sábado, 27 de dezembro de 2025

São Gonçalo do Amarante se destaca no RN com gestão avançada da educação infantil, aponta levantamento nacional*

A gestão do prefeito Jaime Calado, em São Gonçalo do Amarante, é destaque no cenário educacional do Rio Grande do Norte ao figurar como o único município de grande porte do estado com maturidade avançada na gestão da demanda por educação infantil. A informação consta no levantamento “Retrato da Educação Infantil no Brasil 2025”, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil, o Gaepe Brasil.

De um total de 167 municípios potiguares, apenas cinco alcançaram o nível mais elevado de maturidade na gestão da educação infantil. Além de São Gonçalo do Amarante, aparecem na lista os municípios de Água Nova, Bom Jesus, Caiçara do Norte e Nísia Floresta, todos de pequeno porte. O resultado reforça o protagonismo de São Gonçalo do Amarante entre as grandes cidades do estado no planejamento e organização da oferta de creches e pré-escolas.

O estudo analisou a maturidade da gestão da educação infantil nos municípios brasileiros e diagnosticou que, no Rio Grande do Norte, 18 municípios estão em nível básico, 101 em nível elementar e 43 em estágio inicial. O levantamento apresenta um retrato detalhado da oferta de vagas, dos mecanismos de gestão da demanda, do planejamento das redes de ensino e das formas de colaboração entre instituições públicas.

A pesquisa foi realizada a partir da coleta de informações junto a 100% dos municípios brasileiros e o Distrito Federal, no período de 18 de agosto a 8 de outubro. O trabalho contou com apoio técnico do Instituto Articule e mobilização das instituições que integram o Gaepe Brasil, incluindo o Gaepe RN, garantindo ampla participação dos entes municipais.

No caso específico do Rio Grande do Norte, o levantamento identificou uma demanda de 632 solicitações por vagas em creches. Os dados mostram ainda que 83,83% dos municípios realizam ações de conscientização sobre o direito e a importância da educação infantil para crianças de zero a três anos. Em 90 municípios são realizadas visitas domiciliares por agentes públicos, em 102 há campanhas em escolas e em 89 são utilizadas rádios e outras mídias. Também foi apurado que 66,47% dos municípios identificam famílias com crianças fora da escola e fora das filas de espera.

O relatório completo e a plataforma interativa de dados permitem acompanhar os resultados em âmbito nacional, regional e estadual, reforçando a importância do planejamento e da gestão eficiente para a ampliação do acesso e da qualidade da educação infantil. O desempenho de São Gonçalo do Amarante evidencia avanços significativos e consolida o município como referência no Rio Grande do Norte na política educacional voltada à primeira infância.

A pesquisa possibilita o acesso a uma plataforma de dados em que são disponibilizados os resultados da pesquisa no âmbito nacional, por região e estados da federação, acessados a partir do seguinte endereço eletrônico

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Você sabia que pode economizar até 60% no ITIV? Esse é o incentivo que faltava para você

regularizar de vez a situação do seu imóvel e garantir a segurança da sua família.

Procure um cartório de registro de imóveis, aproveite o desconto e coloque a escritura definitiva no seu nome.

Menos burocracia, mais facilidade e economia real para o seu bolso! ✅

Bola Mucha e São Sebastião são os campeões das Séries A e B do Campeonato de Futebol de São Gonçalo*

O fim de semana foi marcado por grandes decisões no futebol de São Gonçalo do Amarante. As finais da Série A e da Série B reuniram disputas intensas, jogos de alto nível e uma torcida em clima de muita euforia.
No sábado (20), a grande decisão da Série A colocou frente a frente Bola Mucha e Cruzeiro de Regomoleiro. Em uma partida bastante equilibrada, o Bola Mucha venceu pelo placar de 1 a 0, nos acréscimos, conquistando o título da competição. A equipe campeã recebeu o troféu das mãos do prefeito Jaime Calado, além da premiação no valor de R$ 12 mil.

O vice-campeão, Cruzeiro do Regomoleiro, também foi premiado, recebendo troféu e a quantia de R$ 6 mil.
Já no domingo (21), foi a vez da final da Série B. Em campo, São Sebastião e Botafogo mostraram por que chegaram à decisão, protagonizando uma disputa acirrada. Após o empate no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis, e quem levou a melhor foi o São Sebastião, que conquistou o título da Série B.

A equipe campeã recebeu o troféu e a premiação de R$ 6 mil, entregues pelo prefeito Jaime Calado e pela primeira-dama e senadora Zenaide Maia. O Botafogo, vice-campeão, ficou com o troféu e a premiação de R$ 3 mil.

A competição, promovida pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação Desportiva São-gonçalense e chegou ao fim neste domingo (21), se consolidando como um grande sucesso.

Para a secretária de Esporte, Rayane Rocha, o diálogo foi fundamental para o fortalecimento do campeonato. “Trabalhamos com os clubes através do diálogo, com o compromisso de moldar a competição de acordo com o que a cidade merece. Tivemos o apoio do nosso prefeito Jaime Calado, que é apaixonado pelo esporte. Estamos mostrando que somos a cidade do esporte e vamos levar o nome de São Gonçalo para todo o estado”, destacou.

*CEIA GARANTINDA: Prefeitura de São Gonçalo entrega 20 mil cestas natalinas para famílias de baixa renda

Milhares de famílias de São Gonçalo do Amarante terão uma ceia digna neste Natal por meio da ação Cesta Natalina, que integra o programa de governo do município. Ao todo, 20 mil kits alimentícios começaram a ser distribuídos a partir desta segunda-feira (23), alcançando diversas comunidades.
A iniciativa beneficia famílias inscritas em programas sociais do CadÚnico, com renda per capita de até R$ 250,00, garantindo apoio alimentar neste período especial do ano.

Desde o primeiro polo até a última comunidade atendida, a movimentação foi intensa. No Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio, o clima era de expectativa e emoção. Para muitos, o recebimento da cesta simbolizou esperança em dias melhores.
A dona de casa Lucicleide dos Santos não escondeu a emoção ao receber o benefício. “Eu estava sem nada especial para esse Natal, mas agora já posso pensar em uma receita para toda a minha família. Eu só tenho a agradecer”, declarou.

Presente nos polos durante o primeiro dia de entregas, o prefeito Jaime Calado destacou o compromisso da gestão com a população: “Esse recurso é do povo. Estamos fazendo com que ele chegue a quem mais precisa, garantindo uma ceia digna em cada lar de São Gonçalo do Amarante”, afirmou.

A secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Emília Caroline, responsável pela organização da ação, ressaltou o impacto social da iniciativa: “É um momento de gratidão e felicidade. Todo o empenho do prefeito Jaime Calado está tornando essa ação possível. Estamos atendendo famílias em maior vulnerabilidade, incluindo mães atípicas, garantindo o acesso a itens alimentícios e reforçando o compromisso da gestão com a assistência social no município”, destacou.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Projeto “Dia da Criança Feliz – Caravana do Papai Noel” reúne multidão no Parque das Fontes, em São Gonçalo do Amarante*

O Parque das Fontes, em São Gonçalo do Amarante, foi palco de um grande encontro marcado pela magia do Natal. Neste domingo (21), a chegada do Papai Noel emocionou milhares de pessoas e encerrou a Caravana do Papai Noel, que durante três dias percorreu diversos bairros e comunidades do município, levando alegria, encanto e espírito natalino.
Na programação do “Dia da Criança Feliz – Caravana do Papai Noel”, moradores de São Gonçalo e cidades vizinhas prestigiaram a iluminação natalina e aguardaram com expectativa o momento mais esperado da noite. A festa também contou com a Carreta do Talquinho, que garantiu diversão para a criançada.
Um palco foi montado para receber atrações culturais que encantaram o público, com apresentações de bandas marciais, shows da artista local Kris Lima e de Guga Playboy, além de um coral infantil formado por alunos da rede municipal de ensino do CMEI Maria Antônia. A interpretação da canção “Noite de Paz” emocionou as famílias presentes.
O evento contou com a presença do prefeito Jaime Calado, ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, da deputada estadual Eudiane Macedo, além de vereadores e lideranças locais.

Idealizadora do projeto, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, destacou o alcance da iniciativa. “Mais do que celebrar, estamos levando esperança às crianças de São Gonçalo. A Caravana do Papai Noel resgata a magia do Natal e reforça esse tempo de esperança que deve existir em nossos corações”, afirmou.

O prefeito Jaime Calado ressaltou o significado da data. “O Natal celebra o nascimento do Menino Jesus, e nossas crianças merecem viver um momento especial, cheio de alegria e lembranças inesquecíveis”, declarou.

A senadora Zenaide Maia também destacou a mensagem do evento. “A chegada do Papai Noel simboliza esperança e boas ações. O período natalino nos prepara para celebrar o nascimento do Menino Jesus, o que torna tudo ainda mais bonito”, disse.

A ação foi promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, com apoio das demais pastas municipais. O evento contou ainda com patrocínio da Setta Combustíveis, viabilizado pela isenção fiscal da Lei Câmara Cascudo, através do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Cultura, da Secretaria Estadual de Fazenda e da Fundação José Augusto. A iniciativa se consolidou como um grande sucesso de público e participação popular.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

*"São Gonçalo Iluminado" vai além da beleza do Parque das Fontes e leva iluminação natalina para 30 bairros e comunidades*

Mesmo diante dos desafios administrativos, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na gestão do prefeito Jaime Calado, possibilitou aos são-gonçalenses viverem o maior Natal de sua história.
Para além do grande sucesso do Parque das Fontes Paulo Emídio de Medeiros, o projeto São Gonçalo Iluminado alcançou 30 pontos entre distritos, comunidades e bairros do município, levando o encanto e a magia do clima natalino a diferentes localidades.

Com um investimento total de R$ 2.680.000,00, foram montados presépios, árvores natalinas e demais adornos que remetem ao período, compondo a decoração natalina espalhada pelo município.
Para o responsável pela iluminação pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Ivanaldo Maciel, há muito a ser comemorado.
“Este ano, apesar das dificuldades, conseguimos contemplar 30 pontos entre comunidades e bairros, para que as pessoas possam celebrar o Natal com alegria”, afirmou.

Além do Parque das Fontes, um importante ponto histórico do município também recebeu ornamentação especial. A Praça Senador Dinarte Mariz, no largo da Igreja Matriz, foi devidamente iluminada, mostrando que o Natal está presente em todo o território de São Gonçalo do Amarante.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Aeroporto de Natal fecha novembro como o 4° melhor do Brasil, segundo pesquisa oficial do setor*

*Natal, 15/12/2025* - O Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, fechou o mês de novembro com a quarta melhor nota na avaliação geral dos passageiros, entre os 20 maiores aeroportos do Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro, o levantamento oficial do setor de aviação, realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos. 
O Aeroporto de Natal obteve nota 4,60 na pesquisa, com destaque para os indicadores de Limpeza Geral do Aeroporto, Sanitários, Conforto de Sala de Embarque, Disponibilidade de Tomadas e Facilidade no Meio-Fio de Desembarque. Neste último ponto, o combate ao transporte clandestino no Aeroporto de Natal é resultado de ações integradas com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Polícia Militar e Departamento de Estradas e Rodagens (DER).  Outras ações realizadas pela Zurich Airport Brasil, nova concessionária do aeroporto, também refletiram no resultado, como reestruturação do sistema de ar-condicionado, mais tomadas e carregadores nos assentos. No quesito limpeza de sanitários, o Natal Airport está na primeira posição do Brasil.
Também operados pela Zurich Airport Brasil, os Aeroportos de Florianópolis e de Vitória ficaram na 1ª e 2ª posições, respectivamente, com notas 4,81 e 4,64.

A pesquisa é feita diariamente com 21 indicadores, que são respondidos pelo passageiro atribuindo notas de 1 a 5.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

705 alunos da rede municipal de São Gonçalo recebem certificação de patrulheiros mirins do PROJETE 2025*

O Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros ficou lotado, nesta quarta-feira (10), durante a cerimônia de encerramento das atividades do Projeto de Educação de Trânsito nas Escolas ( PROJETE). Criado em 2011, o programa é uma ação educativa desenvolvida pela Polícia Rodoviária Estadual.
Nesta edição, o Demutran de São Gonçalo firmou parceria com o CPRE para a formação e certificação de 705 alunos da rede municipal de ensino.
O diretor do Demutran, Pr. Edmilson Gomes, destacou a importância da iniciativa. “O Projeto de Educação de Trânsito, realizado pelo CPRE em parceria com a Prefeitura, leva às crianças noções fundamentais de segurança no trânsito. Neste ano, concluímos as atividades em sete escolas e certificamos 705 alunos. Foi um sucesso.”
O prefeito Jaime Calado ressaltou que a educação é o caminho mais eficaz para melhorar o trânsito. “Tudo o que pudermos fazer para melhorar o trânsito é importante, mas nada é mais eficaz do que a educação. Quando as pessoas estão preparadas, os erros diminuem significativamente. Agradeço aos professores, servidores, secretarias envolvidas e, em nome do povo de São Gonçalo, ao CPRE, que traz conhecimento e experiência para esse trabalho.”

A aluna Vitória Souza, da Escola Cantinho do Saber, comemorou a conquista. “Eu estou muito feliz com esse certificado. Daqui tiramos grandes lições para um trânsito cada vez melhor.”
A responsável pelo Projete no RN, Coronel Lígia, agradeceu a parceria da prefeitura e do Demutran. “Quero aqui agradecer a Prefeitura de São Gonçalo e o Demutran por todo apoio necessário, que permitiu o sucesso de mais essa ação que salva vidas.”

Iluminação natalina e neve artificial encantam população de São Gonçalo no dia da Emancipação Política*

A celebração dos 67 anos de Emancipação Política de São Gonçalo do Amarante ganhou um brilho especial na noite desta quinta-feira (11). Pela primeira vez, a praça do Parque das Fontes, no centro da cidade, recebeu uma moderna iluminação natalina e até neve artificial, atraindo uma multidão que aguardava ansiosa pelo acendimento oficial.
O secretário de Serviços Urbanos, Magnus Kebyo, ressaltou a importância do momento para a gestão municipal e para os moradores. “É uma alegria imensa. Com determinação, coragem e muito empenho, nosso prefeito, doutor Jaime, nos apresentou esse projeto de iluminação preparado com grande carinho. Hoje entregamos essa bela decoração natalina para que o povo de São Gonçalo tenha orgulho da sua cidade e receba o Menino Jesus de braços abertos e bem iluminados”, afirmou.
Além do Parque das Fontes e da Praça Senador Dinarte Mariz, outras 30 comunidades também estão recebendo decoração natalina com árvores e presépios. O investimento total é de R$ 2.680.000,00, provenientes da Contribuição Social de Iluminação Pública (COSIP).
O prefeito Jaime Calado realizou o acendimento das luzes ao lado da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, emocionando o público que lotou a praça Prefeito Paulo Emídio de Medeiros. Houve show de fogos e até neve artificial, encantando crianças, jovens e adultos. “Essa iluminação é uma forma concreta de mostrar que a cidade se prepara para receber o Menino Jesus, nosso Salvador. No fim do ano, cresce em nós o desejo de confraternizar, ser solidário, perdoar. E, coincidindo com o aniversário da cidade, vivemos uma dupla emoção. Por isso inauguramos hoje essa linda e moderna iluminação natalina”, declarou o prefeito.

Moradores comemoraram a novidade. “Para mim e para a população é muito importante, porque nunca tivemos algo assim. Estamos vendo isso pela primeira vez, e é uma diversão para todos: crianças, adultos, todo mundo”, disse Lucicleide Melo, moradora do bairro Jardins.

A programação contou com apresentações do Samba do Galo, de Erlon Bezerra e participação especial de Mirelli Lima, embalando a celebração da data histórica e da nova iluminação natalina.

O morador Dartagnam Rodrigo, de Santo Antônio do Potengi, também destacou a iniciativa inédita. “Isso nunca aconteceu aqui. Estamos muito felizes com o que o prefeito Jaime Calado está trazendo para nós e para nossos filhos. É realmente algo inédito. Só temos a agradecer por esse momento tão especial.”

Nas redes sociais, a repercussão do evento foi imediata e ganhou grande alcance, impulsionada pelas imagens da neve artificial e pela beleza da iluminação. Além do prefeito Jaime Calado e da senadora Zenaide Maia, estiveram presentes na solenidade, a deputada estadual Terezinha Maia, o vice-prefeito Flávio Henrique, secretários municipais representados por Mada Calado e vereadores da cidade de São Gonçalo do Amarante.

A iluminação natalina estará acesa todos os dias, mas o espetáculo da neve artificial acontecerá de quinta-feira a domingo pelas próximas semanas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Última edição do Programa de Aquisição de Alimentos de 2025 beneficia 200 famílias no Guajiru*

A aposentada Maria Pereira abriu um sorriso ao receber o kit de hortifrutigranjeiros do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que chegou ao Guajiru nesta quinta-feira (4). “Vou preparar um peixinho com batata hoje. Obrigado, meu Deus”, afirmou. Ao todo, 200 famílias foram contempladas nesta edição.
A ação é realizada pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Emater-RN, Governo Federal e Guancoop.
Durante a cerimônia, o secretário-chefe de Gabinete, Mário Davi, que representou o prefeito Jaime Calado, destacou: “Essas ações são fruto do empenho do nosso prefeito em sempre trazer o melhor para o povo.”
A secretária Emília Caroline (Semtasc) também comemorou os resultados do programa: “Estamos satisfeitos com tudo o que as entregas têm proporcionado às famílias da nossa cidade.”

Moacir Santos (EMATER-RN), ressaltou o impacto da iniciativa: “Cada família está levando mais de 15 kg de alimentos, garantindo dignidade e uma alimentação segura para quem mais precisa.”

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...