sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Remédio para todos


*REMÉDIO PARA TODOS: Gestão Jaime Calado resolve problema da falta de medicamentos nas unidades de saúde*

Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, e a secretária municipal de Saúde, Terezinha Rêgo, realizaram uma visita à unidade básica do Jardim Lola para acompanhar a chegada da remessa de medicamentos que está abastecendo as 33 unidades do município. Entre os itens estão remédios simples como dipirona e medicação de uso contínuo, necessários ao tratamento de hipertensão, diabetes, doenças vasculares e outras condições atendidas na atenção primária, que estavam em falta.

O fornecimento regular de medicamentos, que deveria ser uma rotina, não acontecia há mais de um ano. Quando assumiu a prefeitura, em 1º de janeiro deste ano, o prefeito Jaime Calado se deparou com centenas de caixas de medicamentos vencidos, adquiridos em excesso pela gestão passada, que jamais foram distribuídos à população. Enquanto faltava nas unidades, causando angústia aos pacientes, os remédios permaneciam esquecidos e perdendo o prazo de validade nos estoques da Secretaria Municipal de Saúde.

“Isso é uma página virada”, declarou o prefeito. “Agora, o foco é garantir que a população receba o medicamento de que precisa. Não adianta o médico prescrever um remédio se o paciente não tem acesso a ele. E não tem esse negócio do remédio só ser fornecido a quem tem amizade com a liderança aliada do prefeito. Vamos oferecer medicamentos para todos”, enfatizou.

A secretária Terezinha Rêgo explicou que, na próxima semana, chegarão os medicamentos controlados, que, devido à especificidade do seu uso, serão centralizados em unidades específicas, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A prescrição e a distribuição desses medicamentos exigem um controle mais rigoroso.

“Além de reabastecer as unidades com medicamentos para a atenção primária, também implementamos um sistema para monitorar os estoques e evitar desperdícios, desabastecimento ou a expiração dos produtos, algo que ocorreu na gestão anterior”, acrescentou a secretária.

água e vida a inovação está apenas começando


*Após meses de falta d’água, prefeito Jaime Calado anuncia retomada do abastecimento de água na zona rural de São Gonçalo*

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e a presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Talita Dantas, visitaram nesta quarta-feira (22) a comunidade de Serrinha para anunciar a normalização do abastecimento na zona rural do município. A retomada do sistema de distribuição beneficia mais de 18 mil pessoas. “Estou aqui para dar essa boa notícia: a água voltou”, comemorou o prefeito.

A regularização do serviço foi possível após a compra emergencial de um equipamento no valor de R$ 12 mil, que estava quebrado desde o ano passado e comprometia o fornecimento de água na região. Desde outubro de 2024, o abastecimento na zona rural já estava seriamente prejudicado. A situação se agravou nos últimos dias, com várias comunidades enfrentando a falta de água.

A nova presidente do SAAE, Talita Dantas, que assumiu o cargo no início de janeiro deste ano, descreveu que encontrou uma série de problemas: dívidas acumuladas, negligência na gestão, equipamentos danificados, licenças expiradas e até produtos químicos fora do prazo sendo usados no tratamento da água. Só com a Cosern, o SAAE acumula uma dívida superior a R$ 2 milhões.

“Vamos trabalhar incansavelmente até resolver todos os problemas, conforme a determinação do prefeito Jaime Calado”, afirmou Talita Dantas durante a visita a Serrinha, que contou também com a presença de técnicos do SAAE. “Nossa missão é reconstruir tudo o que foi destruído”, concluiu.

A boa notícia foi comemorada pelos moradores locais. “Bastou mudar a gestão e já temos água nas casas”, celebrou Bibi Careca, morador de Serrinha. “Era um problema sério, mas agora estamos satisfeitos.”

A alegria de Bibi é compartilhada por Tico da Água. Responsável pelo reservatório do SAAE em Serrinha, ele relatou as dificuldades enfrentadas. “Desde outubro, os problemas começaram. A água vinha dia sim, dia não. As bombas quebravam com frequência e não havia recursos para o conserto”, contou Tico.

Ajude a Reconstruir Nossa São Gonçalo


*Prefeitura de São Gonçalo oferece 20% de desconto para contribuintes que pagarem IPTU em cota única*

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante está oferecendo desconto de até 20% para os contribuintes que optarem por pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única.

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Tributação, os contribuintes do 1º Grupo têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar o desconto. Os do 2º Grupo têm até 10 de março, e os do 3º Grupo, até 10 de abril.

Quem preferir pagar o imposto de forma parcelada pode dividir o valor em até 8 parcelas, com vencimentos de janeiro a agosto.

Os contribuintes que não receberam os carnês do IPTU podem acessá-los digitalmente no site www.saogoncalo.rn.gov.br, emitir o DAM e realizar o pagamento.

*Parceria Prefeitura de São Gonçalo e SENAC


As inscrições para os cursos profissionalizantes da Carreta-Escola do Senac começam na segunda-feira 03.02 e vão até dia 10.02.2025, na Central Municipal de Serviços que fica na Praça da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. O horário de inscrição é das 8h às 12h e das 13h às 16h (seg a sex).

A capacitação é uma parceria do Senac, Fecomércio RN, Prefeitura Municipal e CDL São Gonçalo do Amarante. Estão sendo disponibilizados os cursos Operar Sistemas Operacionais, Formação Excel, Noções Básicas de Rotinas Administrativas, Gestão de Marketing de Vendas, Qualidade no Atendimento e Estratégia de Negociação para Vendedor. 

A data de início das aulas é 17.02.2025.

https://www.instagram.com/p/DFgPk-0R9qe/?igsh=MTUxbjI2dHpsaHIzcg==

Vandalismo no cemitério público de igreja Nova

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está registrando vários casos de vandalismo no Cemitério Público de Igreja Nova. 

Nosso subsecretário de Serviços Urbanos, Edson Peba, esteve no local pra constatar as ocorrências e faz um pedido aos moradores para denunciar e ajudar a identificar os autores desses crimes. 

As denúncias podem ser encaminhadas pelo zap da Semsur: (84) 9 9918.9995 ou 190 da Polícia Militar.

https://www.instagram.com/reel/DFfmKzEu-s4/?igsh=ZTgxZ2R6MTgzcnM4

Calendário de pagamento da Prefeitura ✅️

Secretaria de Finanças de São Gonçalo divulga calendário anual de pagamento dos servidores

Em meio a desafios econômicos herdados da gestão anterior, o prefeito Jaime Calado tem priorizado o pagamento dos servidores municipais, garantindo a estabilidade financeira do funcionalismo. A equipe técnica do governo tem trabalhado para assegurar que os salários dos servidores sejam pagos pontualmente.

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Finanças divulgou o calendário anual de pagamentos, proporcionando maior previsibilidade e organização para os servidores públicos do município.

A medida traz mais segurança para os profissionais da Prefeitura, que agora podem planejar com antecedência suas finanças pessoais, sabendo exatamente quando os vencimentos serão realizados. Com isso, os servidores poderão honrar seus compromissos financeiros com mais tranquilidade, reforçando o compromisso da atual gestão com a valorização e o bem-estar dos trabalhadores municipais.

São Gonçalo agora tem prefeito 💙


Na próxima segunda-feira (3) a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizará uma sessão solene que marcará o início dos trabalhos do Legislativo Municipal no ano de 2025.

Dentro da sessão, o prefeito @jaimecaladooficial fará a Leitura Anual, onde deverá anunciar investimentos e ações no município para este ano. 

O evento acontecerá às 16h, na sede poder legislativo, no Centro da cidade, será aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara 

Sextou com "S" De Salário na conta


diante de todas as dificuldades financeiras, a Prefeitura de São Gonçalo honra o compromisso de pagar os salários dos servidores efetivos e comissionados dentro do mês trabalhado. ✅️ 

A inovação está apenas começando 💙

*No ano do Centenário de Dona Militana, prefeito Jaime Calado cria a Secretaria Municipal de Cultura*

Aconteceu nesta quinta-feira (30), no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante, a solenidade de sanção da lei que institui a Secretaria Municipal de Cultura, um marco para a valorização e fortalecimento das políticas culturais no município.

A festa da cultura popular contou com a presença de diversos artistas, grupos de folclore, de dança, de teatro, de quadrilhas juninas e outras manifestações da cidade, que lotaram as dependências do teatro para prestigiar o momento histórico.

Além do prefeito Jaime Calado e da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, marcaram presença: a secretária estadual de Cultura, Maryland Brito, representando a governadora Fátima Bezerra; a deputada estadual Terezinha Maia; o vice-prefeito Flávio Henrique; o presidente da Câmara de São Gonçalo, vereador Nonato Queiroz, representando os demais vereadores presentes.

Na ocasião, o ator e advogado Gleydson Almeida foi nomeado titular da nova pasta. Atual presidente da Fundação Cultural Dona Militana, ele acumulará as duas funções, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido na área cultural da cidade.

Ao ser empossado no novo cargo, Gleydson convidou para subir ao palco os representantes de todos os grupos artísticos que estavam presentes no teatro. Ao lado deles, ele se comprometeu a lutar cada vez mais para fortalecer a cultura do município.

“Estamos aqui reunidos não apenas para celebrar a sanção de uma lei, mas para honrar uma trajetória de luta, resistência e dedicação dos nossos artistas, dos nossos mestres e de todos aqueles que, ao longo das décadas, mantiveram viva a alma cultural deste município”, destacou o secretário.

Em seu discurso, bastante emocionado, ele homenageou a importância de Dona Militana. “Este momento é ainda mais especial por ser o ano do Centenário de Dona Militana, a maior romanceira do Brasil, filha ilustre desta terra e símbolo da nossa rica tradição cultural. A sanção desta lei também faz parte dessa grande festa de celebração da memória e do legado de Dona Militana, que imortalizou em sua voz as histórias e os romances que representam a essência do nosso povo”, destacou.
A solenidade contou também com a presença de gestores de cultura de outros municípios, produtores culturais de todo o estado, além de secretários da gestão.

O prefeito Jaime Calado, ao assinar a lei que cria a nova secretaria, disse: “Tudo isso traduz porque São Gonçalo é, de fato e de direito, o Berço da Cultura do Rio Grande do Norte”. E citou a poetisa Cora Coralina: “Nada vale a pena se não tocar o coração das pessoas. E é isso que a cultura faz, tocar o coração das pessoas. E cabe a nós passar para novas gerações essas emoções criadas pelos nossos artistas. Eu estou muito feliz de poder contribuir para perpetuar isso”.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...