domingo, 30 de novembro de 2025

Projetos pilotos do Programa de Aquicultura Familiar avançam em São Gonçalo*

O Programa de Aquicultura Familiar, lançado na gestão do prefeito Jaime Calado durante a 5ª edição da Feira Agropecuária da Região Metropolitana de Natal (Agrofest), segue avançando em seu processo de implantação no município de São Gonçalo do Amarante.
Durante o evento, foram instalados três tanques demonstrativos para exposição do cultivo de peixes e camarões. Ao final da feira, esses equipamentos foram sorteados entre os participantes moradores de São Gonçalo. Após o sorteio, equipes da Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA) visitaram as propriedades dos contemplados para avaliar e definir os locais adequados para a instalação dos tanques.
Com os dois primeiros tanques já montados, a etapa seguinte consistiu no abastecimento com água e na instalação do equipamento de aeração do reservatório, onde os peixes serão cultivados. Na manhã da última sexta-feira (21), foi realizada a fase de povoamento, com a inserção dos alevinos (filhotes de peixes na sua fase inicial de desenvolvimento) nos tanques localizados na comunidade de Barra de Camaragibe e no bairro Santa Terezinha.

Em Barra de Camaragibe, o agricultor Emílio Etevaldo recebeu um tanque de 11 metros de comprimento por 5 metros de largura, no qual cultivará aproximadamente 500 peixes. Já no bairro Santa Terezinha, o morador Clinto Francisco foi contemplado com um reservatório de 12 metros por 6 metros, com capacidade para cerca de 1.000 peixes.

Os alevinos foram adquiridos pelos próprios beneficiados, que contarão com acompanhamento técnico da SEMADA durante todo o período de cultivo, até a despesca.

Jaime Calado é recebido pelo papa em gesto que reafirma fé e tradição*

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, foi recebido na manhã de 26 de novembro pelo papa Leão XIV, em uma audiência que reforça os laços entre o município e sua profunda tradição religiosa.

Terra marcada pela fé, São Gonçalo do Amarante abriga uma expressiva diversidade espiritual,  com comunidades cristãs - católicas, evangélicas e espíritas. O município carrega um legado singular: o de ter em sua história 30 santos mártires canonizados, símbolos da devoção, da resistência e da identidade de seu povo.

A nobreza do gesto do papa ao receber o prefeito ecoa como um reconhecimento ao esforço do município em preservar valores tradicionais, estimular a solidariedade e manter viva a memória religiosa que molda sua cultura.

Mais que um ato simbólico, o encontro reafirma o compromisso com a fé, com a história e com o futuro da cidade. O gesto fortalece iniciativas voltadas à preservação da memória dos mártires e ao turismo religioso, ampliando benefícios para a população e consolidando ainda mais a coesão da comunidade.

Santo Antônio e Union Spañol garantem vaga e farão a final da Série A de Futsal em São Gonçalo do Amarante*

O ginásio poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, foi palco de duas grandes semifinais na noite desta sexta-feira (28), que definiram os finalistas da Série A do Campeonato Municipal de Futsal.
No primeiro jogo, o Santo Antônio garantiu sua vaga ao vencer o Torre Futsal por 3 a 2. A equipe contou com atuação decisiva de Eduardo Bruno (Balaca), autor dos gols da partida.
Na segunda semifinal, o Union Spañol confirmou o favoritismo e goleou o Beira Rio por 7 a 2, assegurando seu lugar na final. A grande decisão acontece no dia 12 de dezembro, novamente no ginásio de Santo Antônio do Potengi.
A premiação total da competição é de R$ 16 mil: o campeão leva R$ 10 mil, o vice fica com R$ 5 mil, e tanto o artilheiro quanto o melhor goleiro receberão R$ 500 cada. O campeonato é organizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

domingo, 23 de novembro de 2025

Prefeitura de São Gonçalo entrega quadra de esportes de Guanduba revitalizada e com iluminação em LED*

Os moradores da comunidade de Guanduba compareceram, na noite desta quarta-feira (19), à cerimônia de entrega da Quadra de Esportes José Cabral Bezerra, que passou por reforma. O espaço, que até pouco tempo era sinônimo de abandono, agora foi revitalizado e devolvido à população.
Presentes na solenidade a deputada estadual Terezinha Maia, a secretária Mada Calado, representando a primeira-dama e senadora Zenaide Maia, além dos vereadores, moradores, atletas, outras autoridades e lideranças locais.
Durante o discurso, o prefeito Jaime Calado enfatizou: “Quando se trabalha com amor e boa vontade, o resultado é esse: um espaço pronto para atender de forma digna o nosso povo”.
A secretária de Esportes, Rayane Rocha, destacou o esforço conjunto para a execução da obra. “O prefeito Jaime teve um cuidado especial com essa quadra. Era um pedido da comunidade e um requerimento da vereadora Aninha Siqueira. Esse é um trabalho construído por muitas mãos”, afirmou.

Milena Silveira, moradora da região há 18 anos, também celebrou a entrega do equipamento. “Como moradora, me sinto orgulhosa do trabalho da gestão do prefeito Jaime Calado. Saber que nossos atletas vão ter esse espaço como ele deve ser me deixa muito feliz”, disse.

Os serviços envolveram as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer  (Semjel) e Infraestrutura (Seminfra) na execução da pintura da quadra, manutenções de alvenaria, da rede hidráulica, da rede elétrica, das grades e redes de proteção. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou a substituição dos postes e das luminárias convencionais por luminárias em LED.

sábado, 22 de novembro de 2025

São Gonçalo do Amarante se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 com 3º lugar no Nordeste e 2º lugar no RN em Qualidade da Saúde*

São Gonçalo do Amarante alcançou uma das melhores posições de sua história no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, consolidando-se como referência regional em políticas públicas de saúde. O município conquistou o 2º lugar no Rio Grande do Norte e o 3º lugar no Nordeste no pilar Qualidade da Saúde, resultado que reforça o avanço dos indicadores e a efetividade das ações implementadas na gestão do prefeito Jaime Calado. 
O levantamento, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), analisa 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, avaliando o desempenho em diversos pilares relacionados à competitividade, bem-estar social e gestão pública.

*Reconhecimento regional e evolução em relação ao ano anterior*

No recorte regional, o município aparece em 3º lugar no Nordeste, avançando nove posições em relação a 2024. Esse salto reflete o impacto das ações estruturantes na atenção primária, programas de vigilância em saúde, ampliação dos serviços e melhoria da gestão no setor.

Além disso, São Gonçalo também apresentou evolução no pilar Acesso à Saúde, ocupando agora o 50º lugar no ranking regional — uma melhora de 15 posições — contribuindo para o fortalecimento do indicador geral de competitividade.

Os resultados posicionam São Gonçalo do Amarante entre os municípios mais eficientes do Nordeste na condução de políticas voltadas à saúde da população, demonstrando que o desempenho não se restringe à oferta de serviços, mas também à qualidade do atendimento prestado.

*Prefeito Jaime Calado viaja para cumprir agenda oficial no Exterior e transmite cargo ao vice Flávio Henrique*

_Viagem está sendo custeada com recursos pessoais, sem ônus ao erário público_

Em ato realizado nesta sexta-feira (21), antes de embarcar para Europa, o prefeito Jaime Calado, transmitiu oficialmente o exercício temporário do cargo ao vice-prefeito Flávio Henrique. A transmissão simbólica marcou o início do período em que o gestor municipal cumprirá agenda oficial no exterior entre os dias 21 e 28 de novembro de 2025.

Além do prefeito e do vice-prefeito, a transmissão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Nonato Queiroz, e do  líder e vice-líder do governo no Legislativo, vereadores Thiago Soares e Nino Arcanjo, respectivamente, demonstrando o alinhamento institucional e a harmonia entre os poderes durante o período de afastamento.

O prefeito Jaime Calado destacou que a viagem, custeada com recursos pessoais, sem qualquer ônus para o erário, integra agenda de encontros e visitas técnicas na Europa, incluindo o acompanhamento de um projeto habitacional desenvolvido pela Cooperativa de Habitação Econômica “As Sete Bicas”, em Portugal, bem como realizará visita institucional à cidade portuguesa de Amarante, coirmă da nossa São Gonçalo do Amarante.

Ele também lembrou que, por se tratar de afastamento inferior a 15 dias, não há necessidade de autorização legislativa, embora a Câmara tenha sido formalmente comunicada.

Com a transmissão, o vice-prefeito Flávio Henrique assumirá interinamente o comando da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

A transmissão foi registrada em ata oficial, assinada pelo prefeito Jaime Calado, pelo vice-prefeito Flávio Henrique e pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Mário David, responsável por lavrar o documento com publicação no Jornal Oficial do Município.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Dia do Evangélico será comemorado com show-louvor “São Gonçalo para Cristo”*

As igrejas evangélicas de São Gonçalo do Amarante divulgaram, na manhã desta sexta-feira (21), a programação oficial do Dia do Evangélico, que neste ano será celebrado com o evento São Gonçalo para Cristo, marcado para o próximo sábado (29). A agenda foi apresentada durante uma reunião no Gabinete Civil com o prefeito Jaime Calado, que recebeu uma comissão pastoral para alinhar os detalhes finais e garantir o apoio institucional solicitado.

Participaram do encontro o pastor Abner Alves (presidente da Igreja Assembleia de Deus de São Gonçalo do Amarante  - IEADESGA), o diácono André Ferreira e Maxsuel Oliveira, ambos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no RN (IEADERN), e o pastor Edmilson Gomes, além dos secretários Ledson França (Comunicação) e Márcio Pinto (Eventos).

Durante a reunião, o prefeito destacou a relevância da data para o município.
“Só podemos agradecer a Deus por tudo. Este é um momento para reunir todas as igrejas e celebrar esse dia com alegria e união”, afirmou Jaime Calado.

O pastor Abner Alves reforçou o espírito de unidade entre as denominações.
“Agradeço ao prefeito Dr. Jaime Calado por apoiar esse evento junto às igrejas evangélicas da nossa cidade. Com certeza o nome do Senhor será glorificado por este momento de unidade da fé”, declarou.

A programação do São Gonçalo para Cristo será iniciada às 18h, no Parque das Fontes Paulo Emídio de Medeiros, com um devocional e apresentações musicais de cantores das igrejas locais. A ministração da palavra ficará sob responsabilidade do pastor Manassés Soares.

A partir das 20h, o evento segue com um grande show de adoração, que contará com a cantora Rafaella Marçall & Banda e com o cantor são-gonçalense Obede Monteiro & Banda.

O evento é realizado pela União das Igrejas Evangélicas de São Gonçalo do Amarante e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

“A nossa quadra de esportes de belo Horizonte já está ganhando forma 💪💙🚀

Hoje celebramos mais de 25% da obra concluída, um marco importante que mostra que o trabalho sério e comprometido 
está acontecendo. Cada parede levantada, cada detalhe construído representa mais lazer, mais esporte e mais qualidade de vida para o nosso povo. Seguimos firmes, avançando passo a passo, porque quem ama sua cidade trabalha por ela todos os dias. E vem muito mais por aí!”

“Veja o antes e o depois: onde antes havia descaso, hoje existe trabalho, resultado e respeito pelo povo.”

São Gonçalo com o prefeito Jaime calado vive um novo capítulo. Um capítulo construído com trabalho, coragem e compromisso com o nosso povo.
Jaime assumiu com responsabilidade de reconstruir o que foi deixado para trás, de corrigir erros antigos e levantar uma cidade que merece ser respeitada, cuidada e colocada no caminho certo.
Reconstrução não é apenas levantar paredes, tapar buracos ou inaugurar obras.
Reconstrução é devolver dignidade.
É escutar cada cidadão, entender cada necessidade e transformar cada demanda em ação concreta.
Nossa gestão nasce com um propósito claro: colocar o povo no centro das decisões.
Nenhuma dificuldade será maior do que a nossa vontade de fazer acontecer.
Nenhum desafio será mais forte do que nossa determinação de entregar resultados.
O progresso que buscamos não é um sonho distante.
Ele já começou.
Nós não prometemos milagres.
Prometemos trabalho.
E trabalho sério, incansável e transparente.
Reconstruiremos o que foi perdido.
Fortaleceremos o que já funciona.
E construiremos o novo, o moderno e o necessário para garantir qualidade de vida para todos.
Com união, coragem e fé, vamos transformar nossa amada são Gonçalo em referência.
Este é o tempo da gestão que faz.
Este é o tempo da reconstrução.
Este é o tempo do progresso.”

sábado, 15 de novembro de 2025

Prefeito Jaime Calado assina pacote de ordens de serviço para pavimentações e reforma de quadras que somam R$ 2,3 milhões*

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, assinou na tarde desta sexta-feira (14) as ordens de serviço para a pavimentação de oito ruas e a reforma de duas quadras esportivas em quatro bairros do município. O conjunto das obras soma R$ 2.313.264,94 em investimentos.

As quadras que serão totalmente revitalizadas ficam na Praça Funda, no bairro Jardins, e no CSU, no Conjunto Amarante, em que esta última receberá cobertura. O investimento para reformas dessas duas quadras é de R$ 971.977,21, viabilizadas através de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia.

No bairro Santo Antônio do Potengi, quatro vias serão pavimentadas: Carlos Jance (Solar dos Ipês), Hildebrando Ribeiro (Santo Antônio), Manoel Coelho de Oliveira e Manoel Vicente Dantas (ambas no Loteamento São Pedro). A obra está estimada em R$ 583.287,81, com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal João Maia.

Já no bairro Santa Terezinha, outras quatro ruas receberão pavimentação: Maria do Carmo Brito, Allan Veríssimo, Manoel Procópio e Ana Cecília Cabral, todas no Loteamento Samburá, nas proximidades do Fórum, INSS e Ministério Público. O valor dessas pavimentações é de R$ 757.999,92, através de emenda do deputado federal Fernando Mineiro.

Durante o ato, o prefeito destacou o impacto das obras na mobilidade urbana e na promoção do esporte no município. “Essas obras são muito significativas para este momento de reconstrução e progresso. A reforma das duas quadras, especialmente a do Conjunto Amarante, que será coberta, vai ampliar o acesso ao esporte para pessoas de todas as idades. Somado a isso, a pavimentação de oito ruas representa mais qualidade de vida para nossa população. É para isso que fomos eleitos”, afirmou Jaime Calado.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

RELEASE]: Crianças de São Gonçalo participam de ação de limpeza de praias e conscientização do meio ambiente*

*Natal, 11/11/2025* - Os cuidados com o meio ambiente não têm idade. Nesse sentido, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Ensino de Maçaranduba Casa de Caridade, em São Gonçalo do Amarante, participaram de uma ação de conscientização nesta terça-feira (11) na Redinha, com coleta de resíduos na área da praia e uma vivência prática sobre a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos e da preservação dos oceanos, promovendo educação ambiental e engajamento social. A ação faz parte do projeto Água e Vida, executado pela Zurich Airport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional de Natal.
Ao todo, 24 alunos de 6 a 7 anos participaram da ação, que resultou numa coleta de 30 kgs de resíduos sólidos, a maior parte deles plástico - itens como garrafas, tampas, embalagens de comida, latas, entre outros objetos. O montante recolhido será destinado para a área de tratamento de recicláveis do Aeroporto de Natal, que conta com parceria com a Cooperativa Catadores Coleta Seletiva RN (COOCAMAR).

“O projeto Água e Vida está, intrinsicamente, ligado a dois valores da empresa: sustentabilidade e impacto nas comunidades ao redor do aeroporto. Essa ação tem como objetivo despertar nessas crianças um olhar novo e uma visão diferente da coleta dos resíduos e dos cuidados com o meio ambiente, proporcionando uma forma de aprender de maneira lúdica e prática”, cita André Lima, gerente do Natal Airport.
“A palestra e o aprendizado prático são de suma importância para essas crianças. Quando elas forem adultas, elas vão levar esse conhecimento para sempre. Mesmo sendo crianças de 6 a 7 anos, esses ensinamentos permitirão que eles se posicionem diante de fatores, atitudes e valores ambientais e de preservação”, declarou a diretora da unidade, Cicleide Saraiva.

Esta foi a segunda edição do projeto realizado pela área de Sustentabilidade do Aeroporto de Natal. Para participar da ação, os alunos receberam bonés, protetor solar, lanche e também visitaram o Aquário de Natal. Antes da ação de coleta os estudantes participaram de uma aula teórica na unidade escolar.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

🎨 Dia Nacional da Cultura 5 de NovembroA Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

(Secult) e da Fundação Cultural Dona Militana, celebra com orgulho o Dia Nacional da Cultura, data que nos convida a reconhecer, valorizar e fortalecer a riqueza das expressões que moldam nossa identidade como povo.

A cultura é o que nos une, nos identifica e nos projeta para o futuro. Ela vive nas mãos dos mestres e mestras da tradição popular, nas vozes dos artistas, na criatividade dos jovens, nas escolas, nas ruas e em cada ação que promove conhecimento, memória e pertencimento.

Em São Gonçalo do Amarante, a política cultural é construída com participação, respeito às raízes e incentivo à diversidade pilares que sustentam o compromisso da gestão do prefeito Jaime Calado com a reconstrução e o progresso do nosso município. Cada projeto, festival, curso e evento é uma celebração viva da cultura como instrumento de transformação social e desenvolvimento humano.

Neste Dia Nacional da Cultura, reafirmamos nossa missão de preservar o legado dos que vieram antes, apoiar os que criam hoje e inspirar os que virão amanhã.
Porque fazer cultura é cuidar das pessoas, fortalecer a identidade e construir o futuro com arte, saber e emoção.

💙 Secretaria Municipal de Cultura
💛 Fundação Cultural Dona Militana
🌾 Prefeitura de São Gonçalo do Amarante Reconstrução e Progresso.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...