sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Primeira edição dos Jogos Indígenas Escolares celebra a cultura dos povos originários em São Gonçalo*

A promoção da cultura dos povos originários ganhou vida diante dos olhos do público presente na Primeira Edição dos Jogos Indígenas Escolares de São Gonçalo (JIESG), realizada na tarde desta quinta-feira (30), no campo de futebol da comunidade rural de Ladeira Grande.
A ação, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Semjel e demais pastas, proporcionou uma vivência prática das tradições e valores das comunidades indígenas.

Participaram desta primeira edição quatro escolas, duas do município vizinho de Macaíba (Iolanda Chaves e Luiz Cúcio) e duas de São Gonçalo (Georgina Altina e Isabel Silveira), reunindo mais de 70 estudantes.

Além das escolas indígenas, o evento também acolheu alunos de comunidades não indígenas, com o objetivo de promover o conhecimento e o respeito à pluralidade cultural do país.

O coordenador da Secretaria de Educação, Nazareno Alexandre, destacou a importância da iniciativa: “Enquanto secretaria, compreendemos que este momento permite a cada aluno vivenciar, de forma concreta, o respeito à diversidade que existe de forma tão abundante em nosso país.”

A gestora do CEMEI Georgina Altina, Ednete Santos, também ressaltou o valor do intercâmbio entre as escolas: “É de grande importância o reconhecimento e o sentimento de pertencimento cultural.”

Para a estudante Paloma de Castro, da Escola Aída Gomes, a experiência foi enriquecedora: “Estou muito feliz, pois estou conhecendo um pouco mais da nossa história.”

Entre as modalidades disputadas estavam cabo de guerra, queimada, atletismo e arco e flecha, atividades que remetem à força e à tradição do povo Tapuia-Tarairiú, de Ladeira Grande.

A vice-diretora da Escola Luiz Cúcio Marinho, Sheyla Alves, agradeceu pela oportunidade de integração entre os alunos: “Quando anunciamos na escola, tivemos uma excelente aceitação. Esse momento reforça a força e o valor que eles têm.”

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

*Prefeito Jaime Calado entrega pavimentação e nova iluminação em LED da Rua São José - Pajuçara*

O clima de alegria tomou conta da comunidade de Pajuçara, em São Gonçalo do Amarante, nesta sexta-feira (24). O prefeito Jaime Calado, ao lado da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, inaugurou a pavimentação da Rua São José, que recebeu 3.700 m² de paralelepípedo. A obra foi executada pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Benes Leocádio. O requerimento é de autoria do vereador Raimundo Mendes. 
A cerimônia aconteceu na própria rua pavimentada e reuniu a deputada estadual Terezinha Maia, vereadores, secretários municipais, moradores e servidores. Além da pavimentação, também foi entregue a nova iluminação totalmente em LED, com a instalação de 21 luminárias, que proporcionam mais segurança e conforto à população.

Durante o discurso, o prefeito Jaime Calado relembrou ações históricas realizadas na comunidade. “Meu amor por Pajuçara é antigo. Em 1995, quando passamos pela Funasa, trouxemos água para a região. E quando assumimos a prefeitura em 2009, melhoramos o abastecimento de água com uma adutora. Quem está aqui é porque ama o povo de verdade. Só podemos agradecer a Deus e ao nosso povo pela oportunidade de voltar a trabalhar por São Gonçalo”, declarou.
Moradora de Pajuçara há 29 anos, Micarla Mota comemorou a melhoria. “Pra gente foi uma bênção. Graças a Deus chegou esse benefício. No tempo de chuva, sofríamos muito. Agora é só alegria”, afirmou.

A senadora Zenaide Maia destacou o empenho do prefeito em recuperar o município. “Essa ação nasce da coragem de Jaime em sempre buscar o melhor para o nosso povo”, disse.

O trabalhador autônomo Joseias Bezerra, que acompanhou a cerimônia, ressaltou o impacto da nova iluminação. “Com essa iluminação nova, a gente se sente mais seguro para sair na rua. Aqui estava com a iluminação totalmente precária, mas agora tudo mudou”, contou.
A pavimentação é uma das obras executadas no município com recursos federais encaminhados pelo deputado Benes Leocádio, ainda na gestão do saudoso prefeito Paulo Emídio. 
"Jaime precisava voltar à Prefeitura de São Gonçalo para executar essas obras. Como disse minha amiga e vereadora Delma, só podemos agradecer primeiramente a Deus por essa grande oportunidade. E, no que estiver ao meu alcance, Jaime, pode contar comigo", declarou.

*🗓️ Prefeitura decreta ponto facultativo em homenagem ao Dia do Servidor Público*

Em reconhecimento ao trabalho e à dedicação de quem faz o serviço público acontecer todos os dias, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante decretou ponto facultativo na próxima terça-feira, 28 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público. 🏛️👩‍💼👨‍💼

📜 ✍🏻O Decreto nº 2.056, de 24 de outubro de 2025, estabelece que a medida vale para todos os órgãos e entidades da administração municipal direta, indireta, autárquica e fundacional, permanecendo em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais ⚙️🚑🚒.

💬 A decisão reforça a valorização dos servidores que atuam com compromisso, responsabilidade e dedicação no atendimento à população e no desenvolvimento da nossa cidade 🌆🤝💪.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

**Servidores da Prefeitura de São Gonçalo recebem certificação do IFRN em curso de Pacote Office*

Servidores municipais de São Gonçalo do Amarante receberam, nesta terça-feira (21), os certificados de conclusão do curso de Pacote Office. A capacitação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O programa tem o objetivo de aprimorar o uso de ferramentas digitais no ambiente de trabalho, ampliando a eficiência do serviço público e criando novas oportunidades de desenvolvimento profissional.

A secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, destacou que a formação representa um diferencial para os servidores. “Dominar o Pacote Office não é apenas aprender a usar as ferramentas, mas abrir portas para novas oportunidades. É motivo de orgulho para nós, enquanto gestão e cidadãos, contribuir para a formação desses profissionais”, afirmou.

Presente à cerimônia, o prefeito Jaime Calado ressaltou a importância da educação como base para o progresso do município. “Tudo o que conquistamos se deve à educação. Estamos investindo em qualificação em diversas áreas de São Gonçalo do Amarante”, disse.

Para a servidora Norma Clea, o curso contribuiu diretamente para o aperfeiçoamento das atividades diárias. “Esse curso é importante para todos nós. Ele nos torna mais fortes e firmes nas tomadas de decisões, nas planilhas e na execução das tarefas, buscando sempre a excelência”, afirmou.

Servidores municipais de São Gonçalo do Amarante receberam, nesta terça-feira (21), os certificados de conclusão do curso de Pacote Office. A capacitação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O programa tem o objetivo de aprimorar o uso de ferramentas digitais no ambiente de trabalho, ampliando a eficiência do serviço público e criando novas oportunidades de desenvolvimento profissional.

A secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, destacou que a formação representa um diferencial para os servidores. “Dominar o Pacote Office não é apenas aprender a usar as ferramentas, mas abrir portas para novas oportunidades. É motivo de orgulho para nós, enquanto gestão e cidadãos, contribuir para a formação desses profissionais”, afirmou.

Presente à cerimônia, o prefeito Jaime Calado ressaltou a importância da educação como base para o progresso do município. “Tudo o que conquistamos se deve à educação. Estamos investindo em qualificação em diversas áreas de São Gonçalo do Amarante”, disse.

Para a servidora Norma Clea, o curso contribuiu diretamente para o aperfeiçoamento das atividades diárias. “Esse curso é importante para todos nós. Ele nos torna mais fortes e firmes nas tomadas de decisões, nas planilhas e na execução das tarefas, buscando sempre a excelência”, afirmou.

*Secretaria de Agricultura de São Gonçalo trabalha a implantação do Selo de Inspeção Municipal*

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA), deu início às discussões para a implantação do Selo de Inspeção Municipal (Selo SIM). A iniciativa visa fortalecer a agricultura, a pecuária e a pesca locais, garantindo maior qualidade e segurança aos produtos comercializados no município.

Na última segunda-feira (20), o prefeito Jaime Calado reuniu-se com o secretário municipal de Agropecuária, Jarbas Cavalcanti, e o consultor da Indice Consultoria, Francil Nóbrega, para debater os detalhes da implantação do selo. O objetivo é que os produtos de origem animal como; carne, leite, ovos, mel e pescado, além dos produtos de origem vegetal, recebam certificação que ateste a conformidade com os padrões de higiene, qualidade e segurança alimentar.

Com a certificação do Selo SIM, os produtores locais terão maior respaldo para comercializar seus produtos, promovendo o desenvolvimento econômico do setor agropecuário no município e oferecendo ao consumidor final produtos de qualidade assegurada.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante regulamenta jornada e cria sistema moderno de ponto eletrônico para servidores municipais*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante publicou nesta terça-feira (21) o Decreto nº 2.053/2025, que estabelece novas regras para o registro de ponto, controle de frequência, jornada de trabalho, banco de horas e regime de trabalho híbrido dos servidores municipais. O documento foi assinado pelo prefeito Jaime Calado e marca um avanço importante na modernização e na transparência da gestão pública.
A marcação de ponto é uma conquista histórica dos trabalhadores, uma ferramenta que garante mais segurança, valorização e transparência à força de trabalho do serviço público.

O Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE) já vinha funcionando com êxito em alguns órgãos municipais, como as secretarias de Saúde e Juventude, Esporte e Lazer, além do SAAE, e agora será ampliado para as demais secretarias, com a modernização da leitura biométrica facial — uma tecnologia que reforça a eficiência e a confiabilidade do controle de frequência.

O decreto define modalidades de jornada de trabalho — padrão, especial, reduzida, em escala/plantão e híbrida —, estabelecendo parâmetros claros para o cumprimento da carga horária. Também regulamenta o banco de horas, permitindo compensações controladas e evitando o acúmulo indevido de horas extras.

Para garantir o bom funcionamento do sistema, foi criado o Comitê Permanente de Análise de Registro de Ponto e instituída a figura dos Fiscais de Ponto, responsáveis por acompanhar a frequência dos servidores e validar justificativas no sistema eletrônico. Durante os primeiros 60 dias, haverá uma fase piloto para adaptação e capacitação dos servidores.

O Decreto nº 2.053/2025 já está em vigor e pode ser consultado na íntegra no Diário Oficial do Município: www.saogoncalo.rn.gov.br

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Saúde de São Gonçalo aplicou mais de 1.600 doses no Dia de D de Multivacinação*

Cuidado e prevenção marcaram o Dia D da Campanha de Multivacinação em São Gonçalo do Amarante, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (18).
As unidades básicas de saúde funcionaram das 8h às 16h, recebendo crianças e adolescentes para atualização da caderneta de vacinação, mas também adultos para receberem a dose da vacina contra o Sarampo. Ao todo, 1.695 pessoas foram imunizadas durante a mobilização.
A abertura oficial do Dia D aconteceu na Unidade Central de Saúde de Santo Antônio do Potengi e contou com a presença da médica, primeira-dama e senadora Zenaide Maia, que destacou a importância da imunização, afirmando: “Vacinas salvam vidas! A prevenção também vem por meio da imunização”.

A campanha teve como público-alvo crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos, com vacinas como tríplice viral, HPV e febre amarela, entre outras, disponíveis em todas as unidades. Apesar do dia de mobilização a Multivacinação segue até 31 de outubro.

A coordenadora de imunização, Fernanda Melo, ressaltou: “Estivemos com salas de vacinação em todo o município para atender com excelência e alcançarmos índices satisfatórios de cobertura”.

A dona de casa Érica Porfírio também incentivou a população a participar da campanha: “É muito importante, porque lá na frente nos ajuda na prevenção de doenças”.

São Gonçalo do Amarante é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025: primeiro lugar em gestão fiscal e sustentabilidade*

O município de São Gonçalo do Amarante foi um dos grandes destaques do Prêmio Band Cidades Excelentes, na noite desta terça-feira (14), conquistando o 1º lugar na categoria "Governança, Eficiência Fiscal e Transparência" e 1° lugar no pilar da "Sustentabilidade", entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, consolidando-se como referência em boas práticas de gestão fiscal e desenvolvimento sustentável. 
O prefeito Jaime Calado celebrou a conquista: "Estou muito feliz de estar aqui representando o nosso povo. Eu já sabia que São Gonçalo é excelente, mas ouvir isso da Band é uma honra para todos nós."

Os dois prêmios refletem o reconhecimento do trabalho da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que, mesmo diante dos desafios encontrados pelo prefeito Jaime Calado ao assumir a gestão, tem conseguido reconstruir o município com planejamento, responsabilidade e transparência.
O Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, tem o objetivo de valorizar administrações que se destacam  pela boa gestão pública e por ações que melhoram a qualidade de vida da população. São premiados os municípios que atingem a melhor medição no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila).

O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), com transmissão ao vivo, reunindo prefeitos, autoridades estaduais, consultores, jornalistas, assessores e executivos do Grupo Bandeirantes.

Emissão de carteiras de identidade ganha mais agilidade em São Gonçalo do Amarante*

Emitir a carteira de identidade está mais fácil e rápido em São Gonçalo do Amarante. Com três guichês funcionando todos os dias na Central Municipal de Serviços, o setor de identificação da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC) tem conseguido ampliar o número de atendimentos e reduzir o tempo de espera da população.
Atualmente, são emitidas em média 40 identidades por dia, somando entre 750 e 800 documentos por mês, entre novas emissões e segundas vias. Segundo Fran Farias, responsável pelo setor, o avanço é resultado dos investimentos realizados pela Prefeitura, que garantiram novos equipamentos e uma estrutura mais moderna para o serviço.
Os agendamentos acontecem todas as segundas-feiras, com atendimento por encaixe também disponível. Crianças com laudo e idosos acima de 60 anos têm prioridade no atendimento. O cidadão pode atualizar o documento com a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional).

A emissão das carteiras é fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania e o ITEP. A oferta do serviço descentraliza a emissão dos documentos que podem feitos no próprio município, mais próximo dos são-gonçalenses. 

Para a moradora Lindinaura Silva, que esteve no local, o novo sistema trouxe mais praticidade. “Antes demorava muito, mas agora está bem mais ágil”, destacou.

Com mais estrutura, eficiência e parcerias que funcionam, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante segue facilitando o acesso a serviços essenciais e promovendo cidadania para todos.

*Demutran de São Gonçalo está renovando a sinalização horizontal da RN 160, ruas e avenidas do município

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de São Gonçalo do Amarante, deu início nesta quinta-feira (15) a um mutirão de sinalização horizontal em diversas ruas e avenidas da cidade.

A ação contempla a pintura de faixas de pedestres e demais sinalizações que garantem mais segurança e organização no trânsito.
Mesmo a RN-160 sendo de jurisdição do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o prefeito Jaime Calado autorizou a execução dos serviços ao longo da extensão que corta o município para garantir a segurança viária.

O coordenador de Trânsito, Carlos Avelino, destacou o início dos trabalhos: “O DEMUTRAN está iniciando essa operação pela RN-160 e, em seguida, vai estender o trabalho a todo o município, com prioridade nas áreas escolares.”

*Alegria e diversão marcam o “Dia da Criança Feliz” em Uruaçu*

Foi com a mensagem de que “as crianças são a esperança do futuro” que o prefeito Jaime Calado abriu mais uma edição do Dia da Criança Feliz, nesta sexta-feira (17), desta vez na comunidade de Uruaçu, que também contempla Pajuçara, Jacaraú e Coqueiros.
Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, com o apoio da SECULT e outras pastas, a programação leva, durante todo o mês de outubro, alegria e diversão às crianças do município.

O evento oferece brinquedos infláveis, apresentações culturais, pipoca, picolé e algodão-doce, transformando a praça central de Uruaçu em um espaço de celebração e sorrisos.
A primeira-dama e senadora Zenaide Maia destacou a importância da iniciativa: “Jaime tem uma visão diferenciada em relação às crianças. Parabenizo as secretarias Extraordinária e de Cultura por proporcionarem este momento tão especial. Como senadora, seguimos lutando por mais investimentos na educação para nossas crianças”, afirmou.

Além das atividades recreativas, as demais secretarias municipais também participaram da ação. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma ambulância e dois técnicos de enfermagem; o SAAE instalou bebedouros para hidratação; a Semsur atuou na limpeza e na iluminação; a Secretaria de Eventos forneceu a estrutura e as tendas; e a Comunicação Social foi responsável por levar todos os informes à população.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

*Caravana Bagana Cultural chega a São Gonçalo do Amarante com dois grandes espetáculos*

São Gonçalo do Amarante vai receber um grande momento cultural com a chegada da Caravana Bagana Cultural, que apresenta, nesta sexta-feira, 17 de outubro, duas montagens teatrais imperdíveis: Amadores e Sim, (Sen)hora!. As apresentações acontecem no Teatro Municipal Poti Cavalcante, em horários distintos, proporcionando ao público experiências únicas de reflexão, memória e arte.

*Programação*

*Às 9h – Espetáculo “Amadores”*
Três artistas se unem para tentar montar um espetáculo e salvar sua companhia teatral. Entre memórias e desabafos, a trama aborda questões políticas e mergulha no significado de ser artista no Brasil de hoje.

*Às 19h – Espetáculo “Sim, (Sen)hora!”*
A peça propõe um encontro entre passado e presente, trazendo à cena a memória das mulheres do cangaço. O espetáculo questiona quem foram essas figuras que resistiram entre armas, crenças e silenciamentos, revelando a força feminina como presença ativa e transformadora.

A iniciativa tem incentivo da Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, Governo Federal, e apoio da Fundação José Augusto e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Cultura. 

*Entrada Gratuita*

O acesso é gratuito, reforçando o compromisso de democratizar a cultura e levar teatro de qualidade para todos os públicos de São Gonçalo do Amarante e região.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

*Prefeitura de São Gonçalo firma termo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal*

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Jaime Calado assinou um termo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um encontro realizado no Gabinete Civil, no Centro Administrativo.
O acordo estabelece ações e procedimentos de intercâmbio de conhecimentos entre as instituições, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de segurança em São Gonçalo. Entre as medidas previstas estão a integração do sistema de videomonitoramento do município ao sistema nacional “Alerta Brasil”, permitindo o acompanhamento eficiente de leitura de placas e identificação de veículos com registro de roubo, e a disponibilização do sistema de rádio digital para o município, para aprimorar a comunicação entre os órgãos de segurança.

Para o prefeito Jaime Calado, a parceria representa um avanço significativo na segurança da cidade. “Investir em segurança é zelar pela integridade das pessoas. Esse acordo reafirma nosso compromisso com as medidas que estamos implementando, por meio da Secretaria de Defesa Social, como a recuperação da central de monitoramento”, destacou.

O superintendente da PRF, Péricles Venâncio, afirmou que o acordo permitirá à instituição colaborar de forma cooperativa com o município na ampliação e inovação tecnológica voltada à proteção dos cidadãos.

Participaram da reunião, além do superintendente Péricles Venâncio, o superintendente executivo Luciano Nogueira, o chefe de gabinete da PRF Hudson Araújo e o secretário chefe de gabinete do Gabinete Civil da prefeitura, Mário David.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

*Educação de São Gonçalo prepara primeira edição dos jogos escolares Indígenas*

A valorização da cultura e das raízes vai ganhar ainda mais destaque em São Gonçalo do Amarante. No dia 30 de outubro, será realizada a primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas, reunindo estudantes das comunidades indígenas de Lagoa de Tapará e Ladeira Grande.
As competições, organizadas pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SME, prometem celebrar o espírito coletivo, a tradição e a força dos povos originários. 
O evento contará com modalidades tradicionais como corrida do tronco, arco e flecha e arremesso de lança, além de outras atividades esportivas adaptadas à cultura local.

De acordo com o professor Valdilson Ribeiro, coordenador dos jogos, a iniciativa é uma forma de reforçar o pertencimento e o reconhecimento das identidades indígenas dentro das escolas. O coordenador de esportes Aldo também destacou o entusiasmo dos alunos: “Esses jogos servem pra mostrar a importância da nossa cultura, dar visibilidade”.
Para Edinete dos Santos, gestora do CMEI Indígena Georgina Altina, os jogos são uma oportunidade de fortalecer valores que vão além da competição.

Mais do que uma disputa esportiva, os Jogos Escolares Indígenas representam a união, o respeito e o orgulho de pertencer.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Prefeito Jaime Calado recebe Cônsul-Geral do Brasil no Japão em visita de cortesia*

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu na última quinta-feira (2), no Gabinete Civil, o Cônsul-Geral do Brasil no Japão, Adelmo Garcia.
A visita teve caráter de cortesia, diálogo e troca de experiências entre o chefe do Executivo Municipal e o representante diplomático. 

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados a cooperação internacional, desenvolvimento econômico e oportunidades de intercâmbio cultural e educacional entre São Gonçalo do Amarante e instituições japonesas.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...