sábado, 30 de agosto de 2025

"Prefeitura Itinerante" leva serviços essenciais a Serrinha, zona rural de São Gonçalo✅

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou neste sábado (30) mais uma edição do programa "Prefeitura Itinerante", desta vez na comunidade de Serrinha de Cima, na zona rural do município. Durante toda a manhã, a população teve acesso a uma ampla gama de serviços oferecidos pelas secretarias do Centro Administrativo, aproximando ainda mais a gestão municipal da comunidade. 

Na solenidade de abertura, o prefeito Jaime Calado destacou os avanços na comunidade e a importância do projeto: “Quando assumimos a gestão, encontramos a UBS em condições precárias e recuperamos totalmente a unidade, garantindo dignidade aos usuários e profissionais. Também melhoramos a Escola Municipal e hoje voltamos com todos os serviços essenciais através da Prefeitura Itinerante, aproximando cada vez mais a gestão do nosso povo”, afirmou.

A senadora e primeira-dama Zenaide Maia reforçou a relevância da iniciativa: “O homem do campo merece atenção especial. Serrinha tem até mais população do que algumas cidades menores, e estar aqui é garantir que essa comunidade receba o cuidado que precisa”, declarou.

*Saúde, cidadania e inclusão*
A Unidade Básica de Saúde da comunidade foi o ponto de atendimento médico, Odontológico, atualização do cartão de vacina, além da pesagem do Bolsa Família e outros serviços.
Na Escola Municipal Luiz de França, em frente à UBS, a população contou com diversos atendimentos, desde orientações jurídicas, emissão de documentos e renegociação de dívidas até atividades voltadas à juventude, como jogos de tabuleiro e eletrônicos. Também foram oferecidos serviços de habitação, defesa social, apoio ao empreendedorismo e orientações sobre abastecimento de água e tributação.

*Cultura, esporte e lazer*
A programação cultural e recreativa movimentou crianças, jovens e adultos. A Secretaria para Assuntos Extraordinários organizou uma gincana com muita diversão, alegria e premiações.

Houve também o concurso “A Mais Bela Voz”, promovido pela Cultura, e apresentações educativas do Grupo Teatro de Trânsito, coordenado pelo Demutran. No campo da agricultura, os moradores puderam se cadastrar para corte de terra, aquicultura familiar e receberam mudas frutíferas, bem como a entrega dos certificados do curso de operador de trator e implementos agrícolas. Também foram realizados cadastros para o Passe Livre PCD e a Carteira do Idoso, através da Secretaria do Idoso e Pessoa com Deficiência, além de atividades de leitura e alfabetização promovidas pela Secretaria Municipal de Educação. 

Enquanto isso, os Serviços Urbanos reforçaram a limpeza pública e a substituição de lâmpadas convencionais por LED no programa “Ilumina São Gonçalo”, garantindo mais segurança e eficiência energética para a comunidade.

Bairro Jardins vai ganhar nova escola com 13 salas de aula "É com grande entusiasmo e orgulho que hoje estamos aqui para celebrar um marco significativo em nossa comunidade: a construção de uma nova escola, que será, literalmente, novinha em folha. Este será um espaço de aprendizado, crescimento e transformação para as futuras gerações


"Há um tempo para tudo, já diz Eclesiastes. E hoje é um tempo de muitas felicidades", afirmou o prefeito Jaime Calado na tarde desta sexta-feira (29), ao assinar a ordem de serviço que autoriza a construção de uma nova escola municipal no conjunto Flores do Campo. "A construção dessa nova escola já vem nos moldes para o ensino em tempo integral. Todo pai e toda mãe quer uma escola de qualidade, e estamos aqui para oferecer isso ao nosso povo," acrescentou Jaime.

A obra terá 4 mil metros quadrados de área construída, investimento de R$ 8.755.000,00, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e atenderá até 900 estudantes.

Josivan Hélio, representando os moradores, celebrou: "Esse dia chegou para trazer alegria a todos nós do Flores do Campo e do bairro Jardins. A educação leva as pessoas aonde elas quiserem. Escolher o Flores do Campo para receber uma escola foi uma decisão muito feliz."

Luiza de Marilac, secretária municipal de Educação, destacou a relevância da obra: "Atualmente, o bairro Jardins é o mais populoso de São Gonçalo, e a gestão do prefeito Jaime Calado tem um olhar direcionado para isso."

O secretário de Infraestrutura, Márcio Barbosa reforçou: "A construção dessa escola é uma grande conquista desta gestão, que busca trazer cada vez mais novos dispositivos para o ensino do nosso povo."

A senadora e primeira-dama Zenaide Maia acrescentou: "Mesmo com os desafios que encontramos no município, Jaime é um batalhador incansável em favor do nosso povo, e esta escola é a prova disso."
A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, vereadores e população, que celebraram mais um passo da gestão pela educação de qualidade em São Gonçalo do Amarante.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Senadora Zenaide Maia e prefeito Allyson Bezerra entregam Nova UBS em Mossoró

Na tarde desta quinta-feira (28), a senadora Zenaide Maia, ao lado do prefeito Allyson Bezerra, participou da solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Zoraide Maria Bezerra, no bairro Nova Mossoró.

A obra é fruto de uma importante parceria entre o mandato da senadora e a Prefeitura de Mossoró, garantindo à população uma estrutura moderna, ampliada e totalmente equipada para oferecer atendimento de qualidade.
Moradores da comunidade destacaram a relevância do investimento. A moradora Natania Jane agradeceu emocionada: “Como moradora do bairro Nova Mossoró, venho aqui agradecer de todo coração à nossa senadora Zenaide por esse lindo presente. Não só por esta UBS, mas por tudo o que ela vem fazendo por Mossoró. Muito obrigada de coração, senadora”, declarou.
Durante o evento, a senadora ressaltou o impacto das ações conjuntas com a gestão municipal: “Agora entendo por que existe o projeto Realiza Mossoró. Esta é a quarta Unidade Básica de Saúde viabilizada com recursos do nosso mandato, além de três CAPS. Temos uma parceria sólida com esse jovem prefeito, que tem mostrado compromisso com a cidade. O bairro Nova Mossoró não tinha calçamento, não tinha creche, não tinha iluminação pública e não tinha UBS. Agora tem, e mais: com atendimento estendido até às 19h”, destacou Zenaide.

O prefeito Allyson Bezerra reafirmou a importância da união de esforços em benefício da população e agradeceu à senadora pelo apoio constante: “Estou aqui para dizer a ela que eu sou muito grato, e estou muito feliz de estar aqui hoje, em mais uma entrega, em mais uma inauguração”, declarou.

Com a nova unidade, a população de Nova Mossoró passa a contar com atendimento mais eficiente, humanizado e próximo de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos para consultas e procedimentos básicos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Senadora Zenaide Maia aprova laudo permanente para autismo e defende criação de secretarias municipais das pessoas com deficiência

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) cobrou da Câmara dos Deputados a aprovação do projeto de lei (PL 3.749/2020), já aprovado no Senado com seu relatório favorável, determinando que seja considerado definitivo (permanente) o laudo médico atestando a condição de pessoas que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em pronunciamento no plenário do Senado, ela também considerou a medida um avanço para reduzir a burocracia enfrentada por famílias que convivem com o transtorno.
Médica do serviço público e ex-secretária municipal de saúde em São Gonçalo do Amarante (RN), Zenaide também recomendou, no mesmo pronunciamento na tribuna do plenário, a criação, dentro da estrutura das prefeituras de todo o país, de secretarias municipais de pessoas com deficiência, como uma forma de concentrar numa só área e entregar de forma ágil à população os serviços, investimentos e políticas públicas de inclusão, assistência social e acessibilidade.

São Gonçalo do Amarante apresenta plano inovador com foco em práticas de governança e sustentabilidade

O município de São Gonçalo do Amarante deu um passo inovador na manhã desta quinta-feira (28), ao apresentar oficialmente o plano de trabalho baseado em práticas e princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). 
A reunião, realizada no Gabinete Civil, foi conduzida pelo prefeito Jaime Calado e contou com a presença de todos os secretários municipais, além do consultor especializado Dirceu Simabucuru, que detalhou as diretrizes do projeto.

O plano nasce como parte da estratégia da gestão para alinhar São Gonçalo às exigências globais de sustentabilidade, preparando o município para atrair investimentos, ampliar a arrecadação e consolidar-se como referência em desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte e no Brasil. 

Durante a reunião, o prefeito Jaime destacou a relevância do trabalho coletivo e a importância de inserir São Gonçalo em um cenário inovador de desenvolvimento: “São Gonçalo tem compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa palestra, que hoje foi compartilhada com todo o secretariado, também será levada aos vereadores, às instituições de ensino e à sociedade. Viva a sustentabilidade!”, destacou.

Com inovação a um olhar global, o consultor Dirceu Simabucuru reforçou que São Gonçalo está entre os primeiros municípios do país a estruturar um modelo dessa dimensão, alinhado às recentes regulamentações do setor financeiro. “Esse projeto que hoje começa a ser implantado em São Gonçalo só existe em quatro cidades do mundo, além de experiências no Canadá. É preciso ter um plano estruturado, e é isso que São Gonçalo apresenta hoje”, explicou.

De acordo com Dirceu, o município se destaca por iniciar o processo com foco na área de negócios e financeira, tornando-se atrativo para empresas que buscam retorno sustentável: “Os empresários só se interessam quando enxergam que é viável e rentável, e o setor verde é justamente um dos que mais geram lucro hoje. São Gonçalo se posiciona de forma estratégica nesse cenário”, acrescentou.

Com a implantação do plano, São Gonçalo passa a integrar a vanguarda da gestão pública orientada por princípios de sustentabilidade, responsabilidade fiscal e governança transparente. Além da preservação ambiental e do impacto social, o projeto também fortalece a base econômica, criando condições para que o município se torne um dos principais destinos de investimentos sustentáveis do país.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Prefeitura de São Gonçalo promove mutirão de inscrições e credenciamento para ocupar mil vagas de emprego✅

O Ginásio Poliesportivo Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, São Gonçalo do Amarante,  tornou-se  um polo de oportunidades, nesta segunda-feira (25), para centenas de pessoas. Entre os inscritos, Jéssica Nascimento relatou a expectativa: "Eu já havia participado do processo seletivo da Teleperformance, mas não me saí bem. Me sinto muito acolhida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para me qualificar e enfrentar novamente a seleção da empresa." 

Com a inscrição de 1.200 pessoas, o mutirão se destacou por seu grande alcance e impacto socioeconômico. Os participantes receberão capacitação em diversas áreas, como redação, digitação e outras competências exigidas pelo mercado de trabalho.

As atividades serão realizadas em três locais e períodos diferentes. Entre 25 e 29 de agosto, as aulas acontecerão no Teatro Municipal, com 165 participantes e, simultaneamente no IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante, atendendo 130 pessoas. Já entre 01 e 05 de setembro, as atividades ocorrerão na Universidade Aberta (UAB), com 200 participantes, garantindo estrutura adequada para todos os inscritos com acesso a computadores.

Jusseni Tavares, secretária de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância da ação: "É um sonho realizado. Proporcionar empregabilidade para a nossa gente significa aumentar a renda das famílias, fortalecer a economia e abrir caminhos para novas oportunidades."
Rose Câmara, gerente de carreiras do SENAC, ressaltou: "Essa ação gera impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Estamos qualificando profissionais que vão ocupar vagas e contribuir para o crescimento do comércio e dos serviços na região."

Aline Andrade, do setor de Empregabilidade da Teleperformance, comentou: "Com essa qualificação, os participantes ficam mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga de emprego, transformando suas vidas e a realidade de suas famílias."

O prefeito Jaime Calado também enfatizou a relevância socioeconômica do projeto: "Para mim, um ato como esse é mais importante do que construir dois edifícios. Estamos investindo no capital humano da cidade, aumentando a competitividade e mudando vidas. Cada participante aqui representa um impacto positivo na economia local."
Após o credenciamento, os participantes receberam orientações sobre as turmas e horários. A aula de abertura já estava agendada para a tarde desta segunda-feira (25) com quatro horas de duração, abordando orientações comportamentais e oratória, sendo ministrada simultaneamente em duas turmas, no IFRN, Campus São Gonçalo, e no Teatro Municipal.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

A secretaria extraordinário" Mada Calado é daquelas profissionais que fazem a diferença 💪💙

 sempre discreta, mas com um trabalho extraordinário! Sua dedicação, talento e comprometimento merecem todo o reconhecimento. Que orgulho ter alguém assim fazendo parte da gestão municipal ❤️
O projeto Caravana da Cidadania, coordenado pela Secretária Municipal para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, segue fortalecendo sua presença nas comunidades de São Gonçalo do Amarante. Nesta segunda-feira, 25 de agosto, a ação chegou à Escola Municipal Vereador Aildo Mendes, na comunidade do Padre João Maria, levando aos alunos orientações sobre o consumo consciente da água, a responsabilidade socioambiental e os cuidados com a saúde emocional desde a infância.

Areninhas Potiguares – Compromisso de uma gestão que valoriza o esporte e o bem-estar do povo!

Sob a liderança do Prefeito Jaime calado nossa cidade está investindo em qualidade de vida, oferecendo espaços seguros e modernos para crianças, jovens e adultos.
As areninhas estão movimentando os bairros, promovendo saúde, inclusão e alegria para toda a comunidade.
⚽🏀🎉
Esporte é cidadania. Esporte é futuro.
Prefeitura de são Gonçalo do Amarante] – Trabalhando por você!

Prefeitura de São Gonçalo divulga melhores colocados nos simulados preparatórios para o IF e Enem*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, celebrou neste final de semana os estudantes melhores colocados nos simulados dos aulões preparatórios para o Instituto Federal (IF) e para o Enem, oferecidos pelo município.

O prefeito Jaime Calado e a secretária Mada Calado estiveram presentes no aulão para parabenizar os primeiros colocados e os demais jovens participantes.

*Destaques do Simulado dos Aulões para o IF*

O simulado dos aulões preparatório para o ingresso no Instituto Federal contou com ampla participação de estudantes de diversas comunidades, e os três primeiros colocados foram:

1º lugar: Isaú de Oliveira – Conjunto Amarante

2º lugar: Ana Júlia Gomes – Golandim
3º lugar: Natália Evangelista – Maçaranduba


*Simulado dos Aulões para o Enem: Meninas no topo!*

No simulado preparatório para o Enem, as três maiores pontuações foram conquistadas por jovens estudantes que mostraram determinação e talento:

1º lugar: Larissa Giovana – Pajuçara

2º lugar: Gabriela Silva – Novo Amarante

3º lugar: Adila Cybelle – Novo Amarante

Durante o aulão deste domingo (24), o prefeito Jaime Calado destacou o investimento da gestão na educação e no futuro da juventude são-gonçalense:

> “Estamos muito orgulhosos desses jovens que vêm se dedicando e buscando conhecimento. A educação é o caminho para transformar vidas e estamos trabalhando para oferecer todas as condições para que nossos estudantes alcancem seus sonhos”, afirmou.


A secretária Mada Calado reforçou que o objetivo da Prefeitura é ampliar as oportunidades para os alunos:
> “Estamos preparando nossos estudantes para que eles possam conquistar vagas nas melhores instituições e sonhar com um futuro cada vez melhor.”

sábado, 23 de agosto de 2025

IDEMA concede Licença de Instalação para o Distrito Empresarial de São Gonçalo do Amarante

Na última sexta-feira (15), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu uma das notícias mais aguardadas para o futuro do desenvolvimento econômico do município: a emissão da Licença de Instalação do Distrito Empresarial.

A conquista foi anunciada durante reunião realizada na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), onde o gestor municipal esteve acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas, Hélio Duarte, do Procurador Geral do Município, Breno Lima, e do engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Felipe. O grupo foi recebido pelo diretor-geral do IDEMA, Werner Farkatt, e por toda a sua equipe técnica, que comunicaram a conclusão da análise do processo e a iminente emissão do documento final.

O prefeito Jaime Calado comemorou o avanço e destacou a importância da licença para o futuro da cidade:

> “Esse é um passo decisivo para transformar São Gonçalo em um polo de desenvolvimento econômico. O Distrito Empresarial vai atrair novos investimentos, gerar emprego e renda para a população e marcar uma nova era para o nosso município”, afirmou.



A Licença de Instalação está em fase de emissão do documento e representa o marco inicial para a implantação efetiva do Distrito Empresarial, um projeto estratégico para São Gonçalo do Amarante como vetor de crescimento e inovação na Região Metropolitana de Natal.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Residencial Dr Ruy Pereira vai ganhar espaço de esporte, lazer e convivência*

“Investir em espaços esportivos e que promovem a qualidade de vida é a nossa prioridade. Alguns dias atrás demos ordem de serviço aqui para a construção de uma escola com 12 salas e hoje assinamos essa importante obra”, afirmou o prefeito Jaime Calado durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para um novo espaço de esporte e lazer, realizada nesta sexta-feira (22), no Residencial Ruy Pereira.
O projeto contempla a construção de um espaço esportivo e de um centro comunitário na localidade. Com investimento total de R$ 1.247.900,00, a obra será viabilizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes. A estrutura contará com campo society, meia quadra 3x3 de basquete, pista de caminhada, espaço de convivência e playground.

“Fico maravilhada em saber que, na porta da minha casa, vamos ter esse espaço que contribuirá com o desenvolvimento do meu filho Davi, que adora atividades físicas”, destacou a moradora Oineide Jerônimo, mãe atípica.

A senadora Zenaide Maia também participou do ato e afirmou que “Jaime tem sido incansável na luta pelo bem do nosso povo. Esse espaço esportivo representa o zelo que ele tem com o bem-estar da nossa gente”.
A secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Rayane Rocha, ressaltou que “a gestão do prefeito Jaime Calado tem sido parceira do esporte, e ao lado da senadora Zenaide Maia celebramos mais uma conquista para o município”.

*São Gonçalo do Amarante celebra o Dia do Folclore com destaque na Globo Nordeste e programação especial no Teatro Municipal

São Gonçalo do Amarante, berço da cultura popular do Rio Grande do Norte, vive um dia histórico de celebração e reconhecimento. No Dia do Folclore, 22 de agosto, o município foi destaque no programa “Nordeste Meu País”, exibido em toda a região pela Rede Globo, através da InterTV Cabugi e suas emissoras afiliadas.

Os grupos Boi Calemba Pintadinho, Congos de Combate e Coco do Calemba brilharam na telinha, levando para todo o Nordeste a força das tradições e a autenticidade da cultura são-gonçalense. Direto do patamar da tricentenária Igreja Matriz de São Gonçalo, o jornalista Sérgio Henrique Santos apresentou ao vivo a história e a importância de cada manifestação cultural, reforçando o protagonismo do município no cenário cultural potiguar, incluindo a importância cultural de Dona Militana, a maior romanceira do Brasil. 

E as comemorações continuam hoje com o encerramento do 9° Festival do Folclore Mestre Pedro Guajiru organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que promete uma tarde repleta de arte, tradição e valorização da nossa identidade cultural. O evento acontece no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, a partir das 15h, com uma programação diversificada:



*Programação – Encerramento da Semana do Folclore*

📍 Local: Teatro Municipal Poti Cavalcanti
🗓 Data: Quinta-feira, 22 de agosto
⏰ Horário: a partir das 15h

15h00 → Abertura oficial – Falas de autoridades

15h15 → Pastoril Dona Joaquina

15h35 → Bambelô da Alegria

15h55 → Boi Calemba Pintadinho

16h15 → Pastoril Jardim das Flores

16h35 → Coco do Calemba

16h55 → Congos de Combate

17h30 → Entardecer Folclórico – Atrações musicais: Os Romanceiros e Dodora Cardoso

"Folclore é a alma do povo contada em histórias, músicas e tradições."dia do Folclore em São Gonçalo

Hoje celebramos o Dia do Folclore, data que reforça a grandeza da nossa identidade, dos nossos mestres e das tradições que atravessam gerações. Em São Gonçalo do Amarante, este dia tem ainda mais significado: somos reconhecidos como o berço da cultura popular do Rio Grande do Norte, terra fértil onde brotam saberes, costumes, ritmos e memórias que guardam a alma do nosso povo.

Cada dança, cada canto, cada verso e cada manifestação popular ecoa a força da nossa história e a resistência da nossa gente. O folclore não é apenas lembrança: é vida pulsando nas ruas, é ensinamento para os jovens, é orgulho para toda a cidade

A Secretaria Municipal de Cultura tem a honra de estar à frente desse trabalho de preservação, promoção e valorização, entendendo que cada manifestação popular é um patrimônio imaterial que precisa ser cuidado com carinho e responsabilidade. Nada disso seria possível sem o apoio constante e sensível da gestão do nosso prefeito Jaime Calado, que acredita e investe na cultura como pilar essencial para o desenvolvimento humano e social.

Que neste Dia do Folclore, possamos renovar o compromisso de manter vivas nossas tradições, fortalecendo a memória dos mestres e projetando para o futuro a grandeza da cultura popular de São Gonçalo do Amarante. 🌿✨

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Teleperformance oferece 1.000 vagas de emprego com cursos de capacitação em parceria com Senac e Prefeitura de São Gonçalo*

A população de São Gonçalo do Amarante tem uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. A empresa Teleperformance, em parceria com o Senac e a Prefeitura de São Gonçalo, e ainda o apoio da LocaInfo, está oferecendo 1.000 vagas de emprego para moradores do município.

O processo seletivo inclui cursos de capacitação exclusivos, voltados a preparação dos candidatos para a seleção de emprego. Os participantes que concluírem a formação terão a chance de ser contratados e integrar o quadro de colaboradores da Teleperformance.

*Inscrições abertas*

As inscrições presenciais podem ser realizadas nos seguintes locais:

Central Municipal de Serviços – Centro;

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Natal Moda Center, bairro Jardins;

Secretaria da Pessoa Idosa e PCD – Santo Antônio do Potengi, em frente ao Galo Branco.

As inscrições virtuais podem ser realizadas através de fornulário eletrônico:
 https://forms.gle/UfqyKzGchfjgeF2Y8


*Credenciamento*

Os candidatos selecionados participarão do credenciamento no dia 25 de agosto, a partir das 9h30, no Ginásio de Santo Antônio do Potengi.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo Zap da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo: (84) 9 8631-4226.

Museu Séphora Bezerra recebe exposição em homenagem a Dona Militana*

O Museu Municipal Séphora Bezerra, em São Gonçalo do Amarante, recebeu nesta quarta-feira (20) a exposição “Dona Militana: Tradução Estética de Narrativa da Romanceira Potiguar”, dedicada à memória da romanceira são-gonçalense Militana Salustino.

Reconhecida como a maior romanceira do Brasil, Dona Militana levou a cultura potiguar além das fronteiras com sua voz e seu vasto repertório de romances.

A mostra, que chega ao município diretamente da Pinacoteca Potiguar, é derivada do livro homônimo e reúne elementos artesanais, fotografias e frases da artista, fruto de uma produção da EduFRN (Editora da UFRN). O relançamento contou ainda com apresentações culturais, entre elas a do grupo Congos de Combate, referência na preservação da tradição popular.

Para Elton Rubiano, diretor-adjunto da EduFRN, o evento reforça a importância de manter viva a memória da romanceira:

> “Este é um momento para celebrar Dona Militana. A exposição traz elementos do livro que tornam a experiência ainda mais sensorial”, afirmou.



O presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias, destacou o legado da artista:

> “A inteligência de Dona Militana e sua resistência são motivo de celebração. Ela preservou, de forma autêntica, quilômetros de romances e a cultura oral potiguar”, disse, ao representar o Governo do Estado na cerimônia.



Já o prefeito Jaime Calado ressaltou o papel da cultura na construção de identidade e memória:

> “Um povo que não preserva sua cultura não deixa legado para as próximas gerações. Essa exposição mostra a importância de Dona Militana e de todos os mestres que constroem a cultura popular”, declarou.



Na mesma linha, o secretário municipal de Cultura, Gleydson Almeida, apontou a valorização das expressões populares na atual gestão:

> “A administração do prefeito Jaime Calado tem sido sensível à cultura popular. Recebemos esta exposição que mantém viva a ancestralidade de Dona Militana”, afirmou.



A exposição está aberta ao público no Museu Séphora Bezerra, em São Gonçalo do Amarante, reunindo memória, arte e tradição em torno da figura da maior romanceira do Brasil.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

*AGOSTO LILÁS: Prefeitura de São Gonçalo capacita profissionais que atuam no combate da violência contra mulher*

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Defesa Social, realizou nesta segunda-feira (18) uma qualificação com a Guarda Municipal.

O encontro, com o tema “Preservação de Vestígios em Crimes de Violência Sexual e Aplicação da Lei Maria da Penha”, reuniu representantes da Semtasc, Polícia Civil, guardas municipais de São Gonçalo e de outros municípios da região metropolitana, como Parnamirim, Natal, Ceará-Mirim e Extremoz, além de secretários e vereadores. O objetivo foi capacitar e alinhar os profissionais que atuam na proteção das mulheres, especialmente aqueles que integram a Patrulha Maria da Penha.

A comandante da Guarda Municipal, Isabela Avelino, destacou: "É um momento histórico: pela primeira vez, uma mulher assume o comando da Guarda Municipal. Este evento é essencial para qualificar os agentes que atuam na proteção às mulheres e no enfrentamento à violência doméstica. Espero que esta conquista inspire e empodere outras mulheres a ocupar espaços de liderança e decisão."
A senadora e primeira-dama Zenaide Maia também falou sobre a importância de investir em segurança pública: "Cobramos segurança pública, mas se não houver investimento no orçamento, não há dedicação real. Hoje, menos de 0,5% do orçamento do Brasil vai para segurança, e precisamos mudar isso para proteger nossas mulheres e toda a população."
Durante a cerimônia, Mada Calado, da Secretaria de Assuntos Extraordinários, representando o prefeito Jaime Calado, ressaltou a importância do tema e das ações de proteção às mulheres: "Estamos aqui para tratar de um tema crucial: a violência contra a mulher. Dados alarmantes mostram que muitas mulheres sofrem agressões físicas, psicológicas e patrimoniais todos os dias. Por isso, é fundamental ampliar a rede de proteção e fortalecer as Casas da Mulher Brasileira, garantindo apoio e segurança para todas as vítimas."

O secretário municipal de Defesa Social, Carlos Leão, detalhou os novos equipamentos da Guarda Municipal, destacando que foram adquiridos com recursos próprios do município: "O sistema de monitoramento é o mais moderno do Brasil e será instalado em 23 locais estratégicos, com cercamento eletrônico, leitor de placas e reconhecimento facial. Ele identifica em tempo real mais de 100 faces e 600 placas por minuto, ajudando a localizar veículos e suspeitos rapidamente. Com essa tecnologia, São Gonçalo se tornará referência em monitoramento e segurança pública."

Ao todo, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 330 mil na Guarda Municipal, contemplando tecnologia de monitoramento, drones, armamentos, uniformes e equipamentos de proteção individual, fortalecendo a atuação da corporação na proteção das mulheres e na segurança do município.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Prefeito Jaime Calado autoriza pavimentação da Rua João Araújo de Souza em Serrinha de Cima ✅


“Hoje Serrinha está em peso aqui, e eu reverencio a história desta comunidade”, declarou o prefeito Jaime Calado, ao assinar, na tarde desta quinta-feira (14), a ordem de serviço para a pavimentação da Rua João Araújo de Souza, conhecida como Rua Principal, em Serrinha de Cima, zona rural de São Gonçalo do Amarante. A solenidade contou com a presença da senadora e primeira-dama Zenaide Maia.

A obra vai contemplar 3.184 metros quadrados de calçamento, com investimento de R$ 414 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Benes Leocádio. Segundo o prefeito, a pavimentação vai garantir mais dignidade e mobilidade para a população, além de melhorar o acesso à cidade vizinha Canto de Moça.

Para a liderança comunitária Fátima de Bil, a pavimentação é uma conquista histórica.
"Esse era um sonho antigo de toda a nossa comunidade. Essa obra mostra o compromisso que a gestão do prefeito Jaime Calado tem com o nosso povo", disse.

A senadora Zenaide Maia destacou o compromisso com a população. "Nosso dever é melhorar a vida do povo. Essa é a devolução do direito de ir e vir, pois São Gonçalo nos acolheu e sempre terá o meu trabalho", afirmou.

O prefeito Jaime Calado acrescentou que a obra representa o fim de um problema histórico para os moradores. “Estamos falando do fim da poeira e da lama, de mais conforto e saúde para quem vive ĺaqui. O prefeito Fernando, fará a parte da divisa com São Gonçalo do Amarante e nós faremos o restante. Essa união vai facilitar o acesso e gerar mais desenvolvimento para toda a região. O nosso trabalho é sério e planejado, e Serrinha sempre esteve no nosso coração”, ressaltou.
O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, servidores e o engenheiro André Guedes, da Tec Engenharia, empresa responsável pela execução da obra.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

PREFEITO JAIME CALADO, SECRETÁRIA TEREZINHA REGO E SENADORA ZENAIDE MAIA REFORÇAM DEMANDAS DA SAÚDE DE SÃO GONÇALO AO MINISTRO PADILHA✅

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve em Brasília nesta quarta-feira (13) para mais uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Terezinha Rego, e da senadora Zenaide Maia. A reunião teve como pauta central a ampliação e o fortalecimento da rede de saúde do município, com a apresentação de demandas estratégicas para melhorar o atendimento à população.

Entre as prioridades, destacam-se a habilitação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), a habilitação de 5 Unidades Básicas de Saúde já em funcionamento, o incremento nos recursos destinados aos CAPS, a destinação de equipamentos para o novo Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante e a adesão ao Programa Mais Especialistas, iniciativa do Governo Federal que amplia o acesso a atendimentos especializados em todo o país.

Durante o encontro, o ministro Alexandre Padilha se comprometeu a acelerar o andamento dos processos e dar resposta rápida às demandas urgentes da saúde de São Gonçalo.

A senadora Zenaide Maia ressaltou que:
"O trabalho que estamos fazendo em São Gonçalo é de uma reestruturação total da saúde, que foi deixada muito comprometida pela gestão anterior. Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso a serviços de qualidade e com estrutura adequada."

O prefeito Jaime Calado reforçou a urgência:
"Precisamos de celeridade no atendimento dessas demandas. É urgente garantir recursos para fazer a saúde funcionar plenamente e atender bem a nossa população."

A secretária municipal de Saúde, Terezinha Rego, colocou-se à disposição para contribuir com o andamento dos processos:
"Nos disponibilizamos para sanar quaisquer dúvidas e entregamos vários ofícios aos técnicos do Ministério da Saúde para complementar a documentação já cadastrada. É essencial dar resposta rápida às demandas de São Gonçalo, que é um município estratégico para o Rio Grande do Norte."

A agenda reafirma o empenho da gestão municipal, em parceria com a senadora Zenaide Maia e o Ministério da Saúde, para oferecer uma rede pública cada vez mais estruturada, eficiente e humanizada à população.

Que ótima notícia! O prefeito Jaime calado vai assinar Ordem de Serviço para a pavimentação da rua, João de Araújo Souza "SERRINHA DE CIMA"


é um marco importante para a comunidade. Isso significa que a melhoria na infraestrutura está prestes a começar, trazendo muitos benefícios para a população. A pavimentação trará benefícios imediatos, como a redução de poeira e lama, além da melhoria no trânsito e segurança. A longo prazo, ela pode elevar o valor do imóvel na região, atrair mais comerciantes e investidores e melhorar a qualidade de vida de todos que moram ali.




Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...