terça-feira, 31 de março de 2026

Prefeitura de São Gonçalo inicia entrega do Peixe da Semana Santa que beneficia 20 mil famílias; distribuição continua nesta quarta-feira (1°)*


Na manhã desta terça-feira (31), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, realizou na zona urbana o primeiro dia da entrega do Programa Peixe da Semana, retomado pelo prefeito Jaime Calado em 2025.
Ao todo, cerca de 20 mil famílias são beneficiadas com a distribuição de 1 kg de arroz e 1,5 kg de peixe do tipo tainha, em dois dias de distribuição, garantindo alimento na mesa e permitindo que famílias necessitadas do município mantenham a tradição de comer peixe na Semana Santa. Para atender à demanda, foram adquiridas 30 toneladas de peixe e 20 toneladas de arroz. 
A ação tem como objetivo assegurar assistência à população em situação de vulnerabilidade social, inscrita no Cadastro Único, especialmente em um período marcado pelo significado da partilha.
A abertura simbólica aconteceu no Ginásio de Esportes do Jardim Lola e contou com a presença do prefeito Jaime Calado, que destacou a importância da iniciativa como instrumento de apoio às famílias que mais precisam. “É emocionante poder levar à mesa de quem mais precisa o peixe e o arroz da Semana Santa. É uma tradição cristã de séculos, e ficamos felizes em garantir que 20 mil famílias de São Gonçalo recebam esse alimento. Pode parecer pouco, mas para quem não tem, é muito”, afirmou.

A secretária municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Emília Caroline, ressaltou o planejamento e o alcance da ação. “Esse é um trabalho construído com organização e responsabilidade, garantindo que o benefício chegue a quem realmente precisa. Estamos falando de segurança alimentar, mas também de respeito às famílias e valorização de uma tradição tão importante para o nosso povo”, destacou.

A aposentada Maria das Graças, moradora do Jardim Lola, agradeceu pela ação que mantém a tradição. “É uma bênção de Deus o que está sendo realizado por nós. Saber que, na Sexta-feira Santa, eu e minha família teremos o almoço garantido. Esse cuidado com a gente é maravilhoso”, disse.

Prefeito Jaime Calado visita Comando do 3º Distrito Naval para acompanhar análise do projeto da Ponte dos Santos Mártires*


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, realizou nesta quinta-feira (12) uma visita institucional ao Comando do 3º Distrito Naval, em Natal, onde foi recebido pelo Almirante Rulff. 

A reunião teve como objetivo acompanhar o andamento da análise técnica que a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, realiza sobre o projeto de construção da Ponte dos Santos Mártires, importante obra de mobilidade prevista para o município.

Durante o encontro, o Capitão dos Portos Lima, informou que a análise do projeto e a avaliação de campo sobre a navegabilidade no trecho onde a ponte será construída já estão com aproximadamente 90% concluídas. 

O procedimento é necessário para verificar possíveis impactos na navegação e garantir que a futura estrutura atenda às normas de segurança marítima estabelecidas pela Marinha.

Também participaram da reunião o Capitão do Estado-Maior Erijansen, o Comandante Leal Neto, responsável pelas relações públicas do 3º Distrito Naval, além do vereador de São Gonçalo Raimundo Mendes, vice-presidente da Associação dos Amigos da Marinha (SOAMAR Natal).

O prefeito Jaime Calado esteve acompanhado dos secretários municipais Mário David (Gabinete Civil), Felipe Tales (Infraestrutura), Hélio Duarte (Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb) e Ledson França (Comunicação Social).

Na ocasião, foram discutidos os próximos passos para a conclusão da análise técnica, etapa considerada fundamental e exigida pelo IDEMA para a liberação da licença de instalação e o avanço do projeto da Ponte dos Santos Mártires, que deverá contribuir para melhorar a mobilidade urbana e fortalecer a integração entre áreas estratégicas da região metropolitana.

Assinada ordem de serviço que autoriza reforma e cobertura da quadra da Escola Vicente de França*


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, assinou, na manhã desta segunda-feira (30), a ordem de serviço para a reforma e cobertura da quadra esportiva da Escola Municipal Vicente de França Monte, localizada no bairro Amarante. A iniciativa atende a uma demanda histórica da comunidade escolar e integra o conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura educacional do município.
A solenidade contou com a presença do prefeito Jaime Calado, da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, da deputada estadual Terezinha Maia, além de vereadores, secretários municipais, servidores, alunos e representantes da comunidade.

O projeto contempla a cobertura total da quadra, além da requalificação do entorno, proporcionando melhores condições para a prática esportiva e a realização de atividades pedagógicas. A área a ser construída será de 443,70 metros quadrados, com investimento total de R$ 396 mil. Desse montante, R$ 200 mil são oriundos de emenda parlamentar da deputada estadual Terezinha Maia, com contrapartida de quase R$ 200 mil do município.

Durante o ato, o prefeito Jaime Calado destacou o compromisso da gestão com a valorização da educação. “Mesmo diante dos desafios financeiros enfrentados pelo município, estamos priorizando investimentos que impactam diretamente no aprendizado e no bem-estar dos nossos estudantes”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, João Felipe da Trindade, ressaltou o acompanhamento contínuo das ações nas unidades escolares. “A orientação da gestão é garantir que todas as intervenções sejam executadas com qualidade e eficiência, assegurando melhorias concretas no ambiente escolar”, pontuou.

A diretora da escola, Maria da Conceição, celebrou a conquista e destacou o impacto positivo da obra para alunos e profissionais da educação. “Essa é uma demanda antiga que agora se torna realidade, beneficiando toda a comunidade escolar”, declarou.

segunda-feira, 30 de março de 2026

🐟🌾 ATENÇÃO! 🐟🌾 beneficiários do cadastro único Fez o cadastro para receber o peixe e o arroz da Semana Santa? 🙌


Agora é hora de ficar atento!
📅 Confira o cronograma e veja a data
 certinha para receber seu peixe e arroz.
✅ Não perca o dia!
✅ Garanta seu benefício!
Fique ligado e compartilhe com quem também precisa dessa informação! 💙

Prefeito Jaime Calado autoriza primeira etapa da pavimentação do acesso entre o pontilhão de Poço de Pedra e a estrada de Igreja Nova (RN-312)*

Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito Jaime Calado, ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, assinou a ordem de serviço para pavimentar o trecho do Pontilhão sobre o rio Potengi, que liga as comunidades de Poço de Pedra e Igreja Nova à RN-312, na zona rural de São Gonçalo do Amarante.
A intervenção marca a primeira etapa de melhoria no acesso que liga as duas comunidades com pavimentação de 2.006,02 metros quadrados e um investimento de R$ 385.557,08 oriundos de emenda parlamentar. 
Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância da obra para a mobilidade da população. “O que nos une aqui é o desejo de um São Gonçalo melhor e mais feliz, porque o nosso povo merece o melhor. Estamos realizando um trabalho coletivo e é uma alegria levar ações como essa para cada canto do município”, afirmou.

Ainda durante sua fala, Jaime Calado anunciou que a senadora Zenaide Maia garantiu recursos para a segunda etapa, que contemplará o trecho entre o Pontilhão e a comunidade de Poço de Pedra, o maior percurso da via. O investimento está estimado em 500 mil reais. 

A senadora destacou que a pavimentação contribui para melhorar o deslocamento e impulsionar o desenvolvimento da região. “Esse é o direito de ir e vir na prática. Mesmo diante das dificuldades, obras como essa fortalecem a infraestrutura e ajudam a atrair desenvolvimento”, disse.

Moradora da comunidade, a dona de casa Elisângela Melo comemorou a assinatura da ordem de serviço. “Para quem passa pelo Pontilhão todos os dias, como eu, saber que essa melhoria vai chegar à nossa comunidade é motivo de gratidão. Só posso agradecer por esse benefício em nome de Igreja Nova”, declarou.

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários, moradores e servidores municipais.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante zera fila de pequenas cirurgias*


Em São Gonçalo do Amarante, até 2025, um número de 477 pacientes aguardavam por pequenas cirurgias, acumuladas de anos anteriores. Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um mutirão que zerou a demanda reprimida.
Os mutirões tiveram início na Unidade Básica de Saúde do Santa Terezinha, no final de 2025, e foram retomados em 2026 nas UBSs do Jardim Lola, Ruy Pereira e Santo Antônio, sendo concluídos no Centro de Especialidades Médicas do Amarante. 

Durante o mutirão desta semana, o prefeito Jaime Calado anunciou o fim da fila de espera: “Estamos encerrando hoje a fila de pequenas cirurgias. Quando assumimos, havia 477 pessoas aguardando, algumas há até três anos. Hoje conseguimos zerar essa fila com os mutirões realizados pela equipe do doutor Antônio Jácome, junto com o nosso secretário de Saúde, Júnior Rego, e toda a equipe mobilizada para melhorar a saúde de São Gonçalo. Vamos extinguir todas as filas, não só das pequenas cirurgias, mas também das cirurgias eletivas e de outras áreas”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Júnior Rego, explicou como seguirá a regulação das filas a partir de agora: “Conseguimos, neste mês de março, zerar a demanda reprimida. Sabemos que diariamente surgem novas pequenas cirurgias nas UBSs, mas agora é uma nova realidade. Esses procedimentos serão administrados pelo sistema regulatório e realizados em todas as UBSs do município com atenção especializada. Essa foi uma determinação do nosso prefeito.”

A aposentada Maria de Fátima, atendida no último mutirão, destacou a importância do procedimento: “Para mim, esse momento é muito importante, pois traz qualidade de vida. Estou muito grata por esse procedimento, que fará toda a diferença.”

Prefeito Jaime Calado entrega fomento a grupos que encenam a Paixão de Cristo em São Gonçalo*


O prefeito Jaime Calado realizou, na tarde desta sexta-feira (27), data de comemoração do Dia Mundial do Teatro, no Gabinete Civil do Centro Administrativo, a entrega de fomento financeiro a representantes dos grupos de teatro do município que encenam a tradicional Paixão de Cristo.

Durante o encontro, o secretário municipal de Cultura, Gleydson Almeida, destacou a importância do incentivo à arte popular. “Estamos devolvendo dignidade aos fazedores de arte de São Gonçalo”, afirmou.

O prefeito também ressaltou o impacto cultural e emocional das apresentações. “A Paixão de Cristo, para mim, é um grande diferencial da nossa cultura. A cada grupo que se apresenta, surge uma nova emoção. Com criatividade vocês conseguem entregar um trabalho que toca as pessoas”, declarou.

O ator Paulo Ney, que interpreta Jesus Cristo há 34 anos no grupo Tesga, comentou sobre mais uma edição. “Entrei no Tesga aos 13 anos e vou completar 54 este ano. A emoção se renova a cada apresentação. A preparação é sempre diferente, e a expectativa é que a cada ano seja ainda melhor”, disse.

Os grupos que atenderam aos critérios e foram aprovados no edital do fomento cultural com destinação de mais de R$ 80 mil foram Tesga, Moguchris, Coração de Jesus e Gruteu.

Confira a Agenda de Espetáculos:

28/03 – Quadra de Esportes de Regomoleiro III – 19h30 – Grupo Tesga;

31/03 – Praça de Uruaçu – 19h30 – Gruteu;

02/04 – Golandim (Rua do Cajueiro com a Rua Professor Luiz Soares, próximo ao terminal) – 19h – Moguchris;

03/04 e 04/04 – Golandim (Av. Tomaz Landim, em frente à Kaka Scap) – 20h – Grupo Coração de Jesus;

04/04 – Praça Funda (Rua Rosa Nívea, bairro Jardins) – 19h – Moguchris;

05/04 – Parque das Fontes – 19h30 – Gruteu;

10/04 – Patamar da Igreja Matriz (Centro) – 19h30 – Grupo Tesga.

terça-feira, 24 de março de 2026

Pesquisa Seta: Terezinha Maia é a 3ª mais lembrada do PL e consolida caminho para a reeleição na Assembleia Legislativa


A deputada estadual Terezinha Maia desponta como um dos nomes mais fortes e consolidados do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte. De acordo com a pesquisa do Instituto Seta, divulgada nesta sexta-feira (20), a parlamentar foi a terceira candidata da legenda mais citada pelos eleitores potiguares na corrida por uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Com 0,7% das intenções de voto no levantamento geral, os números indicam um cenário altamente favorável: se as eleições fossem hoje, Terezinha Maia estaria reeleita, garantindo a continuidade do seu mandato em defesa dos municípios do estado.

Mais do que estatísticas, o resultado da pesquisa apenas confirma o sentimento das ruas. Por onde tem passado, a deputada tem sido calorosamente abraçada pela população, refletindo o reconhecimento do seu trabalho atual e o carinho histórico voltado à família, mantendo vivo o legado de cuidado com o povo deixado pelo seu esposo, o saudoso ex-prefeito Paulinho.

O levantamento do Instituto Seta foi divulgado pelo Blog do Barreto e portal O Potiguar. Confira os dados técnicos:

Dados da Pesquisa

O levantamento do Instituto Seta foi divulgado pelo Blog do Barreto e portal O Potiguar. Confira os dados técnicos:

Amostragem: 1.500 pessoas entrevistadas.
Período de campo: 7 a 9 de março.
Margem de erro: 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nível de confiança: 95%.
Registros na Justiça Eleitoral: BR-01174/2026 e RN-07529/2026.

segunda-feira, 23 de março de 2026

Prefeitura de São Gonçalo inicia preparatório para o Enem 2026 com quase 300 inscritos*


Insistir e não desistir do sonho de obter uma vaga no ensino superior. Esse era o sentimento de jovens e adultos na aula inaugural do preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido na manhã do domingo (22), pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, que aconteceu no Teatro Poti Cavalcanti.
No primeiro dia, o preparatório reuniu 285 estudantes e teve a primeira aula voltada aos conhecimentos de Redação e Matemática. Os professores Márcio Flávio e Rosemberg Ramalho abordaram o tema do Enem de 2025, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, enquanto o professor Raphael Magão conduziu a aula com os fundamentos da matemática.”
A estudante Vitória Amaral, que pretende cursar Educação Física, afirmou que o curso tem contribuído para sua preparação. “Meu sonho é conquistar essa vaga e contribuir com o bem-estar das pessoas. Aqui no preparatório estou recebendo o impulsionamento que precisava”, disse.

A universitária Jalyne Emily, aprovada no curso de Turismo após participar do preparatório, compartilhou sua experiência com os alunos. “Esse suporte que recebi da prefeitura foi essencial para a minha aprovação. Tenho certeza de que também vai transformar a vida desses estudantes”, afirmou.

A secretária Mada Calado destacou o impacto da iniciativa. “Quando vemos exemplos como o de Emily, aprovada no ano passado, temos a certeza de que estamos na direção certa. Quando cada um de vocês vence, as famílias de São Gonçalo vencem também”, disse.

Participaram da solenidade de abertura os vereadores Rayure Protásio, Márcia Soares e o secretário municipal de Habitação, Geraldo Veríssimo.

sábado, 21 de março de 2026

Prefeito Jaime Calado acompanha vice-presidente da Caixa, Inês Magalhães, em visita ao empreendimento do Minha Casa, Minha Vida em São Gonçalo do Amarante*


Na tarde desta sexta-feira (20), o prefeito Jaime Calado recebeu a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, acompanhada da governadora Fátima Bezerra, para uma visita técnica às obras dos residenciais Maria Belo e Teodósio Henrique, em São Gonçalo do Amarante. 
O empreendimento habitacional prevê a construção de 480 apartamentos, com investimento federal de R$ 79,2 milhões.

Durante a agenda, o prefeito destacou o impacto social do projeto. “Entre 2009 e 2016, tivemos a oportunidade de entregar 3.500 moradias em São Gonçalo. Agora, neste terceiro mandato, voltamos a viver a emoção de garantir o sonho da casa própria para o nosso povo”, afirmou.

A governadora ressaltou o avanço das obras e a importância do acompanhamento presencial. “Estamos realizando visitas in loco ao Minha Casa, Minha Vida ao lado da vice-presidente de Habitação da Caixa. O que vimos em Parnamirim também se confirma aqui: o andamento dessas obras representa um dado concreto que nos traz alegria e satisfação”, disse.

Já Inês Magalhães enfatizou o papel social da iniciativa. “O trabalho com as famílias é essencial. Trata-se de uma mudança significativa na vida de quem será beneficiado, com acesso a moradia digna e infraestrutura adequada no entorno”, declarou.

O secretário municipal de Habitação, Geraldo Veríssimo, também destacou o alcance do projeto. “São 480 famílias que passarão a viver com dignidade, em apartamentos de qualidade, com área de lazer e estrutura de condomínio. É uma importante obra do Governo Federal em parceria com a gestão municipal”, afirmou.

Além das autoridades, participaram da visita os secretários municipais Mário David (Gabinete Civil), Talita Dantas (SAAE) e Rayane Rocha (SEMJEL), além de representantes da empresa 2MS Engenharia, responsável pela execução das obras.

segunda-feira, 9 de março de 2026

Prefeitura de São Gonçalo abre inscrições para cursos de depilação e manicure*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, abriu inscrições para novas turmas do projeto Qualifica São Gonçalo 2026, com cursos gratuitos de Técnicas em Depilação (turno da manhã) e Técnicas em Manicure (turno da tarde).

As vagas são destinadas a pessoas a partir de 16 anos residentes em qualquer bairro ou comunidade do município. 

As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), na Rua Alexandre Cavalcante, nº 735, ou no CRAS Golandim, na Rua Prof. Luiz Soares, nº 52.

Para se inscrever, é necessário apresentar RG e CPF, comprovante de residência, folha resumo do CadÚnico e comprovante de escolaridade.

As aulas acontecerão na Carreta Senac, localizada em frente à UBS do Golandim II, na Rua General Adjer Barreto, nº 504. O início dos cursos está previsto para o dia 30 de março.

domingo, 8 de março de 2026

São Gonçalo garante construção de novo CAPS II com investimento de R$ 2,1 milhões*


São Gonçalo do Amarante cumpriu todos os requisitos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e garantiu, junto ao Ministério da Saúde, um investimento de R$ 2.118.012,89 para a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Porte II, que será erguido ao lado do Complexo Esportivo Dr. Ruy Pereira dos Santos.

A instalação da placa da obra, na tarde desta sexta-feira (6), foi acompanhada pelo superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, além das representantes do PAC Bruna Sampaio, arquiteta do programa, e Ana Luísa, analista do PAC.

Ao comentar sobre a habilitação do município para receber os recursos, o prefeito Jaime Calado destacou a importância do novo equipamento para a rede de saúde mental da cidade.“Um CAPS como esse que será implantado vai evitar muito sofrimento de muitas pessoas. Eu, como médico, sei como isso é importante”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, explicou que o projeto passou por um processo de destravamento para garantir a liberação do recurso. “Esse projeto do PAC era um processo que estava literalmente travado. O prefeito, através das suas articulações em Brasília, conseguiu superar outra etapa para a liberação desse recurso. A nossa expectativa é que, até a próxima semana, o valor já esteja creditado na conta do município para que possamos dar a ordem de serviço e iniciar a obra, melhorando o atendimento em saúde mental para a população de São Gonçalo”, afirmou.

O superintendente do Ministério da Saúde no estado, Jalmir Simões, parabenizou o empenho da gestão municipal na viabilização do projeto. “Nós aproveitamos essa oportunidade para parabenizar o empenho do governo municipal, da gestão do prefeito, porque essa parceria é importante. Hoje viemos prestigiar a implantação, a colocação da placa que dá o pontapé inicial para que o CAPS ambulatorial aqui de São Gonçalo do Amarante possa iniciar essa obra tão importante para atender a população”, destacou.

O novo equipamento será voltado ao atendimento especializado em saúde mental, ampliando a rede de cuidados do município e oferecendo suporte a pessoas com transtornos mentais e outras necessidades psicossociais

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...