quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

ÚLTIMAS VAGAS: Programa Qualifica São Gonçalo oferece curso gratuito de construção de paredes em Drywall*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), está com as últimas vagas abertas para o curso gratuito de construção de paredes em Drywall, dentro das ações do Programa Qualifica São Gonçalo.

A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional para a população, contribuindo com a geração de emprego e renda no município. O curso será realizado no turno da tarde, com início das aulas previsto para o começo do mês de março.
As inscrições seguem até a próxima sexta-feira, 27 de fevereiro, e devem ser realizadas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Avenida Alexandre Cavalcante, em frente ao supermercado Rede Mais, no Centro.

Para efetivar a inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico). O curso é destinado a moradores de qualquer bairro ou comunidade de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com a gestão municipal, o Programa Qualifica São Gonçalo integra o conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e ao fortalecimento da cidadania, oferecendo capacitação gratuita e preparando os participantes para novas oportunidades no mercado de trabalho.

Tá querendo entrar para o setor da construção civil? A hora é essa. ✅


O curso de pedreiro em SGA tá com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (26), na sede da SEMTASC (em frente ao Rede Mais da Avenida Alexandre Cavalcanti).

• Turno da noite
• 100% gratuito
• Começa em março

Só não esquece: precisa levar RG, CPF, comprovante de residência e a folha do CadÚnico. Bora qualificar! 👊
https://www.instagram.com/p/DVMduUtD0bi/?igsh=Zm96dm50MHdteHFw

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026

SÃO GONÇALO: Prorrogado prazo do Censo Previdenciário Municipal 2026 até 19 de março; evite suspensão do benefício*



A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante informa que o prazo para participação no Censo Previdenciário Municipal 2026 foi prorrogado e segue aberto até o dia 19 de março de 2026.

A iniciativa é coordenada pelo IPREV - Instituto de Previdência Social de São Gonçalo do Amarante e tem como objetivo a atualização dos dados cadastrais, funcionais e financeiros dos segurados, garantindo mais transparência, segurança e regularidade na gestão previdenciária do município.

O IPREV São Gonçalo reforça que a participação dentro do prazo é essencial para evitar transtornos futuros com a suspensão do benefício.


📌 *Quem deve participar?*

Servidores efetivos ativos e estatutários;

Servidores aposentados;

Pensionistas por morte de servidores efetivos;

📌 *Período de prorrogação:* 
 
Até 19 de março de 2026

📌 *Por que o Censo é importante?*

A atualização das informações é fundamental para:

Identificar e combater fraudes;

Corrigir possíveis distorções cadastrais;

Assegurar direitos e benefícios;

Manter o acompanhamento regular dos beneficiários;

Garantir o equilíbrio e a responsabilidade da gestão previdenciária.

📌 *Como realizar o Censo?*

O procedimento pode ser feito de duas formas:

✔ Online (autoatendimento):
Acesse: saogoncalo.censoprevidenciario.app.br

✔ Presencial (mediante agendamento prévio):
Sede do IPREV – Rua Maria de Fátima Varela Inácio, nº 61, Santa Terezinha.

Escola Municipal Vicente de França Monte – Rua São Bento, s/n, Amarante.

Em ambas as modalidades, é obrigatória a apresentação dos documentos originais conforme a categoria do segurado (ativos, aposentados, dependentes ou pensionistas).

*Servidores Ativos:*
 
RG ou CNH;
CPF;
PIS/PASEP/NIT;
Título de Eleitor;
Comprovante de residência atualizado (máximo 60 dias);
Certidão de Nascimento/ Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável/ Averbação de Divórcio ou Separação/ Certidão de Óbito;
Carteira de Trabalho e Previdência social (CTPS) física ou digital;
Certificado de escolaridade ( último nível estudado)
Extrato Previdenciário (CNIS - através do site ou app do INSS) ou Certidão de Tempo de Contribuição;
Contracheque/ Holerite do vínculo de servidor efetivo (última competência);
Termo de posse ou portaria do vínculo de servidor efetivo.
(Casou haja 2°vínculo, trazer termo de posse e contracheque de última competência)

*Servidores Aposentados:*

RG ou CNH;
CPF;
PIS/PASEP/NIT;
Título de Eleitor;
Comprovante de residência atualizado (máximo 60 dias);
Certidão de Nascimento/ Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável/ Averbação de Divórcio ou Separação/ Certidão de Óbito;
Contracheque/ Holerite do vínculo de aposentadoria (última competência);
Ato/ Portaria de Concessão de Aposentadoria.
(Havendo 2° vínculo, trazer ato ou portaria de aposentadoria e contracheque dos últimos 30 dias)

*Dependentes  - Cônjuges, filhos até 21 anos, pai ou mãe com dependência econômica, enteados:*

RG e CPF;
Laudo médico ou termo de guarda com indicação de invalidez para dependentes até 21 anos;
Termo de curatela com indicação da invalidez, para dependentes maiores de 21 anos;
Demais casos de dependência, apresentar comprovação de dependência econômica.

*Pensionistas:*

RG ou CNH;
CPF;
PIS/PASEP/NIT;
Comprovante de residência atualizado (máximo 60 dias);
Certidão de Nascimento/ Certidão de Casamento ou Declaração de União
Estável/ Averbação de Divórcio ou Separação/ Certidão de Óbito;
Certidão de Óbito do instituidor de Pensão;
Cadastro de pessoas físicas - CPF do instituidor da pensão;
Contracheque/ Holerite do vínculo de pensão (última competência recebida); Ato/Portaria ou Carta de Concessão de Pensão;
Em caso de pensionista inválido ou deficiente, trazer laudo médico comprovando a invalidez/doença.

Prefeito Jaime Calado visita a sede da Guarda Municipal e anuncia investimento em viaturas e equipamentos*

O prefeito Jaime Calado visitou, na manhã desta terça-feira (24), a sede da Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante, localizada na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, para acompanhar as melhorias realizadas no prédio da instituição.
Recebido pelo secretário municipal de Defesa Social, Isisandro Rosa, e pela comandante da Guarda Municipal, Isabella Avelino, o gestor verificou a recuperação da estrutura física e a reestruturação do sistema de monitoramento de vídeo que estava totalmente sucateado quando assumiu o governo em 2025.

Durante a visita, o prefeito destacou a situação encontrada e as medidas adotadas pela gestão: “Encontramos o prédio em condições bastante precárias, abandonado. A central de monitoramento que eu havia implantado foi desativada e os equipamentos ficaram deteriorados, inclusive o isolamento das câmeras do CIOSP. Tínhamos 307 câmeras e 9 câmeras de trânsito. Restauramos tudo. Primeiro o prédio, depois os equipamentos, com câmeras novas e agora com inteligência artificial. Isso dá um poder tecnológico muito maior para a Guarda. Além de recuperar a estrutura física, estamos retomando e modernizando os serviços.”

O prefeito também anunciou novos investimentos para fortalecer a corporação:“Está em fase final de licitação a compra de quatro viaturas zero quilômetro, por meio de emenda da senadora Zenaide. Também vamos adquirir 15 pistolas elétricas (Sparks), das mais modernas do Brasil, para reforçar a atuação da Guarda. Além disso, será adquirido um novo drone com a melhor tecnologia disponível para auxiliar nas atividades operacionais.”

O secretário de Defesa Social, Isisandro Rosa, ressaltou que a pasta tem avançado na qualificação da tropa e na melhoria das condições de trabalho: “Estamos investindo na capacitação dos guardas municipais e no fortalecimento operacional da corporação, garantindo mais eficiência no atendimento e mais segurança para a população."

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

Secretaria para Assuntos Extraordinários de São Gonçalo confirma para março o início dos aulões preparatórios para o IFRN e ENEM*


A Secretaria Municipal para Assuntos Extraordinários de São Gonçalo do Amarante confirmou para o mês de março o início dos Aulões Preparatórios voltados ao processo seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A iniciativa busca oferecer suporte pedagógico gratuito e qualificado, ampliando as oportunidades de aprovação nos exames.
O primeiro encontro será realizado no dia 14 de março de 2026 (sábado), com a aula inaugural do cursinho preparatório para o IFRN. A programação acontece a partir das 8h, no Auditório da UAB, com inscrições realizadas no próprio local, no momento da chegada.

Já no dia 22 de março (domingo), será a vez do cursinho preparatório para o ENEM, também com início a partir das 8h, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti. As inscrições igualmente serão feitas no local, antes do início das atividades.

Os aulões vão até às vésperas da realização dos exames seletivos e os estudantes que participarem terão acesso:

*AULÕES ESTRATÉGICOS,* ministrados por profissionais experientes e altamente capacitados na preparação para exames seletivos, com metodologia dinâmica e focada em resultados;

*MATERIAL DIDÁTICO ATUALIZADO,* alinhado aos conteúdos exigidos pelo IFRN e às competências avaliadas no ENEM;

*CORREÇÃO SEMANAL DE REDAÇÕES,* com acompanhamento contínuo e avaliações baseadas nos critérios oficiais, promovendo evolução consistente no desempenho textual;

*SIMULADOS,* que reproduzem o formato das provas oficiais, auxiliando no desenvolvimento da gestão do tempo e na familiarização com o estilo das questões.

A secretária para Assuntos Extrordinário, Mada Calado, reforça o convite: "Nossos jovens e adultos estão convidados para fazer parte dos aulões. Essa é mais uma oportunidade que a gestão do prefeito Jaime Calado está oferecendo aos que sonham com a aprovação nos cursos profissionalmentes do IFRN ou uma vaga na universidade".

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Escola Dom Joaquim vai ganhar sede própria com seis salas de aula no centro de São Gonçalo do Amarante*


O prefeito Jaime Calado participou nesta quinta-feira (19), ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de uma escola com seis salas de aula. A cerimônia ocorreu no terreno onde será erguido o prédio. Esta é a quinta unidade em execução em pouco mais de um ano da atual gestão.
O prédio será implantado atrás do CEMEF Maria Antônia, na região do Polo do Saber, na Estrada de Guanduba, próximo à Universidade Aberta do Brasil, ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e ao Museu Séphora Bezerra.

O novo espaço vai sediar a Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, que funciona provisoriamente na Universidade Aberta do Brasil e passará a ter sede própria.
O investimento é de R$ 2.121.038,62, com recursos do Fundeb/OGM. A estrutura será instalada num terreno de 6.278,19 metros quadrados de área total, sendo1.129,67 metros quadrados de área construída.

O projeto inclui seis salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado, além de blocos sanitários masculino e feminino, cozinha, refeitório coberto e pátio interativo.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a transformação da área ao longo dos anos. “Quando assumimos a Prefeitura, em 2009, isso aqui era uma fazenda. Conseguimos 30 hectares para construir o que hoje é o Polo do Saber, com creche, escola de ensino fundamental, IFRN e Universidade Aberta do Brasil. A educação é a grande luz para o nosso futuro”, afirmou.

Moradora do conjunto do IFRN, Cris Medeiros, ex-aluna da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida, também comemorou. “Estou emocionada em ver que a escola onde tive minha formação vai ganhar sua sede própria. Isso é verdadeiramente valorizar a educação”, disse.

A unidade vai ampliar a estrutura da rede pública e aumentar a oferta de vagas na educação básica.

Participaram ainda do evento vereadores do município, a deputada estadual Terezinha Maia, secretários municipais e moradores da região.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Tá aqui, tá ali, tá em todo lugar. É trabalho que fala e não vai parar! 🏥✨💪

Janeiro foi um mês de trabalho intenso na rede municipal de saúde de São Gonçalo. Ao todo, foram 105.171 procedimentos realizados, entre consultas, exames, cirurgias, atendimentos de urgência, ações de vigilância e visitas domiciliares.

Cada número representa cuidado, presença e compromisso com o nosso povo são-gonçalense. Seguimos fortalecendo a saúde pública de SGA, todos os dias. 🏥🙌

#SaúdeSGA #PrefeituraSGA

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

DIÁLOGO E ENTENDIMENTO: Prefeito Jaime Calado reúne vereadores e comissão da Guarda Municipal e anuncia jornada com escala de 12 por 48 em consenso com a categoria*

Na manhã desta terça-feira de Carnaval (17), o prefeito Jaime Calado se reuniu com vereadores e membros da comissão da Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante para tratar da nova jornada de trabalho da categoria, em tramitação na Câmara Municipal.

Durante a reunião, foi apresentada a jornada no modelo de 12 por 48, que atendeu as reivindicações da categoria. Para completar a carga horária, 16 horas serão destinadas a capacitação e palestras, totalizando 160 horas mensais.

O prefeito Jaime Calado destacou a importância da decisão: "Após diálogo com a comissão e os vereadores, chegamos à melhor escala para atender à sociedade e à categoria, assegurando o bem-estar físico e mental dos profissionais. Desde que assumimos, a Guarda tem se fortalecido e se tornado um instrumento essencial para o município."

Além disso, o prefeito apresentou os novos investimentos para aprimorar a atuação da Guarda, incluindo a revitalização da Central de Monitoramento, câmeras equipadas com reconhecimento facial, autorização para investimentos em drone, armas não letais, a aquisição de quatro novas viaturas com emenda parlamentar da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, entre outras melhorias.

O líder do governo na Câmara, vereador Thiago Soares, ressaltou a importância da cooperação entre os poderes: "Quando Executivo, Legislativo e a Guarda Municipal atuam juntos, conseguimos promover melhorias reais para São Gonçalo do Amarante."

Em nome da comissão, GM Pereira reforçou que a proposta permitirá prestar um serviço eficiente à população: "Agradecemos ao prefeito Jaime Calado por nos receber em pleno período de Carnaval e pela sensibilidade com a nossa categoria. Saímos daqui satisfeitos com a definição da nova escala, que permitirá atender melhor o município e prestar um serviço de qualidade à população."

Participaram do encontro os vereadores Nonato Queiroz (Presidente da Câmara), Valda Siqueira, Aninha Siqueira, Ulisses Costa, Thiago Soares, Anderson Morcego, Rayure Protasio, Delma Silva e Nino Arcanjo, além dos membros da comissão: GM Pereira, GM Andrade e GM Pessoa, e da comandante da corporação, Isabella Avelino.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Com parceria público-privada, Prefeitura de São Gonçalo realizou prévia de Carnaval com grande cortejo pelas ruas da cidade*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante abriu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (12), a edição 2026 do Carnaval das Tradições com um grande cortejo pelas ruas do Centro da cidade.
Promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento reuniu milhares de foliões em um percurso marcado por música, manifestações culturais e celebração da identidade local.

A abertura oficial foi conduzida pelo prefeito Jaime Calado, acompanhado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, vereadores, secretários municipais e a presença das deputadas estaduais Terezinha Maia e Eudiane Macedo. 
Na ocasião, o prefeito destacou a importância do evento para a valorização cultural da cidade. “Esse grande evento mostra que é possível valorizar a cultura popular e manter a tradição viva em nosso município de forma responsável. Com o apoio da iniciativa público-privada, estamos levando alegria para o nosso povo”, enfatizou.

A concentração ocorreu em frente ao Teatro Municipal, ao som da artista local Kris Lima, responsável por animar os foliões no esquenta que antecedeu o cortejo.

Com o tema “Galo na Folia”, os 28 blocos percorreram a Rua Alexandre Cavalcante ao som da banda Detroit, em direção à Praça Senador Dinarte Mariz. O artista Ilderson Lima, que interpreta a personagem Catita di Songa, do Bloco Amor de Quenga, ressaltou a relevância do momento para a classe artística. “Nós, que compomos a classe artística, nos sentimos lisonjeados com esse momento. Mostramos à população que Carnaval é cultura, é resgate, mas, acima de tudo, inclusão e respeito”, afirmou.

Durante a programação, também foram escolhidos o Rei e a Rainha do Carnaval 2026. Luciano Oliveira foi eleito Rei Momo, enquanto Gaby Vieira manteve, pelo segundo ano consecutivo, o título de Rainha do Carnaval.

O encerramento do cortejo aconteceu na Praça Senador Dinarte Mariz, onde o cantor Léo Fera apresentou sucessos de sua carreira.

O Carnaval das Tradições 2026 conta com patrocínio da Rede Mais Supermercados, por meio da Lei Câmara Cascudo, com incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, da Secretaria Estadual de Fazenda, da Fundação José Augusto e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, além do apoio da Academia Life Jardins e do Bloco Amor de Quenga.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

São Gonçalo vai iniciar o cadastro para o transporte universitário gratuito 2026*


A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) de São Gonçalo do Amarante inicia, a partir desta sexta-feira, 13 de fevereiro, o período de cadastramento e recadastramento para o Programa de Transporte Universitário Gratuito referente ao ano letivo de 2026.

O serviço é destinado a estudantes do município regularmente matriculados em instituições de ensino superior e tem como objetivo garantir o acesso e a permanência dos universitários nas universidades e faculdades, reduzindo custos e ampliando oportunidades educacionais.

O cadastro poderá ser realizado de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura (www.saogoncalo.rn.gov.br) ou pelo link disponível na bio do Instagram @semjel.sga além do formulário eletrônico direto: https://forms.gle/sKeL125mzGTecsfh7

Os estudantes que optarem pelo atendimento presencial devem comparecer à sede da SEMJEL, localizada na Rua Vereador Teixeira Dantas, nº 111, Centro, próximo à Prefeitura Municipal. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Declaração de vínculo (comprovante de matrícula);

Foto 3x4;

Cópia do comprovante de residência;

Cópias do RG e CPF;

Número do NIS/PIS.

O cronograma estabelecido pela Secretaria é o seguinte:

• Recadastramento e cadastramento geral: 13/02 a 27/02

• Cadastramento de universitários do Prouni: 02/03 a 06/03

• Cadastramento de universitários da 2ª chamada do Sisu: 09/03 a 13/03

• Cadastramento remanescente: 16/03 a 20/03

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

2ª edição do São Gonçalo Verão movimenta a cidade com esporte, lazer e integração para todas as idades*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, deu início, nesta quinta-feira (5), à segunda edição do São Gonçalo Verão, reunindo o público em geral em uma programação marcada por diversão, inclusão e qualidade de vida.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Jaime Calado destacou o clima festivo do evento e os investimentos do município no esporte. “Esse segundo ano está começando ainda mais animado, em clima de Carnaval. O município investe em mais de 15 modalidades esportivas. São dias de muita alegria, com uma programação diversificada de lazer”, afirmou.
O momento inicial do evento também foi marcado pela participação dos idosos do programa Viver Melhor, que, ao som da Banda Municipal, vivenciaram momentos de alegria e participaram do concurso de fantasias, animando o público presente.
Diversas competições e atividades acontecem simultaneamente no Parque das Fontes, local onde o evento é realizado. Jogos de tabuleiro, vôlei, aulas de zumba e oficina de karatê fazem parte da programação, que também inclui os agitos da música eletrônica com o DJ Radji, ampliando as opções de entretenimento para o público.
A secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rayane Rocha, ressaltou o papel do evento na integração social e no fortalecimento do esporte no município. “Por meio do São Gonçalo Verão, promovemos a integração entre atletas e a população, fortalecendo o esporte como ferramenta de inclusão e qualidade de vida. Não medimos esforços para valorizar as modalidades esportivas no município, e o prefeito Jaime Calado tem um olhar diferenciado para o lazer e o bem-estar da nossa gente”, afirmou.
A professora Francisca Rosilene celebrou a iniciativa. “Estou muito feliz com esse projeto. A Prefeitura está de parabéns por promover qualidade de vida para a gente, com muita dança e movimento”, destacou.

A programação do São Gonçalo Verão continua nesta sexta-feira (6), a partir das 18h, com uma série de atividades esportivas, oficinas, ações voltadas ao bem-estar e opções de lazer para toda a família. Estão previstas modalidades como futevôlei, vôlei de areia, basquete 3x3, vôlei de quadra e futmesa, além de oficinas de skate e artes marciais, incluindo judô e muay thai. O público infantil contará com brinquedos infláveis, atividades recreativas e apresentação cultural com Songuinha. A noite também terá ações do Espaço Qualidade de Vida, aula de FitDance, jogos de tabuleiro, participação do Espaço Educação (SME) e apresentação musical com o cantor Japa.

No sábado (7), também a partir das 18h, a programação segue no Parque das Fontes com novas atrações. Além das modalidades esportivas já realizadas, o público poderá acompanhar disputas de X1 Barrinha e e-sports, participar de oficinas de street bike e artes marciais, como karatê e taekwondo, e conferir a exposição de carros da Equipe dos Predestinados. A noite contará ainda com atividades recreativas para crianças, ações do Espaço Qualidade de Vida, jogos de tabuleiro, aulão de Ritbox e show da banda Samba do Galo.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de São Gonçalo promove treinamento para uso de mini trator na zona rural*

Maria Íris, moradora de Poço de Pedra, zona rural de São Gonçalo do Amarante, atua na agricultura há 12 anos. Durante o primeiro contato com o mini trator, ela destacou a importância do equipamento para ampliar a produção. “Eu aceitei o desafio”, afirmou. “Minha experiência é com a enxada, mas quero aprender como funciona esse equipamento, que vai me ajudar a produzir mais feijão e macaxeira.”
A declaração foi dada durante o treinamento oferecido pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Semada), na tarde desta quarta-feira (4), na Creche Maria Odete. A capacitação integra o programa de mecanização agrícola do município e é voltada aos agricultores cadastrados.
De acordo com a Semada, o treinamento é requisito indispensável para a solicitação do uso do equipamento por meio de concessão. A secretaria informou ainda que a proposta é percorrer as comunidades rurais onde houver demanda dos agricultores inscritos no programa.

O instrutor Jefferson Walyrys avaliou positivamente a iniciativa. “Essa ação é de suma importância para a vida dos agricultores. Aqui, eles encontram um aliado importante para a produção agrícola”, disse.

Os interessados em participar do programa devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Agropecuária, localizada na Avenida Firmino Moura, nº 3, bairro Santa Terezinha, no Centro. Para o cadastramento, é necessário apresentar RG, CPF e comprovar que reside e produz em São Gonçalo do Amarante.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...