quinta-feira, 30 de abril de 2026

Lei da deputada Terezinha Maia garante mais inclusão e conforto para estudantes com autismo no RN


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou a lei de autoria da deputada estadual Terezinha Maia que assegura aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito de optar pelo uso do uniforme escolar nas instituições públicas e privadas do estado.

A nova legislação estabelece que o uso do uniforme passa a ser facultativo para alunos com TEA, considerando suas necessidades individuais, especialmente relacionadas à sensibilidade sensorial. A medida tem como objetivo promover mais conforto, bem-estar e inclusão no ambiente escolar.

Para a deputada Terezinha Maia, a iniciativa representa um avanço importante na garantia de direitos. "Muitas pessoas com TEA possuem hipersensibilidade sensorial, o que pode fazer com que determinadas texturas, tecidos ou modelos de roupas causem incômodos significativos, desconforto físico ou crises sensoriais. Tais situações impactam diretamente o bem-estar e o processo de aprendizagem, podendo levar à evasão escolar ou à diminuição da participação nas atividades educacionais”, destacou.

De acordo com o texto, a decisão sobre o uso ou não do uniforme deverá ser tomada em conjunto entre os responsáveis legais, a equipe pedagógica da escola e, quando necessário, profissionais de saúde que acompanham o estudante. A lei também determina que as instituições de ensino ofereçam alternativas ao uniforme tradicional, garantindo vestimentas adequadas às necessidades dos alunos, sem prejuízo às normas de convivência. Além disso, fica proibida qualquer forma de discriminação, constrangimento ou exclusão em razão dessa escolha.

Prefeitura de São Gonçalo articula ações para garantir o Selo UNICEF 2025-2028*


Representantes de secretarias municipais de São Gonçalo do Amarante participam de reuniões para discutir as metas necessárias à habilitação do município ao Selo UNICEF.

O reconhecimento busca fortalecer e ampliar políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e povos indígenas, com foco em áreas como educação, saúde, proteção e participação social.

São representantes das pastas da Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social e Cultura, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).
A convocação para os encontros são feitos pela comissão intersetorial, responsável por coordenar as iniciativas e alinhar as diretrizes para o cumprimento das metas estabelecidas.

Segundo a mobilizadora Ariane de Moura, o objetivo não é apenas criar novas iniciativas, mas mapear e monitorar, de forma rigorosa, o trabalho já desenvolvido pelas secretarias. “Queremos garantir que as crianças participem e tenham voz nesse processo”, afirmou.

“Com o Selo UNICEF, São Gonçalo recupera seu prestígio e fortalece as políticas públicas voltadas à infância e à juventude, além de povos originários e comunidades quilombolas”, destacou a articuladora municipal, Admskelly Rolim.

A partir de agora, com as metas definidas, a comissão iniciará a inserção das informações em plataforma do UNICEF, além da realização de reuniões periódicas para acompanhamento e avaliação dos resultados.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Zenaide Maia aparece em mais uma pesquisa entre os eleitos ao Senado e abre distância para os outros concorrentes*


_Senadora aparece reeleita tanto no cenário estimulado como no espontâneo na pesquisa Exatus_ 

A pesquisa do Instituto Exatus, divulgada nesta terça-feira (28), mostra a senadora Zenaide Maia (PSD) em posição consolidada na disputa por uma das vagas ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.

No cenário estimulado, em que os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos e podem escolher até dois nomes, o senador Styvenson Valentim aparece com 48,6% das intenções totais de voto. Em seguida, completando a lista de eleitos se a eleição fosse hoje, está Zenaide Maia, com 33,8%. Na sequência vêm Rafael Motta (18,7%), Coronel Hélio (15,3%) e Samanda Alves (12,6%), compondo o grupo dos cinco primeiros colocados.

Já no cenário espontâneo, quando os eleitores respondem livremente em quem pretendem votar, sem apresentação prévia de nomes, Styvenson Valentim aparece com 25,08%, seguido por Zenaide Maia, com 9,45%. Com isso, os dois ocupam as posições que garantiriam eleição caso o pleito fosse hoje. Na sequência aparecem os demais postulantes e citações pulverizadas entre outros nomes.

O levantamento contratado pelo Grupo Agora RN ouviu 1.518 eleitores entre os dias 14 e 17 de abril, em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,51 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é RN-08384/2026.


quarta-feira, 22 de abril de 2026

Parceria entre Prefeitura de São Gonçalo e AMSAP forma 40 novos costureiros*


“Foi aqui na Associação de Mulheres de Santo Antônio que encontrei a oportunidade que precisava. Chegou em boa hora”. A afirmação foi de Sara Vitória durante a formatura de mais uma turma do projeto Costurart, realizada nesta quarta-feira (22), na sede da entidade. Ao todo, 40 alunos foram habilitados em costura industrial.
O prefeito Jaime Calado participou da cerimônia. “É bom sonhar. Hoje vocês recebem essa oportunidade. Quando se muda a história das pessoas, muda-se também a realidade do município. A partir de agora, vocês podem dizer: ‘Sou costureiro ou costureira’”, disse.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Associação de Mulheres de Santo Antônio (AMSAP) e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Representando a Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc), Antônio Neto afirmou que a gestão tem priorizado a capacitação profissional.

A presidente da associação, Maria da Paz, destacou a continuidade do projeto. “Foram duas turmas, mas a emoção é a mesma de quando comecei”, afirmou.

terça-feira, 21 de abril de 2026

NOTA DE FALECIMENTO É com profunda tristeza e pesar que comunicamos o falecimento

do Sr. José Meira dos Santos, carinhosamente conhecido como “Zé Meira”, pai da deputada estadual Terezinha Maia.

Autêntico sertanejo, agricultor e produtor rural, Seu Zé Meira foi um exemplo de força e resiliência. Com imenso afinco e amor, dedicou-se a criar seus sete filhos na cidade de São Fernando, no Seridó Potiguar.

Aos 93 anos, despedimo-nos de um homem admirável, que deixa como maior legado as inestimáveis lições de honestidade, trabalho duro e persistência que ensinou a todos ao seu redor.

sábado, 18 de abril de 2026

Pitstop do Abril Azul promove conscientização e inclusão em São Gonçalo do Amarante*


Uma ação de conscientização realizada na RN-160, na manhã desta quinta-feira (16), marcou a ação do Abril Azul em São Gonçalo do Amarante, com o objetivo de ampliar o debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão na sociedade.
Promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (SEMIPD), o pitstop educativo reuniu profissionais, famílias atípicas e apoiadores da causa, promovendo diálogo direto com motoristas e pedestres por meio da distribuição de materiais informativos.
Presente na mobilização, a primeira-dama e senadora Zenaide Maia destacou a relevância da iniciativa para além da ação simbólica. “Isso é chamar atenção, muito mais do que entregar panfleto. As pessoas com TEA precisam ser incluídas na legislação do país, para que cada vez mais recursos cheguem”, afirmou.
A atividade também contou com a participação de vereadores: Ulisses Costa, Valda Siqueira, Delma Silva e Rayure Protásio, além da secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado. 

O evento teve ainda o apoio de órgãos como o Demutran e a Secretaria Extraordinária de Eventos. 
Para as famílias, o momento também foi de escuta e representatividade. A dona de casa e mãe atípica Beatriz Costa ressaltou a importância de ações contínuas. “Esses momentos são muito importantes pra gente. O Abril Azul precisa acontecer todos os anos. A nossa luta não é fácil, então é muito bom se sentir vista”, declarou.

sexta-feira, 17 de abril de 2026

Prefeitura de São Gonçalo inicia substituição de redes e telas em quadras poliesportivas*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante deu início, na tarde desta quinta-feira (16), a um serviço de substituição de redes e telas de proteção em quadras poliesportivas do município. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à valorização e manutenção dos espaços públicos destinados ao esporte e ao lazer.
A primeira praça esportiva contemplada foi a quadra do bairro Regomoleiro III. De acordo com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), nesta fase inicial, quatro quadras serão beneficiadas, com expansão do serviço prevista conforme cronograma da pasta.
A secretária Rayane Rocha informou que a definição das quadras atendidas levou em consideração o estado de conservação das estruturas. “Estamos priorizando os espaços que apresentavam maior necessidade de intervenção, substituindo redes e telas deterioradas para garantir mais segurança e melhores condições para a prática esportiva”, destacou.

A ação busca oferecer mais qualidade aos usuários dos equipamentos públicos, incentivando a prática esportiva e promovendo o uso adequado dos espaços pela comunidade.

quinta-feira, 16 de abril de 2026

Prefeitura de São Gonçalo abre 9ª Copa de Futsal Dr. Ruy Pereira em Santo Antônio*


Na noite desta quarta-feira (15), teve início a 9ª Copa de Futsal Dr. Ruy Pereira. A competição é promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL). A solenidade aconteceu no Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi. 
Ao todo, 16 equipes disputam o título desta edição. A premiação soma R$ 9 mil, sendo R$ 6 mil destinados ao campeão e R$ 3 mil ao vice-campeão, além de troféus. Também serão entregues troféus individuais para o artilheiro e o melhor goleiro da competição.
Representando o prefeito Jaime Calado na cerimônia de abertura, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, afirmou: “Há nove anos essa copa homenageia o meu tio, Ruy Pereira, mas, acima de tudo, tem sido um instrumento da gestão do prefeito Jaime Calado para a valorização dos talentos do esporte da nossa cidade”.

A secretária da SEMJEL, Rayane Rocha, afirmou: “Mais do que uma competição, esta copa representa a força de uma história construída com respeito e reconhecimento. A Copa Dr. Ruy Pereira é uma homenagem a um grande homem público, que deixou um legado de serviços prestados à população de todo o Rio Grande do Norte.”

A rodada de abertura contou com o confronto entre Union Spañol e Esporte Cidadão, com vitória do Union Spañol por 6 a 4. Em seguida, entraram em quadra São Paulo JL e URV Futsal, com vitória do URV por 6 a 2.

A competição segue até o dia 22 de maio, com jogos no Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros.

terça-feira, 14 de abril de 2026

São Gonçalo do Amarante conquista habilitação federal para CER III e garante mais de R$ 3,2 milhões por ano para a saúde*


São Gonçalo do Amarante acaba de alcançar um importante avanço na área da saúde pública. O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), a portaria que habilita o Centro Especializado em Reabilitação (CER) do município como CER III, ampliando a capacidade de atendimento e assegurando novos recursos federais para manutenção dos serviços.
Com a habilitação, o município passa a contar com um repasse anual de R$ 3.240.000,00, o equivalente a R$ 270 mil mensais, destinados ao custeio das ações e serviços de média e alta complexidade. Os recursos serão incorporados ao teto financeiro do Ministério da Saúde e transferidos de forma regular ao Fundo Municipal de Saúde.
O CER de São Gonçalo do Amarante está habilitado nas modalidades física, intelectual e auditiva, consolidando-se como uma unidade de referência na assistência especializada à população. 

A classificação como CER III define um nível mais elevado de estrutura e serviços, garantindo atendimento multiprofissional e ampliado para pessoas com deficiência.

A conquista também é resultado de articulações institucionais em Brasília. O prefeito Jaime Calado esteve em audiências com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em agendas que contaram com o apoio e a articulação da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, demonstrando compromisso conjunto em ampliar os investimentos federais para o município.

Desde que assumiu a gestão em 2025, o prefeito Jaime Calado determinou prioridade total para a habilitação do CER. Para atender às exigências do Ministério da Saúde, o município promoveu uma série de adequações estruturais e técnicas, com investimento de aproximadamente R$ 500 mil, além da contratação de 21 novos especialistas, criando uma equipe multiprofissional e elevando o padrão de atendimento da unidade.

A portaria também estabelece que os recursos têm como finalidade assegurar o funcionamento contínuo da unidade, fortalecendo a rede de atenção à saúde e ampliando o acesso da população a tratamentos de reabilitação.

O impacto financeiro previsto para 2026 será de R$ 2.430.000,00, considerando o início dos repasses ao longo do exercício, com efeitos financeiros a partir da quarta parcela do ano.

A conquista representa o processo de reestruturação da saúde em São Gonçalo do Amarante, com ampliação da oferta de serviços especializados e garantindo mais qualidade no atendimento à população.

segunda-feira, 13 de abril de 2026

Você transforma um imposto obrigatório em um ato de solidariedade — ajudando diretamente sua cidade.


Você pode destinar parte do seu Imposto de Renda para o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) do seu município, ajudando diretamente crianças e adolescentes — e o melhor: sem pagar nada a mais por isso.

💡 Como funciona
Você pode destinar até 6% do imposto devido �
Portal Contabeis
Esse valor vai para fundos sociais, como o FIA
O dinheiro já seria pago ao governo, mas você escolhe para onde ele vai �
Cidadão Alerta
👉 Ou seja: não é doação extra, é redirecionamento do seu imposto.
📍 Para onde vai esse dinheiro?
O FIA financia:
Projetos para crianças e adolescentes em vulnerabilidade
Ações sociais, educacionais e de proteção
Programas que fortalecem famílias e comunidades �
Cidadão Alerta
💰 Custo para você?
Zero.
Se você tem imposto a pagar → o valor é abatido
Se vai receber restituição → o valor é somado �
Portal Contabeis
📌 Quem pode fazer?
Quem declara no modelo completo do IR

sábado, 11 de abril de 2026

Prefeitura de São Gonçalo realiza entrega 6,7 toneladas de sementes para fortalecer agricultura familiar*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA), em parceria com a EMATER-RN, realizou nesta sexta-feira (10) a entrega de sementes de milho, feijão e sorgo para agricultores do município.
A solenidade ocorreu na Associação Comunitária de Poço de Pedra, na zona rural, contemplando produtores das comunidades de Bela Vista, Jenipapo, Poço de Pedra e Barra de Camaragibe.

Neste ano de 2026, o município foi contemplado com 6,7 toneladas de sementes, distribuídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE) e da EMATER. A ação beneficia 557 agricultores de 18 comunidades, dentro do Programa Banco de Sementes, com investimento total de R$ 152.405,50. De acordo com a SEMADA, as demais localidades que possuem banco de sementes receberão os insumos a partir da próxima semana.
Representando o prefeito Jaime Calado, a secretária municipal de Assuntos Extraordinários, Mada Calado, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar.
“Esse é um momento muito importante, pois a gestão está apoiando diretamente o pequeno agricultor, garantindo condições para o plantio e contribuindo para a produção de alimentos que chegam a mesa da população”, afirmou.

A secretária também ressaltou os avanços da gestão na área rural, com a ampliação de programas e implantação de novos projetos, como a mecanização da agricultura familiar, com uso de microtratores, iniciativas em aquicultura e o fortalecimento da feira agropecuária do município.

Para a agricultora Castorina Bueno, de 62 anos, a entrega das sementes representa um incentivo essencial para a produção. “É muito importante para nós. Ajuda bastante, porque plantar faz parte da nossa vida. Sem essa ajuda, teríamos que comprar as sementes, o que encarece muito. Assim, ficamos muito agradecidos”, destacou.

O diretor regional da EMATER, Moacir Santos, reforçou o papel do Programa Banco de Sementes na promoção da segurança alimentar e geração de renda. “O programa é uma ação estratégica que garante sementes no período adequado de plantio. Isso possibilita que as famílias produzam, colham e tenham mais segurança alimentar, além de renda para permanecer no campo”, explicou.

Ele também destacou a parceria entre Estado e municípios na execução da iniciativa, incluindo ações complementares como o preparo do solo, que contribuem para o desenvolvimento rural sustentável.

Participaram da solenidade o secretário municipal Jarbas Cavalcanti (Agropecuária), os vereadores Nino Arcanjo, Sargento Jerson, e Rayure Protásio; além de lideranças comunitárias e agricultores da região.

sexta-feira, 10 de abril de 2026

Academia Action Prime abre em Macaíba com proposta premium*


A primeira academia com padrão “prime” de Macaíba estará de portas abertas a partir da próxima terça-feira(14).A Action Prime chega como novo conceito no segmento fitness e já virou o assunto do momento na cidade, após esgotar em tempo recorde os primeiros lotes de inscrições ainda na fase de pré-lançamento.

O empreendimento conta com uma estrutura moderna e completa para elevar o padrão das academias na região metropolitana.

São mais de 2.400 metros quadrados de área de musculação, com mais de 200 máquinas exclusivas, além de funcionamento em horário livre, aplicativo gratuito e estacionamento próprio. A academia também oferece aulas coletivas inclusas, como Rit Box, Fit Dance, spinning, jump e mistura de ritmos.

A proposta vai além do treino. O espaço conta com lounge de convivência, armários exclusivos, espaço kids, elevador e serviços integrados, com lojas de suplementos, café, vestuário, além de barbearia, unhas e design de sobrancelhas e cílios.

A Action Prime chega com a proposta de reunir saúde, bem-estar e conveniência em um só lugar, criando um novo padrão para o segmento em Macaíba.

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Prefeitura de São Gonçalo certifica alunos concluintes no curso de informática (pacote office) e inicia nova turma*


Na noite desta quarta-feira (8), o auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou a formatura do curso de Pacote Office, ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). A capacitação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários e o IFRN.
Entre os concluintes, a servidora Leandra Maria destacou a realização de um objetivo pessoal. “Eu sempre sonhei com um diploma do IFRN, e agora, por meio dessa ação da Prefeitura, estou realizando esse sonho”, afirmou.
A gestora de unidade de saúde Maria Rita ressaltou o impacto da qualificação na rotina de trabalho. “Sem dúvida, minhas atividades serão aprimoradas. Eu já tinha noções de informática, mas agora estou certificada”, disse.
Representando o prefeito Jaime Calado, a secretária Mada Calado enfatizou a relevância do certificado emitido pela instituição federal. “É um diploma reconhecido em qualquer lugar do Brasil, respeitado pela qualidade e pela formação oferecida”, declarou.

O diretor-geral em exercício do IFRN Campus São Gonçalo do Amarante, Everson Misael, destacou a parceria institucional. “Sempre vi o prefeito sensibilizado com a educação. Ele tem sido um parceiro do Instituto Federal”, afirmou.

Além da entrega dos certificados, a solenidade marcou o início de novas turmas, que também atenderão à população em geral.

Participaram do evento os vereadores Márcia Soares, Ulisses Costa, Valda Siqueira, Nazareno Tavares, Léo Medeiros e Aninha Siqueira.

segunda-feira, 6 de abril de 2026

Prefeito Jaime Calado assina ordem de serviço para a construção do novo CAPS II em São Gonçalo do Amarante*


Na manhã desta segunda-feira (6), o prefeito Jaime Calado assinou a ordem de serviço autorizando a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Porte II, ao lado do Complexo Esportivo Dr. Ruy Pereira dos Santos. O investimento é de R$ 2.273.000,00, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 
O terreno tem 1.375 m², com 564,56 m² de área construída. O CAPS contará com salas de atendimento individual e em grupo, espaço para atividades terapêuticas e oficinas, além de áreas administrativas, todas com acessibilidade e conforto para os usuários.

Durante a solenidade, o prefeito Jaime Calado destacou a importância do CAPS para a rede de saúde mental no município: "O Poder Público tem que procurar corresponder a essa nova realidade. E esse CAPS aqui tem essa finalidade. São Gonçalo tem procurado se equipar. Quando estiverem prontas essas instalações vão permitir um acolhimento melhor e condições de atendimento aos pacientes de forma mais humanizada", afirmou. 

O superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões, parabenizou a gestão municipal: "Quero aqui parabenizar o prefeito Jaime Calado, a senadora Zenaide Maia e o secretário municipal de Saúde, Junior Rego, pelos esforços para que essa obra fosse destravada e alcançasse o êxito, representando um verdadeiro avanço na implantação desse CAPS ambulatorial."

A senadora e primeira-dama Zenaide Maia reforçou a relevância do equipamento: "Esse equipamento é de extrema importância, tendo em vista o crescimento das questões de saúde mental. Fomos em busca da liberação junto ao Ministério da Saúde e conquistamos esse importante benefício para São Gonçalo."

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...