores públicos municipais.

Segundo ele, a proposta trata exclusivamente da chamada segregação de massas, um mecanismo de equacionamento do déficit atuarial da previdência. A medida visa garantir a sustentabilidade financeira do sistema, sem prejuízo aos direitos adquiridos pelos servidores. “Esse projeto de lei não altera, em nenhuma hipótese, as regras de concessão, cálculo ou reajuste das aposentadorias. Os direitos dos servidores estão mantidos conforme já previsto na legislação vigente”, explicou Eduardo Xavier.

Quanto a questão financeira, necessário enfatizar não haver qualquer mudança e que, por imposição normativa, todo o patrimônio líquido do IPREV somente pode ser utilizado para pagamento de aposentadorias e pensões, como já ocorre e permanece inalterado. 
 
A segregação das massas é um modelo de gestão previdenciária já adotado com sucesso em diversas cidades brasileiras, como é o caso de Natal (RN), que mantém o sistema há 20 anos.

A iniciativa separa os segurados em dois grupos: o fundo em capitalização composto por a) todos os servidores admitidos a partir de 01/01/2013; b) todos os aposentados e pensionistas que tiveram benefício deferido até 31/12/2024 e c) todos os novos servidores admitidos após a vigência da lei e o fundo em repartição composto por a) todos os demais segurados ativos admitidos até a data limite de 31/12/2012 e b) os aposentados e pensionistas que tiveram seus benefícios deferidos a partir de 01/01/2025, desde que tenham ingressado no serviço público municipal até a já citada data limite de 31/12/2012. 

É importante destacar, ainda, que essa medida, pautada em estudo atuarial específico, visa garantir melhor otimização do equacionamento do déficit atuarial e busca o equilíbrio financeiro e atuarial do regime. 

Dados recentes do cálculo atuarial apontam que o déficit previdenciário do município saltou de R$ 242 milhões, em 2022, para cerca de R$ 450 milhões em 2024. “A alíquota suplementar utilizada atualmente não tem sido suficiente para conter esse avanço. Por isso, a segregação se apresenta como uma alternativa segura, responsável e já consolidada em outros municípios”, reforçou o presidente.

A gestão municipal, por meio do IPREV, afirma que o projeto está sendo conduzido com total transparência e responsabilidade, inclusive tendo sido objeto de deliberação e aprovação do Conselho Fiscal e de Administração do RPPS, e reforça que nenhum direito dos servidores será modificado.

Por trás de uma cidade limpa, existe uma equipe incansável de garis — e um secretário dedicado @magnuskebyo que torna tudo possível."

 "A limpeza da cidade começa com o trabalho árduo
. "Nenhuma cidade brilha sem a dedicação dos garis — e sem a gestão silenciosa de quem os apoia nos bastidores."

"Por trás da eficiência da limpeza pública, existe uma equipe guerreira de garis e um secretário que cuida de cada detalhe com responsabilidade."

quinta-feira, 24 de julho de 2025

São Gonçalo já conta com serviço de Telemedicina em fase experimental*

O prefeito Jaime Calado visitou a Unidade Básica de Saúde de Guanduba, onde está em funcionamento um modelo piloto de Telemedicina, marcando um avanço na modernização da saúde pública do município. 

A unidade foi integrada ao TeleNordeste, programa do Ministério da Saúde realizado em parceria com hospitais de excelência por meio do PROADI‑SUS. Em São Gonçalo, o atendimento contempla nove especialidades: cardiologia, endocrinologia, neurologia, psiquiatria, pediatria, nutrição, enfermagem, neuropediatria e medicina interna, reunindo áreas médicas e multiprofissionais em um só sistema de cuidado. 

O atendimento ocorre por meio da teleconsulta triangulada: o paciente e o médico da UBS estão juntos na unidade e, por videoconferência, recebem o suporte de um especialista remoto. O modelo tem proporcionado diagnósticos mais rápidos, resolutividade local e redução da demanda por atendimento especializado na comunidade de Guanduba.

O médico da família Dr. Josemario de Abreu, que atua na UBS de Guanduba e foi capacitado para utilizar a plataforma do TeleNordeste, já está realizando os primeiros atendimentos. Ele destaca os benefícios do programa: “A Telemedicina aumenta a qualidade do atendimento, diminui o tempo de espera nas filas por especialistas e reduz os custos com o serviço de saúde. Isso aumenta a satisfação do paciente.”

A implantação da Telemedicina na rede municipal é uma das propostas do plano de governo do prefeito Jaime Calado, que tem investido em soluções inovadoras para ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços públicos.

Para o gestor, todo esforço é válido quando se trata de cuidar das pessoas:  “A Telemedicina é uma realidade em São Gonçalo. Estamos iniciando em caráter experimental aqui em Guanduba para que, mediante os resultados alcançados, possamos implementar na rede de saúde do município”, afirmou o prefeito Jaime Calado.

Um sistema semelhante também está sendo implantado na UBS do Residencial Padre João Maria.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Parceria entre IFRN e Prefeitura de São Gonçalo garante formação digital para servidores municipais

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus São Gonçalo, deu início nesta terça-feira (22) ao Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Pacote Office para servidores públicos do município.

A aula inaugural aconteceu na sede do IFRN e marcou o início das atividades formativas, que contemplarão inicialmente 60 servidores, divididos em duas turmas de 30 alunos cada.

A iniciativa visa qualificar os profissionais que já atuam em diversas secretarias municipais, promovendo inclusão digital e contribuindo para a modernização da gestão pública. 

A secretária Mada Calado, responsável pela pasta, destacou a importância da capacitação contínua. “Capacitação é o segredo para o sucesso profissional. Um servidor bem preparado tem mais chances de crescer e ocupar novos espaços. Este é um passo importante para integrá-los ao futuro”, afirmou.

Durante a solenidade, o prefeito Jaime Calado enfatizou o valor do conhecimento. “Essa capacitação é uma necessidade antiga. Os alunos aqui presentes já estão contribuindo com a comunidade. O saber é uma riqueza que ninguém pode tirar. É um momento de muita felicidade para todos nós”, declarou.

O diretor-geral do IFRN – Campus São Gonçalo, Renato Marinho, celebrou a parceria e destacou a importância de ações conjuntas com o município. “Este é um momento de celebração coletiva com o povo de São Gonçalo. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a formação cidadã e profissional. Projetos como a escola de música e a hidroginástica também são exemplos dessa parceria que ganha força com a gestão do prefeito Jaime”, afirmou.

O evento contou com a presença dos vereadores Delma Silva, Anderson Morcego, Ulisses Costa, Valda Siqueira, Rayure Protásio e Aninha Siqueira.


terça-feira, 22 de julho de 2025

Prefeito Jaime Calado assina ordem de serviço para pavimentação entre Coqueiros e Uruaçu*

“Vamos batalhar sempre para levar dignidade para o nosso povo.”
Foi com essa afirmação que o prefeito Jaime Calado conduziu, nesta terça-feira (22), a cerimônia de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação do trecho entre as comunidades rurais de Coqueiros e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

A solenidade foi realizada na praça da comunidade de Coqueiros e contou com a presença de moradores, autoridades e representantes do poder público. A intervenção contempla 1.260 metros de pavimentação em paralelepípedo, abrangendo uma área de 7.550,16 m², e representa a realização de um antigo sonho da população local. A previsão é que os serviços tenham início já na próxima segunda-feira, conforme as condições climáticas permitirem.

Durante o evento, o prefeito destacou outras ações já realizadas na região.
“Aqui em Coqueiros, construímos essa praça pública, já recuperamos a Escola Maria Judite, que agora funciona em tempo integral. E agora vamos iniciar essa pavimentação. Todos os que estão aqui vão garantir que mais ações cheguem a essa comunidade”, afirmou Jaime Calado.

Lideranças comunitárias comemoraram a conquista. “Esse momento é a concretização de um sonho. É muito mais do que uma melhoria na acessibilidade; é a devolução da esperança da nossa comunidade”, afirmou Nazareno Alexandre.

“Sou grato ao Dr. Jaime por essa atenção. Isso acaba com o sofrimento que enfrentávamos”, declarou Robson Marinho.

A senadora e primeira-dama do município, Dra. Zenaide Maia, também esteve presente e reforçou o compromisso da gestão com as comunidades rurais. “Coqueiros é uma comunidade antiga, de um povo trabalhador. Não podia continuar isolada em tempos de chuva. Estamos aqui para garantir o direito de ir e vir.”

Estiveram presentes vereadores do município, entre eles: Nonato Queiroz, Ulisses Costa, Rauyre Protásio, Nino Arcanjo, Anderson Morcego, Leo Medeiros, Valda Siqueira, Thiago Soares, Delma Silva, Aninha Siqueira e Nazareno Tavares — este último autor do requerimento que solicitou a obra.

Também participaram da solenidade os secretários municipais Mada Calado (Assuntos Extraordinários), Miris Oliveira (Planejamento), Ledson França (Comunicação), Talita Dantas (SAAE), Eduardo Xavier (Previdência), Carlos Leão (Defesa Civil), Márcio Pinto (Eventos), Pr. Edmilson Gomes (Demutran), Magnus Kebyo (Semsur), Valério França (Tributação), Geraldo Veríssimo (Habitação), Emília Caroline (Semtasc), Rayane Rocha (Semjel), Gleydson Almeida (Secult) e Hélio Duarte (Semurb).

A obra está orçada no valor de R$ 758.090,00, com recursos viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Mineiro.

Prefeito Jaime Calado e senadora Zenaide Maia entregam vans adaptadas para ampliar a mobilidade das pessoas idosas e pessoas com deficiência*

Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, acompanhando da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, realizou a entrega de duas vans adaptadas que irão reforçar o trabalho de assistência às pessoas idosas e pessoas com deficiência no município. A cerimônia foi realizada em frente ao Teatro Municipal Poti Cavalcanti e contou com a presença de servidores, secretários municipais e vereadores.

Os veículos, modelo Peugeot Expert, são adaptados para atender pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. A aquisição foi possível por meio de uma emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia, no valor de R$ 620 mil, destinada ainda em 2023. No entanto, os recursos não haviam sido utilizados pela gestão anterior. Ao assumir o comando do município, o prefeito Jaime Calado designou à secretária Emília Caroline para tomar as providências necessárias e efetivar a compra.

Durante o evento, a titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), Emília Caroline, destacou o compromisso da atual gestão com a população mais vulnerável: “ Essas vans entregues hoje representam mais inclusão para o SUAS em São Gonçalo, fortalecendo os serviços da Assistência Social e também de outras secretarias que trabalham com públicos em situação de vulnerabilidade, como a Saúde e a Semipd”, afirmou.

As vans entregues integram as ações do Programa de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSUAS), criado pelo Governo Federal. A senadora Zenaide Maia também falou sobre a importância da ação: “Estamos entregando dois equipamentos que representam respeito às pessoas com deficiência. A assistência social é uma das bandeiras que defendo. Já são 39 cidades do Rio Grande do Norte beneficiadas com veículos como esses por meio das nossas emendas parlamentares”, destacou.

O prefeito Jaime Calado reforçou o compromisso com o progresso do município: “O tempo do atraso em São Gonçalo ficou para trás! Nosso povo agora olha para o futuro — e eu vou lutar todos os dias para garantir o melhor para nossa gente, assegurando qualidade de vida, principalmente para quem mais precisa”, declarou.

Estiveram presentes os vereadores Nino Arcanjo, Nonato Queiroz, Léo Medeiros, Thiago Soares, Rauyre Protásio, Sargento Jerson, Valda Siqueira, Ulisses Costa, Anderson Morcego, Nazareno Tavares, Delma Silva, Kallyne Motta e Aninha Siqueira. Também participaram secretários da gestão municipal, entre eles: Emília Caroline (Assistência Social), Mada Calado (Assuntos Extraordinários), Magnus Kebyo (Semsur), Geraldo Veríssimo (Habitação), Ledson França (Comunicação Social), Gleydson Almeida (Secult), Terezinha Rêgo (Saúde), Rayane Rocha (Semjel), Miris Oliveira (Planejamento), Joana D’arc (Semipd), Hélio Duarte (Semurb), Roselia Almeida (Ouvidoria), Mário David (Chefia de Gabinete) e Márcio Barbosa (Infraestrutura).

Prefeito Jaime Calado autorizou reforma do Mercado do Artesanato que vai abrigar a primeira Escola de Cerâmica Artística do Nordeste

O prefeito Jaime Calado assinou nesta terça-feira (15) a ordem de serviço para a reforma do Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe, em Santo Antônio do Potengi. O espaço será transformado em um polo cultural com a implantação da primeira Escola de Cerâmica Artística do Nordeste, fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A iniciativa marca um novo momento para o mercado, que há 35 anos é símbolo da produção cultural e do talento dos artesãos da região. O espaço, que no passado funcionava como um mercado popular com venda de frutas e produtos diversos, foi reestruturado em 2009, ainda na primeira gestão de Jaime Calado, e passou a se chamar oficialmente Mercado de Artesanato Dona Neném, em homenagem à ceramista que transformou o Galo Branco em uma peça artesanal decorativa. 

Agora, de volta à Prefeitura, o prefeito reafirma seu compromisso com a cultura local: “Queremos ampliar ainda mais as conexões com o ensino superior. Ter uma escola de arte em cerâmica aqui representa a preservação da cultura do nosso povo. O galo de Dona Neném é um símbolo de uma arte viva”, destacou Jaime Calado.

A artesã Daniela Amaral, moradora de Santo Antônio, se emocionou ao falar sobre o impacto da obra: “A gestão do prefeito Jaime Calado nos acolheu. Agora, nos sentimos valorizados. Em apenas seis meses de gestão, sentimos essa mudança, principalmente com a garantia desse espaço que há 35 anos retrata a história de um povo.”

O secretário de Cultura do município, Gleydson Almeida, também reforçou a importância do momento: “Esse dia vai entrar para a história. Estamos valorizando a ancestralidade desse lugar, que tanto nos orgulha.”

Representando a UFRN, o professor Carlos Alberto Pascocimas destacou o potencial da parceria: “Estaremos trazendo para os artesãos novas tecnologias e possibilidades na arte cerâmica — como pigmentações e novas modalidades —, somando ao talento natural que eles já possuem.”

O projeto de reforma foi viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Fernando Mineiro, no valor de R$ 327.065,00 e área construída de 325,17 m². A obra foi licitada ao custo de 
R$ 283.122,27.

Participação dos estudantes no primeiro simulado dos aulões preparatórios para o Enem atinge a expectativa*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal para Assuntos Extraordinários, realizou neste domingo (20) o primeiro simulado dos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação reuniu 160 alunos que integram o projeto, coordenado pelo cursinho CALL, e teve como objetivo proporcionar uma experiência prática e realista da aplicação da prova.

Durante o simulado, os estudantes puderam testar seus conhecimentos e se familiarizar com o formato e a dinâmica do exame.

Presente no local, a secretária Mada Calado levou uma palavra de otimismo e incentivo aos alunos, destacando a importância da preparação e da confiança no próprio potencial. “A educação é a chave que abre portas. Estamos aqui para apoiar cada um de vocês nessa caminhada. Acreditem no sonho de vocês e sigam firmes!”, afirmou.

O professor Orestes, responsável por acompanhar a aplicação do simulado, elogiou o comprometimento dos participantes. “O simulado é importante para o aluno identificar a necessidade do conhecimento adquirido durante essas 10 aulas que já aconteceram. Nós tivemos uma participação efetiva de 160 alunos, atingiu nossa expectativa e isso é muito bom porque mostra que o aluno está interessado", afirmou. 

O segundo simulado do Enem já tem data e está agendado para o dia 10 de agosto, das 8h às 13h, nas instalações da Universidade Aberta do Brasil  - UAB.

A realização dos aulões e simulados faz parte de uma política educacional voltada para o fortalecimento da preparação dos estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, garantindo mais chances de acesso ao ensino superior.

*Gestão do prefeito Jaime Calado promove 5ª Agrofest para impulsionar o setor agropecuário de São Gonçalo do Amarante e região


De 31 de julho a 2 de agosto, Poço de Pedra será palco da 5ª AGROFEST São Gonçalo do Amarante/RN - um encontro que une agronegócio, conhecimento, oportunidades e muita música boa!

Local: Poço de Pedra
Data: 31/07 a 02/08



segunda-feira, 21 de julho de 2025

A senadora Zenaide Maia (PSD/RN) cumpriu uma agenda movimentada no Seridó Potiguar nesta quinta (17) e sexta-feira (18)

reforçando seu compromisso com a população de Caicó e sua cidade natal, Jardim de Piranhas. A parlamentar participou de eventos importantes e vistoriou obras que estão sendo realizadas com o apoio de suas emendas.

Participação na Festa de Santana e Marcha dos Idosos em Caicó

Na noite de quinta-feira (17), a senadora Zenaide Maia deu início às suas atividades em Caicó, marcando presença na solenidade de abertura da tradicional Festa de Santana.

Já na manhã desta sexta-feira (18), ainda em Caicó, a senadora participou da Marcha dos Idosos, juntamente com o prefeito Dr. Thadeu, o vice-prefeito Toinho Santiago e a secretária de Assistência Social do município. Durante o evento, a senadora reencontrou amigos e eleitores, cumprimentando a todos e tirando fotos. “Quero parabenizar pela Marcha dos Idosos, porque respeitar os idosos é honrar nossa história. O evento está grandioso”, destacou a senadora, reforçando a importância de valorizar a terceira idade.

Investimentos e anúncios em Jardim de Piranhas

Após a agenda em Caicó, a senadora Zenaide Maia seguiu para Jardim de Piranhas, onde foi recebida pelo prefeito Rogério Soares. No município, a parlamentar visitou ruas que foram pavimentadas graças às suas emendas parlamentares. “Temos um gestor no município que tem um olhar diferenciado. Aqui em Jardim de Piranhas garantimos através de emenda parlamentar a pavimentação de mais de 40 ruas”, afirmou a senadora, ressaltando o impacto positivo de seus investimentos na infraestrutura local.

Durante a visita, a senadora também aproveitou para anunciar uma nova emenda para a construção do pórtico da cidade, um marco que valorizará a entrada do município.

Outro ponto de destaque na agenda foi a visita à estrutura de uma passagem molhada, obra que está sendo executada também graças a uma emenda parlamentar da senadora. “Quando chovia, ninguém passava. Ou seja, tirava o direito de ir e vir. Eu sempre digo que a passagem molhada é muito mais do que um direito das pessoas se unirem. Porque o que acontece normalmente nos municípios, as pessoas que têm menos poder aquisitivo ou mais pobres, elas são jogadas para as periferias. Nessas periferias, tem rio, tem riacho, que impede delas transitarem”, explicou a senadora, enfatizando a relevância social da obra para a mobilidade e inclusão dos moradores.

As emendas destinadas pela senadora Zenaide Maia para Jardim de Piranhas totalizam R$ 2 milhões e 441 mil, contemplando tanto a construção da passagem molhada quanto a pavimentação de diversas ruas da cidade.

Na noite desta sexta(18), a senadora Zenaide Maia retornou para Caicó para receber uma homenag

quarta-feira, 9 de julho de 2025

*Prefeito Jaime Calado apresenta déficit herdado de R$ 220 milhões, faz balanço dos seis primeiros meses de gestão e sanciona plano de recuperação fiscal e econômico


Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (9), no Gabinete Civil da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, o prefeito Jaime Calado apresentou um detalhado balanço dos seis primeiros meses de gestão e sancionou o Plano Municipal de Recuperação Fiscal e Econômica (PMRFE), um conjunto de medidas emergenciais para reorganizar as finanças do município, hoje marcado por um déficit herdado de R$ 220 milhões. O evento contou com a presença de secretários municipais, do presidente da Câmara, vereador Nonato Queiroz, técnicos da gestão e representantes da imprensa estadual e local.

Jaime iniciou sua fala com uma exposição franca do cenário caótico deixado pela administração anterior, que inclui dívidas não pagas, falta de acesso a dados contábeis durante a transição e a ausência de medidas estruturantes para manter os compromissos do município. “Assumimos com as finanças em colapso e contas bloqueadas. Os juros de um empréstimo sequer foram pagos, e não houve sequer a transparência necessária para que soubéssemos, de imediato, a real situação da Prefeitura. O plano que estamos apresentando hoje é um choque de gestão necessário para reconstruir São Gonçalo do Amarante”, afirmou Jaime Calado.

O PMRFE, que já entra em vigor com decreto regulamentador, tem validade até 31 de dezembro de 2025 e reúne medidas de austeridade aliadas à manutenção de serviços essenciais, como saúde e educação. Entre as ações previstas estão:

*Redução de 25% nos contratos de terceirização;*

*Corte de 20% na frota de veículos locados (com exceção de ambulâncias e maquinário essencial);*

*Suspensão de promoções, nomeações e gratificações sem justificativa técnica;*

*Recadastramento de servidores ativos e inativos para combate a irregularidades;*

*Implantação de sistemas de autogeração de energia elétrica e aquisição de energia no mercado livre;*

*Criação de metas obrigatórias por secretaria, com monitoramento técnico semestral coordenado pela Controladoria-Geral.*


O plano também prevê a recuperação de créditos tributários e não tributários e a implementação de medidas de eficiência energética em prédios públicos. Segundo Jaime, “esse conjunto de medidas é fundamental para restaurar o equilíbrio fiscal e garantir a prestação dos serviços que nossa população mais precisa. Não estamos aqui para administrar crise, mas para superá-la com responsabilidade.”

Além da apresentação do plano, o prefeito fez um balanço dos principais avanços dos primeiros seis meses de gestão. Mesmo diante das dificuldades, setores fundamentais já mostram sinais de retomada:

*SAÚDE*

Retomada e avanço das obras do novo Hospital Geral.

Abastecimento regular das Unidades Básicas de Saúde com medicamentos:

203 de medicamentos do componente básico 
24 Hiperdia
33 psiccotrópicos 

Ampliação das consultas e exames especializados.

Retorno do programa de prevenção e tratamento do glaucoma.

Mais de 700 cirurgias de catarata realizadas.

Reabertura do Laboratório de análises clínicas;

Mais de 114 mil visitas domiciliares dos agentes de saúde 

Combate à dengue com mais de 54 mil imóveis visitados e borrifação em localidades com casos positivos;

Implantação do Atendimento de neuropediatria no CER III e  Contratação de 21 especialistas para atendimento à população. 

Instalação do CAPS II em espaço próprio, separado do CAPS AD.

Aumento do repasse ao Hospital Belarmina Monte: de R$ 400 mil para R$ 1 milhão.

Retomada das obras do novo CEO;

Retomada das obras da UBS de Novo Santo Antônio;

Mais de 244 mil atendimentos ambulatoriais e hospitalares.

*EDUCAÇÃO*

Construção da Escola Municipal Maurício Fernandes;

Força-tarefa para restaurar as escolas municipais. Já são 12 unidades restauradas.

Merenda escolar de qualidade garantida.

Pagamento do piso nacional aos professores (nenhum abaixo do piso).

Contratação e capacitação de novos profissionais.
 
Aquisição de carteira escolar para o ensino fundamental e infantil;

Contratação de cuidadores, através da cooperativa para acompanhamento dos alunos com necessidades especiais em grau elevado;

Aquisição de novo ônibus escolar para melhorar o transporte.

Implantação do Sistema Municipal Permanente de Avaliação da Educação com destaque para o Programa São Gonçalo Aprende Mais para reforço escolar dos estudantes. 

*JUVENTUDE E PREPARAÇÃO EDUCACIONAL*

Retomada dos aulões preparatórios gratuitos para o ENEM, com professores renomados. 

Retorno dos aulões para o IF, incentivando o ingresso no ensino técnico e profissionalizante.

Parcerias para cursos de qualificação profissional com o Senac, IF São Gonçalo e Corpo de Bombeiros 


*ASSISTÊNCIA SOCIAL*

Entrega de peixe e arroz da Semana Santa para 20 mil famílias.

Projeto Prefeitura Itinerante levando cidadania e serviços aos bairros.

Programa de Aquisição de Alimentos fornecendo alimentos frescos para famílias em vulnerabilidade. Quase 2 mil famílias atendidas. 

Retomada da emissão da Carteira de Identidade em parceria com o ITEP;

Realização da 15ª Conferência Municipal da Assistência Social;

*CULTURA*

Criação da Secretaria Municipal de Cultura.

Realização do Carnaval das Tradições com apoio aos blocos e grupos carnavalescos.

Realização do Cinema Itinerante levando a exibição filmes para as comunidades; 

Apoio financeiro aos grupos teatrais da Paixão de Cristo e quadrilhas juninas.

Grande festival cultural em celebração ao Centenário de Dona Militana.

Início da Reforma do Museu Municipal Séphora Bezerra;

Apoio financeiro aos grupos juninos de São Gonçalo do Amarante;

Fomento para intercâmbio cultural de grupos culturais do município;

Realização do Festival São Gonçalo Junino, o maior evento de São João da história de São Gonçalo. 


*ESPORTE E LAZER*

Realização do evento São Gonçalo Verão para toda a família.

Retomada da Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal com grandes disputas.

Expansão do transporte universitário: mais rotas, mais estudantes atendidos gratuitamente.

Projeto Juventude Folia nas Escolas de Ensino médio com palestras de prevenção a doenças, a promoção de hábitos saudáveis e combate a preconceitos;

Realização do Torneio de Futebol Alusivo ao Dia do Trabalhador.

Início do Campeonato Municipal de Futebol de Campo (séries A e B);

Início da 2ª Etapa do Projeto Areninhas Potiguares em parceria com a FUNCERN E IFRN. 

Manutenção e Reparos de infraestrutura, elétrica e hidráulico de equipamentos esportivos; 

Parcerias com as Instituições nos eventos do Calendário Esportivo;

Apoio a atletas de Rendimento representantes do Município;

Apoio em ações esportivas  e de lazer das comunidades.


*INCLUSÃO E DIREITOS SOCIAIS*

Criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência.

Reformulação do Programa Viver Melhor, com mais atividades de saúde e qualidade de vida, atendendo mais comunidades;

Emissão das carteirinhas do idoso e do autista.

Realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Gonçalo do Amarante;

*INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS*

Solução para a falta de água na zona rural com ações do SAAE.

Mutirão de limpeza urbana  nas comunidades.

Mutirão de limpeza das lagoas de captação do município;

Limpeza e conservação de praças públicas.

Recuperação de vias com máquinas nas zonas urbana e rural;

Operação tapa-buracos para recuperação viária.

*DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA*

Apoio ao microempreendedor local;

Cooperação com a Defesa Civil Estadual para ampliar as ações de atendimento em casos de urgência. 

Parcerias com as forças de segurança do estado para proteger a população.

Planejamento de soluções criativas para construir a São Gonçalo do futuro.

Apoio ao homem do campo e à agricultura familiar com horas de trator para o corte de terra e entrega de sementes.

prefeitura de São gonçalo capacita taxistas para melhorar do atendimento e segurança dos passageiros 🇮🇸


"Melhorar todos os serviços da cidade é um grande objetivo da nossa gestão," declarou o prefeito Jaime Calado no início do curso de capacitação para taxistas promovido pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).

A ação tem como foco a valorização da categoria e o aprimoramento do atendimento à população e aos visitantes.

Ofertada gratuitamente pela gestão municipal, a capacitação será realizada em quatro turmas e é requisito obrigatório para a emissão do alvará de funcionamento dos táxis no município, que abriga o Aeroporto Internacional Aluízio Alves — principal porta de entrada do Rio Grande do Norte.

Durante a formação, os participantes terão acesso a cinco módulos, que abordam cidadania e paz no trânsito, prevenção de acidentes, legislação atualizada, direção defensiva, manutenção do veículo e atendimento de qualidade ao passageiro.

A aula inaugural aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), neste sábado (5), e reuniu taxistas de diversas regiões da cidade. 

Participaram também os secretários Mada Calado (Assuntos Extraordinários), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos) e Ledson França (Comunicação).

O prefeito destacou que investir na capacitação profissional dos taxistas é uma forma de garantir mais segurança, eficiência e respeito aos usuários do serviço: “Temos excelentes profissionais e, por isso, promovemos esta formação contínua, pois sempre há algo novo a aprender sobre legislação e normas de segurança.”

O diretor do DEMUTRAN, Pr. Edmilson Gomes, ressaltou: “Estamos cumprindo uma determinação do nosso prefeito Jaime Calado. É mais uma ação concreta da Prefeitura voltada para fortalecer a categoria e garantir um transporte mais seguro para a população.”

O curso continuará com aulas nos dias 12, 19 e 26 de julho, das 12h às 17h, na Universidade Aberta do Brasil.

terça-feira, 8 de julho de 2025

*Prefeitura de São Gonçalo e UFRN firmam parceria para criação de Escola Artística de Cerâmica*Na tarde desta segunda-feira (7), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante firmou


 um termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a criação de uma Escola Artística voltada à arte em cerâmica. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a tradição ceramista do município e promover qualificação técnica e artística para os artesãos da região.

Reconhecida historicamente por sua contribuição à cultura potiguar, São Gonçalo tem na cerâmica um símbolo importante de identidade local — como é o caso do Galo Branco de Dona Neném, de Santo Antônio do Potengi, que se tornou ícone cultural do estado.

A assinatura do convênio reuniu representantes da UFRN, da Secretaria Municipal de Cultura e artesãos do município. Estiveram presentes na reunião: Regiane Paiva, Paulo Paiva, Auria Motta, Nelson Coelho, João José, Itálya Honorato (diretora do Teatro Municipal Poti Cavalcanti) e Girlayne Lemos. Participaram também o professor Carlos Alberto (UFRN), Gleydson Almeida (Secretário de Cultura) e membros da Reitoria da Universidade.

Durante o encontro, o prefeito Jaime Calado destacou a importância da parceria para o desenvolvimento artístico e cultural de São Gonçalo.

“A partir de hoje, a Universidade tem uma cidade à disposição para pesquisa, extensão e inovação. É uma parceria forte e sem limites”, afirmou o prefeito.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, celebrou a assinatura do termo e reforçou o papel da Universidade na valorização das raízes culturais do estado.

“Esse projeto me deixa muito feliz. Ele combina tradição e conhecimento técnico, o que implica na qualidade do produto e o torna mais competitivo. Vejo como uma grande oportunidade para a Universidade contribuir com o município”, disse o reitor.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...