quarta-feira, 25 de junho de 2025

MEMÓRIA VIVA: Prefeitura de São Gonçalo inicia recuperação do Museu Municipal Séphora Bezerra* ✅️

O compromisso com a memória e a cultura de São Gonçalo do Amarante ganhou novo impulso nesta terça-feira (24), com o anúncio das obras de recuperação do Museu Municipal Séphora Bezerra. Durante visita ao local, o prefeito Jaime Calado destacou a importância da iniciativa para a valorização da história do município.

“Queremos que esse espaço que retrata a história da nossa gente tenha vida”, afirmou o prefeito. Para ele, a restauração do museu é mais do que uma intervenção física — é um gesto de respeito e resgate da identidade são-gonçalense.

“Nos últimos três anos, esse prédio ficou abandonado e é urgente fazer uma restauração – e é o que estamos fazendo aqui. Tem um time bom que gosta de história, que gosta de São Gonçalo, dando vida a esse museu. E futuramente pensamos em ampliá-lo, não só no tamanho, mas nas atividades”, completou.

A obra contempla pintura, correção de infiltrações e reconstrução do forro, atualmente comprometido. A execução está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, em parceria com a empresa RD Engenharia, representada pelo engenheiro David Dantas. Também acompanharam a visita o secretário de Infraestrutura, Márcio Barbosa, e servidores da pasta da Cultura.

O secretário de Cultura, Gleydson Almeida, reforçou o momento de reconstrução vivido pela cidade. “Estamos retomando todas as nossas atividades culturais com força total. Quem esteve aqui sabe como esse equipamento estava: em completo abandono. Agora é tempo de reconstrução e progresso”, afirmou.

A recuperação do Museu Séphora Bezerra representa um passo importante na valorização da cultura local e na preservação da memória coletiva de São Gonçalo do Amarante.

terça-feira, 24 de junho de 2025

vamos limpar todas as lagoas de captação da cidade afirma o prefeito Jaime Calado

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu início, na manhã desta segunda-feira (23), a uma  de limpeza urbana nas lagoas de captação do município. A ação foi determinada pelo prefeito Jaime Calado, como medida preventiva após as fortes chuvas registradas na última semana.

“É importante destacar que, mesmo com todas essas chuvas, nenhuma lagoa transbordou. Ainda assim, nossas equipes estão nas ruas, trabalhando firme nesse tempo de reconstrução e progresso”, reforçou o prefeito.

A operação começou pela lagoa localizada no entorno da Rua das Petúnias com a Avenida Flores do Campo, no bairro Jardins. Estão mobilizadas para a ação as secretarias de Serviços Urbanos (SEMSUR), Infraestrutura e o SAAE.

O objetivo é garantir que todas as lagoas estejam limpas e funcionando plenamente para evitar transtornos durante o período chuvoso.

“Vamos atender à determinação do nosso prefeito Jaime Calado de limpar todas as lagoas de captação da nossa cidade”, afirmou o secretário da SEMSUR, Magnus Kebyo.

Também estiveram acompanhando a ação: Márcio Barbosa (Infraestrutura), Arthur Queiroz (subsecretário de Infraestrutura) e Ivanaldo Maciel (Sec. Adjunto da SEMSUR).

A Prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental: o lixo doméstico e restos de poda devem ser descartados nos locais corretos, nos pontos de coleta determinados pela SEMSUR. O descarte irregular compromete o escoamento das águas e pode causar alagamentos.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

prefeitura de São gonçalo firma parceria com PAX Augusto Servero para cursos de capacitação


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, visitou nesta terça-feira (17), o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), localizado em Macaíba. Acompanhado dos secretários Luiza de Marilac (Educação), Jusceni Tavares (Desenvolvimento Econômico) e do chefe de gabinete, Mário David, o prefeito foi recebido pelo diretor-presidente do PAX, Olavo Bueno, e pela presidente do Conselho de Administração, professora Ângela Paiva.

O principal objetivo da visita foi alinhar parcerias para capacitação profissional e consultorias no desenvolvimento de projetos voltados ao município de SGA.

O PAX é uma iniciativa que promove a integração entre academia, setor produtivo, governo e sociedade civil para impulsionar inovação, ciência, educação e empreendedorismo. Localizado a poucos minutos de Natal e do Aeroporto Aluízio Alves, o parque tem papel estratégico no desenvolvimento regional.

São Gonçalo do Amarante é um dos municípios fundadores do PAX, ao lado de Natal, Macaíba e Parnamirim, além de instituições como FECOMÉRCIO, FIERN, FUNCERN, SEBRAE, UERN e UFRN. A criação do centro tecnológico contou com apoio decisivo de Jaime Calado, à época secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Agora, de volta à Prefeitura, Jaime reforça o compromisso com o avanço do município:

“Vamos firmar uma parceria entre o PAX e São Gonçalo, por meio da Secretaria de Educação, para a oferta de cursos de curta e longa duração, além de consultorias em diversos setores”, destacou o prefeito, ao classificar o PAX como um verdadeiro “reduto da inteligência, da ciência e da tecnologia do RN”.

festival São Gonçalo junino 2025 vai agitar feriadão com show da banda grafith e apresentações de quadrilhas juninas


A cidade de São Gonçalo do Amarante se prepara para viver dias de muito forró, cultura popular e emoção com a realização do Festival São Gonçalo Junino 2025, que acontece de 18 a 21 de junho, em Santo Antônio do Potengi.

A abertura oficial será na Rua dos Antúrios, tradicionalmente conhecida como a “rua da festa”, no dia 18 de junho (quarta-feira), com shows gratuitos de grandes atrações: Banda Grafith, Guga Playboy e a atração local Ariane Sandrine. A noite promete dar início ao festival em grande estilo, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração popular.

Entre os dias 19 e 21 de junho, o evento se concentra no Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, onde será realizado o aguardado Festival de Quadrilhas Juninas, reunindo os melhores grupos do Rio Grande do Norte nas categorias tradicional e estilizada. O forró tomará conta da Praça Ana Clésia, ao lado do Ginásio de Esportes. Na trivela do forró vão se apresentar as bandas: Sandrinho e Kalinny, Leite de Pedra e Daivid Agostinho.

A grande campeã do festival, na categoria estilizada, garantirá vaga para representar o Rio Grande do Norte no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, uma das mais prestigiadas vitrines da cultura junina nordestina.

O evento contará ainda com cobertura especial da InterTV Cabugi, mostrando a importância cultural e o alcance regional do festival.

O São Gonçalo Junino 2025 é uma realização da Natal Cultural, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e da deputada estadual Eudiane Macedo. O projeto é patrocinado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e da Secretaria Estadual de Cultura. O evento conta também com o patrocínio das empresas Recicla, Comcel e Rede de Postos Domingos.


*ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS* 

19 de Junho (quinta-feira) – Quadrilhas Tradicionais

18:30h – ZÉ LOUQUIM (GOLANDIM/SG) / Apresentação Especial

19:00h – JEITO MATUTO (CENTRO/SÃO GONÇALO)  Apresentação Especial

19:30h – LOUCURA JUNINA (GOLANDIM/SÃO GONÇALO)

20:20h – REI DO BAIÃO (NATAL)

21:10h – CORAÇÃO MATUTO (NATAL)

22:00h – JUNINA SERTÃO (BARCELONA)

22:50h – BRILHO DA LUA (NATAL)

23:40h – BRILHO MATUTO (NATAL)

00:30h – JEITO MATUTO (MACAÍBA)


20 de Junho (sexta-feira) – Quadrilhas Tradicionais

18:30h – ENCANTA JUNINA (POÇO DE PEDRA/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

19:00h – PAIXÃO NORDESTINA (BELA VISTA/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

19:30h – PISA NO MILHO (SÃO TOMÉ)

20:20h – NOVA GERAÇÃO (PARNAMIRIM)

21:10h – ENCANTA SÃO JOÃO (NATAL)

22:00h – ZÉ MATUTO (NATAL)

22:50h – ESTRELA MATUTINA (MONTE ALEGRE)

23:40h – JUNINA REBOLIÇO (PARNAMIRIM)

00:30h – PADRE PINÁ (NATAL)


21 de Junho (sábado) – Quadrilhas Estilizadas

19:30h – AS BIBAS DE SANTOS (SANTO ANTÔNIO/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

20:20h – 100% FERROVIÁRIO (LAJES)

21:10h – CORAÇÃO NORDESTINO (JARDIM LOLA/SÃO GONÇALO)

22:00h – JUNINA SÃO JOÃO (NATAL)

22:50h – BREJO DE OURO (BREJINHO)

23:40h – LUME NA FOGUEIRA (MOSSORÓ)

00:30h – CIA. CULT PÉ DE SERRA (PATU).

sexta-feira, 13 de junho de 2025

prefeito Jaime Calado e Senadora zenaide maia Apresenta demandas da saúde de São Gonçalo ao Ministro Padilha

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve em Brasília nesta terça-feira (11) para uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado da senadora Zenaide Maia e da secretária municipal de Saúde, Terezinha Rêgo. A reunião teve como pauta central a situação da saúde pública no município e os principais pleitos para aprimorar e ampliar o atendimento à população.

Entre as prioridades apresentadas estão a habilitação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), a destinação de equipamentos para o novo Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante e uma suplementação de recursos para fortalecer a estrutura já existente e ampliar o atendimento à população. Também foi protocolado o projeto técnico para adesão do município ao novo programa do Governo Federal que amplia o acesso a atendimentos especializados em todo o Brasil.

Durante o encontro, a senadora Zenaide Maia reforçou a importância de atender com urgência as demandas do município: "São Gonçalo é um município estratégico, que cresce rápido e precisa de uma rede de saúde pública à altura. Me coloco à disposição para continuar contribuindo com tudo o que for necessário para melhorar a saúde do nosso povo", afirmou a senadora, que por ser médica, tem uma atuação que prioriza a saúde pública.

A secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, apresentou uma análise técnica detalhada dos desafios enfrentados pela rede municipal e entregou os documentos com os pedidos formalizados: "Temos uma equipe comprometida e uma população crescente. Mas precisamos de mais apoio para garantir atendimento digno, desde a atenção primária até os casos de média e alta complexidade", destacou.

O ministro Alexandre Padilha se comprometeu a analisar com prioridade as demandas apresentadas e deu sinal positivo para o avanço dos pleitos.
Para o prefeito Jaime Calado, a reunião foi positiva e representa mais um passo na luta por uma saúde pública de qualidade: "Nosso objetivo é cuidar das pessoas. Com o novo hospital, o CER e o reforço nos recursos, São Gonçalo poderá dar um salto importante no atendimento à população. Agradeço à senadora Zenaide pelo apoio constante e ao ministro Padilha pela sensibilidade com as nossas demandas", declarou.

terça-feira, 10 de junho de 2025

Parceria entre Neoenergia Cosern e Prefeitura de São Gonçalo garante nova iluminação em LED


Para o Município A cidade de São Gonçalo do Amarante está recebendo um importante investimento na área de infraestrutura urbana. A Neoenergia Cosern deu início à substituição de 1.250 luminárias convencionais por luminárias de LED em diversos pontos do município. A ação é fruto de uma parceria entre a empresa e a Prefeitura Municipal, com um investimento de R$ 1,3 milhão.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, um conjunto de iniciativas voltadas à eficientização energética regulado pela ANEEL e à modernização da iluminação pública da cidade. 

*_"A nova tecnologia não só melhora a luminosidade das vias e espaços públicos, como também contribui diretamente para o aumento da percepção da segurança e da qualidade de vida da população são-gonçalense"_, destaca Fabiana Lopes, Diretora Presidente da Neoenergia Cosern.*

Além disso, a substituição das luminárias comuns por equipamentos de LED representa um avanço na gestão dos recursos públicos, gerando redução no consumo de energia e economia para os cofres do município.

*O prefeito Jaime Calado destaca que "diante das dificuldades financeiras que passa o município, a atual gestão está buscando soluções criativas, sustentáveis e parcerias estratégicas para promover o desenvolvimento da cidade e garantir mais bem-estar à população".*

domingo, 8 de junho de 2025

Jaime Calado se reúne com presidente da FIERN para tratar sobre Distrito Empresarial de São Gonçalo


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, reuniu-se nesta sexta-feira (6) com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, para discutir avanços na implantação do Distrito Empresarial do município. O encontro teve como foco as estratégias para atrair investimentos e acelerar a consolidação do projeto.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Hélio Duarte, e representantes da FIERN.

Situado em área estratégica, nas proximidades do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, o Distrito Empresarial é considerado uma das iniciativas mais promissoras da atual gestão. Além da localização privilegiada, o espaço será também um polo empresarial, ampliando significativamente seu potencial econômico.

Jaime Calado destacou que a prefeitura está tomando todas as providências necessárias para dotar o local de infraestrutura básica, como abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica. O projeto está na fase de licenciamento e, em breve, contará com um escritório voltado ao acolhimento e atendimento de empresários interessados.

Roberto Serquiz reafirmou o apoio da FIERN à divulgação do distrito junto ao setor produtivo do estado. Segundo ele, trata-se de uma proposta estratégica para o fortalecimento da indústria potiguar, especialmente diante da expectativa de instalação de um Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) na área.




Aulões Preparatórios para o IFRN reforçam compromisso da Prefeitura com a Educação em São Gonçalo*

O estudante Natan Lima, morador do bairro Novo Santo Antônio, chegou cedo ao Teatro Municipal neste sábado (7) e não escondeu a empolgação. “É uma oportunidade incrível poder se preparar com um quadro de excelentes professores para essa prova tão importante”, afirmou. Como ele, centenas de estudantes participaram da aula inaugural do Aulão Preparatório para o IFRN.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, sob a organização da Secretaria para Assuntos Extraordinários, liderada pela secretária Mada Calado. O projeto simboliza mais um avanço no esforço da gestão Jaime Calado para reconstruir e fortalecer a qualidade do ensino na cidade.

Para garantir o acesso dos alunos de todas as regiões, a Prefeitura disponibilizou dez rotas de ônibus, com itinerários planejados para facilitar a chegada ao local. Ao desembarcarem no Teatro, os alunos foram recepcionados com acolhimento e receberam gratuitamente o material didático das aulas.

“A nossa intenção é oferecer mais do que uma aula: é dar uma chance real para que os jovens estejam mais bem preparados e possam disputar uma vaga no IFRN com mais competitividade”, destacou Mada Calado.

A aula inaugural abordou conteúdos de disciplinas como Matemática, ministrada pelo professor Raphael Magão, que destacou o papel da gestão pública na democratização do acesso ao conhecimento. “Aqui, a Prefeitura faz a diferença. Essa é a chance para quem sonha em ingressar no Instituto Federal”, afirmou.

As próximas aulas do preparatório serão divulgadas nas redes sociais oficiais da Prefeitura: @prefsgarn.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

prefeito Jaime Calado entrega 64 mil em fomento as quadrilhas junina de São Gonçalo

O clima junino já toma conta de São Gonçalo do Amarante! Ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona, a cidade se prepara para viver intensamente uma das festas mais queridas do Nordeste. E para fortalecer essa tradição, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, entregou nesta segunda-feira (2) o fomento no valor total de R$ 64 mil para sete quadrilhas juninas do município.

O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete Civil, no Centro Administrativo, com a presença do prefeito Jaime Calado, do vice-prefeito Flávio Henrique, do secretário de Cultura Gleydson Almeida e da secretária Extraordinária Mada Calado.

Durante a entrega, o prefeito Jaime Calado destacou a importância do incentivo à cultura popular: "Estamos estimulando nossas quadrilhas juninas, que representam uma parte fundamental da nossa cultura, vivida por crianças, jovens e idosos. Essa tradição tem um formato único no Nordeste, com música, dança, roupas típicas e culinária própria. Nossas quadrilhas estão entre as melhores do Estado, e esperamos grandes apresentações neste ano."

O secretário de Cultura, Gleydson Almeida, também reforçou o impacto positivo do investimento: "Investir nas quadrilhas é investir na cultura, na economia criativa e no talento do nosso povo. É um reconhecimento à dedicação de quem mantém viva a identidade nordestina."

Representando os grupos juninos, a artista Doddy Dourada, da quadrilha Coração Nordestino, celebrou o apoio da gestão: "Pra gente é maravilhoso! Um incentivo como esse fortalece o movimento junino e valoriza a nossa Coração Nordestino, que há 27 anos representa São Gonçalo em todo o Brasil. Só gratidão à gestão do prefeito Jaime Calado por esse reconhecimento à cultura."

A Prefeitura já se prepara para promover um grande São João entre os dias 18 e 21 de junho, com programação recheada de música, dança e tradição, celebrando a força da cultura popular nordestina.


prefeitura de São gonçalo vai iniciar aulões preparatórios gratuito

para o IF neste sábado (7); inscrições já estão abertas* 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, dará início neste sábado (7) aos Aulões Preparatórios para o Instituto Federal (IF). A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte gratuito aos estudantes que desejam ingressar no ensino técnico e profissionalizante.

A aula inaugural será realizada a partir das 8h da manhã, no Teatro Municipal Poti Cavalcante, localizado no centro da cidade. O momento marcará o início de uma série de encontros aos sábados voltados à preparação dos jovens para o processo seletivo do IF.

As inscrições poderão ser feitas de forma online, por meio do link https://forms.gle/YescHx4yAWCKj5Uq7, ou presencialmente no local do evento, no próprio dia da aula inaugural.

A ação cumpre mais uma etapa prevista no plano de governo do prefeito Jaime Calado. Compromisso da atual gestão com a educação e a valorização da juventude, ampliando oportunidades para que mais estudantes tenham acesso ao ensino público de qualidade.

ENCONTRO PRODUTIVO NO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO ✅️

Estive com o Sr. André Lima, Gerente do Aeroporto – Zurich Airport Brasil, para conversar sobre nossa trajetória no esporte, os projetos esportivos de São Gonçalo e o nosso orgulho, o Projeto São Gonçalo no Pódio! 💙💪

A equipe de projetos e captação de recursos, representada por Nilson e Micael, reforçaram a importância do apoio aos nossos atletas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, ferramenta fundamental para transformar sonhos em conquistas! 🏃‍♂️🤝

Agradecemos ao Sr. André pela recepção calorosa e pelo apoio à valorização do esporte em nossa cidade. Vamos juntos, pelo esporte e pela juventude de São Gonçalo! 🚀🇸🇬

#EsporteÉVida #SãoGonçaloNoPódio #JuventudeEmMovimento #LeiDeIncentivoAoEsporte #ZurichAirportBrasil #TrabalhoQueTransforma #SGAEsporteELazer

semana do meio ambiente SEMURB de São Gonçalo promove ação


ção de educação ambiental na Escola Municipal Francisco Potiguar*

Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), realizou nesta terça-feira (03/06) uma importante ação de conscientização ambiental na Escola Municipal Francisco Potiguar Cavalcante.  Compromisso da gestão do prefeito Jaime Calado com a sustentabilidade e a educação ambiental no município.

A programação contou com a palestra “Mãos na Terra: Educação, Saúde e Meio Ambiente”, ministrada pelo biólogo Lucas Barbosa, que abordou temas como reaproveitamento de materiais, cuidados com o meio ambiente e a implantação de hortas escolares. O momento educativo teve como foco sensibilizar os alunos sobre práticas sustentáveis e acessíveis.

Durante a ação, os estudantes participaram de uma oficina de personalização de garrafas PET, com ilustrações inspiradas na fauna, incentivando o reaproveitamento de resíduos e a criatividade. Um dos destaques da iniciativa foi a implantação de uma horta sustentável, utilizando pneus reutilizados, montada com a participação da comunidade escolar.

A atividade contou com o apoio da diretora da unidade, Marinalva, das professoras Pollyana e Helena, e com a colaboração da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário, responsável pela doação do adubo utilizado na horta.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Hélio Duarte, a ação integra um conjunto de atividades que visam aproximar a população das práticas ambientais. “A educação ambiental é uma ferramenta essencial para formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do planeta”, destacou.


*Prefeito Jaime Calado visita polo empresarial em expansão no Conjunto Tulipas, em São Gonçalo do Amarante*

Na tarde desta quarta-feira (4), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, realizou uma visita ao conjunto Tulipas, no bairro Jardins, onde está localizado um dos polos empresariais que mais crescem no município. A agenda incluiu visitas a diversos galpões e empresas instaladas na região, especialmente grandes distribuidoras de medicamentos — entre as maiores do país — além de unidades do Atacado Queiroz e outros empreendimentos de destaque.

Acompanhado pelo vice-prefeito Flávio Henrique e pelo chefe do Gabinete Civil, Mário David, o prefeito visitou a estrutura e conheceu o funcionamento das empresas, dialogou com empresários e colaboradores, e destacou a importância do polo para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia local.

Durante a visita, Jaime Calado celebrou o fato de que a maior parte dos trabalhadores dessas empresas é composta por moradores de São Gonçalo. “Isso demonstra que o nosso município tem mão de obra qualificada, potencial e espaço para crescer com responsabilidade e desenvolvimento”, afirmou.

O prefeito também destacou que os empresários voltaram a acreditar em São Gonçalo do Amarante graças à existência de uma gestão pública comprometida, que atua como grande incentivadora do empreendedorismo, do desenvolvimento econômico e da geração de emprego e renda. “Seguimos firmes ao lado de quem empreende e gera oportunidades para o nosso povo”, completou.

A gestão do prefeito Jaime Calado trabalha para o fortalecimento da economia local e a criação de um ambiente favorável à instalação de novas empresas, contribuindo para um ciclo virtuoso de crescimento e qualidade de vida para a população.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...