terça-feira, 30 de setembro de 2025

Pesquisa Data Census em Mossoró mostra liderança da senadora Zenaide no somatório dos votos*

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Census, nos dias 27 e 28 de setembro de 2025, revelou o cenário da disputa pelo Senado em 2026 entre os eleitores de Mossoró. O levantamento ouviu 800 pessoas, tem margem de erro de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

No recorte do 1º voto, o senador Styvenson Valentim aparece em primeiro lugar com 22,1% das intenções, seguido de perto pela senadora Zenaide Maia, que registra 20,4%, e pela ex-governadora Fátima Bezerra, com 19,7%.

Já no 2º voto, Zenaide Maia lidera com 15,9%, superando Fátima Bezerra (9,0%), Styvenson Valentim (6,4%), Coronel Hélio (6,0%) e Álvaro Dias (5,0%).

Quando somados os percentuais do 1º e 2º votos, a senadora Zenaide Maia desponta como destaque em Mossoró, alcançando 36,3% das intenções de voto, à frente dos demais concorrentes. Fátima Bezerra soma 28,7% e Styvenson Valentim 28,5%, enquanto os demais nomes aparecem com percentuais mais baixos.

O resultado da pesquisa divulgada no Blog do BG evidencia a força de Zenaide no município, colocando-a em posição de vantagem na corrida para o Senado no próximo ano.
                 

Prefeitura de São Gonçalo injeta mais de R$ 16 milhões na economia local; folha de setembro inclui reajuste para gestores escolares e das UBSs*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante injetou mais de R$ 16 milhões na economia local com o pagamento da folha salarial referente a setembro. O valor contempla servidores efetivos, comissionados e inativos, mantendo o compromisso da gestão do prefeito Jaime Calado em garantir os salários em dia e cumprir rigorosamente o calendário estabelecido.

Além da movimentação financeira que fortalece a economia, o mês marca uma conquista importante para a valorização do funcionalismo: diretores e vice-diretores de escolas municipais, assim como diretores e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), receberam a segunda parcela do reajuste aprovado neste ano. Em março, essas categorias já haviam sido contempladas com um acréscimo de R$ 500,00. Agora, em setembro, somaram mais R$ 500,00, assegurando R$ 1.000,00 de aumento em 2025.

O benefício está garantido pela Lei Municipal nº 129/2025, que instituiu a reforma administrativa publicada no JOM em 28 de fevereiro. A legislação corrige distorções salariais e consolida o compromisso do governo municipal com profissionais que atuam diretamente na educação e na saúde, setores estratégicos para a qualidade de vida da população.

Para o prefeito Jaime Calado, a medida representa justiça e reconhecimento. “Estamos dando dignidade salarial a esses profissionais que têm uma grande responsabilidade em suas rotinas, seja com os alunos ou com os pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde. Essa ação que integra o nosso plano de governo vem justamente para reparar essa distorção e corrigir uma injustiça com essas categorias”, afirmou.

"Compromisso e responsabilidade! O Prefeito Jaime calado mantém o pagamento dos servidores Rigorosamente em dia,✅

O prefeito Jaime calado reafirma o compromisso com os servidores municipais, garantindo o pagamento em dia e reconhecendo a importância de cada profissional para o desenvolvimento da nossa cidade. 💼✨

*São Gonçalo supera meta da Campanha de Vacinação Antirrábica e protege mais de 31 mil animais*

São Gonçalo do Amarante atingiu um marco importante para a saúde pública: a campanha de vacinação antirrábica superou a meta estabelecida e imunizou 31.387 animais, o que representa 82% do total previsto. O resultado garante proteção para cães, gatos e também para a comunidade, já que a raiva é uma doença grave e fatal.
De acordo com Mirinalva, coordenadora da Vigilância em Saúde, o sucesso da campanha só foi possível graças ao apoio da gestão municipal.

“Alcançar essa meta foi muito gratificante. Tivemos o apoio fundamental do prefeito Jaime Calado, que tem um olhar diferenciado como sanitarista, e da nossa secretária de Saúde, Terezinha Rêgo. Foi um trabalho de mãos dadas, que envolveu desde a coordenação até os agentes. Cada detalhe fez diferença: desde a estrutura adequada, como caixas térmicas e materiais de apoio, até a confiança e o incentivo que recebemos”, destacou.
Além da mobilização das equipes de saúde, a campanha contou com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, responsável por reforçar a divulgação nos canais oficiais e garantir que a informação chegasse a toda a população.

*AINDA É POSSÍVEL VACINAR?*

E quem ainda não vacinou seus pets ainda pode participar da campanha. A vacinação segue disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Coordenação de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Ismael Cosme, 49, no Centro. Para quem possui mais de cinco animais, é necessário agendamento pelo número (84) 98152-9740.

Com a meta superada, a prefeitura de São Gonçalo evidencia sua responsabilidade com a saúde preventiva, protegendo seus animais e fortalecendo a qualidade de vida da população.

Prefeitura de São Gonçalo inicia instalação de câmeras de monitoramento de segurança*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, deu início à instalação das câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.
Nesta primeira fase, o investimento total é de R$ 58 mil com reativação de 10 pontos que entram em período de testes. Até dezembro serão instaladas mais 25 câmeras. O projeto também prevê a reativação da central de videomonitoramento e interligação de 600 câmeras ao todo, cobrindo vias principais, além de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prédios públicos.

Antes da implantação, a gestão municipal realizou a manutenção da rede de internet e dos equipamentos já existentes, garantindo o pleno funcionamento do sistema.
Com a iniciativa, São Gonçalo dá mais um passo para reforçar o trabalho de apoio às forças de segurança do estado no combate à criminalidade, utilizando tecnologia a favor da prevenção e da proteção dos são-gonçalenses.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Senadora Zenaide Maia fortalece Rede de Proteção Social com entrega de veículo ao Conselho Tutelar de Currais Novos*

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) cumpriu agenda em Currais Novos na manhã deste sábado (27), onde realizou a entrega oficial de um veículo novo ao Conselho Tutelar do município. O automóvel, adquirido por meio de emenda parlamentar de sua autoria, visa aprimorar a capacidade de atuação do órgão na defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

A cerimônia de entrega representou um significativo reforço estrutural para o Conselho Tutelar local, cuja missão diária é de suma importância para a garantia dos direitos fundamentais da população infanto-juvenil. O novo veículo proporcionará mais agilidade e segurança nas diligências e acompanhamentos realizados pelos conselheiros.

O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Lucas Galvão, os vereadores Cleyber, Leiusa Palmeira e Professor Jairi, além da presidente do Conselho Tutelar, Noemia. A participação dessas lideranças ressalta o caráter colaborativo e o empenho conjunto em prol da comunidade.
Em sua fala, a senadora Zenaide Maia reafirmou seu compromisso inabalável com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. A parlamentar destacou a importância de apoiar as instituições que atuam na base da proteção social, garantindo melhores condições de trabalho aos conselheiros tutelares e, consequentemente, um atendimento mais eficaz à população que necessita de seus serviços.

Este investimento reflete a contínua dedicação do mandato da senadora Zenaide Maia em promover o bem-estar social e assegurar que os direitos de crianças e adolescentes sejam plenamente resguardados em todo o Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

*UBS do Padre João Maria passa por Revitalização ✅

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Padre João Maria, em São Gonçalo do Amarante, passa por um processo de revitalização completo. Quando assumiu a gestão, o prefeito Jaime Calado encontrou a unidade em estado de abandono, mas agora a situação é completamente diferente.
As obras incluem correção de infiltrações, pintura, recolocação de janelas de vidro e melhorias nos ambientes internos, como consultório e farmácia, garantindo condições adequadas para o atendimento à população.

A dona de casa Vanubia, que leva a filha para atendimento na unidade, comemorou a reforma: "Para nós que moramos aqui, essa melhoria é uma grande conquista. Só temos a agradecer ao prefeito Jaime Calado, pois a UBS realmente precisava dessa revitalização."

O frentista Gerson destacou a importância da obra: "É fundamental ver nossa unidade recuperada. Toda a comunidade é beneficiada, inclusive minha filha terá um lugar para ser atendida com melhores condições."

A gestora Edilma reforçou o impacto positivo: "Nossa unidade só tem a ganhar com essa melhoria. A gestão do prefeito Jaime Calado é comprometida com a qualidade da saúde."

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

A Gestão do Prefeito Jaime calado tem Novidade para os moradores da comunidade de belo Horizonte ✅


Turma, quero convidar vocês para estarmos juntos nesta sexta-feira, dia 26, às 16h, na comunidade de Belo Horizonte. 

Vamos assinar a ordem de serviço da nova quadra de esportes, um espaço que vai ser de todos!

Vai ser ao lado da Escola Municipal Dr. Nilton Pessoa de Paula. Conto com vocês! 🙌🏻🫶🏻

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

*Prefeitura incentiva preservação ambiental em comemoração ao Dia da Árvore*

Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado no último domingo (21), a Escola Municipal Aída Gomes, em Cidade Arvoredo, promoveu nesta terça-feira (23) uma programação especial voltada à conscientização ambiental.

Durante todo o dia, os alunos participaram de palestras educativas, atividades lúdicas e colocaram a mão na terra no plantio de mudas no pátio da escola. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) busca despertar, desde cedo, a importância de preservar e cuidar da natureza.

O prefeito Dr. Jaime esteve presente na comemoração e destacou a importância da ação: “Hoje existe aqui o exemplo, a teoria e a prática… É por respeito ao meio ambiente que podemos aprender isso nas escolas” concluiu.

A ação fortifica o compromisso da Prefeitura com a educação ambiental e com a construção de uma cidade mais verde e sustentável.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Demutran de São Gonçalo intensifica fiscalização e ações educativas sobre transporte clandestino no Aeroporto*


O Demutran de São Gonçalo do Amarante está intensificando a fiscalização e orientação aos passageiros para combater o transporte clandestino no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves.
Na manhã desta terça-feira (23), a ação contou com o apoio da Polícia Militar, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Zurich Airport. Os agentes abordaram passageiros desembarcando, distribuindo folhetos informativos e contando com a animação do grupo “Teatro de Trânsito” para recepcioná-los.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Edmilson Gomes, "o DEMUTRAN de São Gonçalo realiza fiscalizações contínuas para garantir a segurança no transporte de passageiros. Além de educativa, a fiscalização atua de forma constante no aeroporto."
A Coopcon, cooperativa responsável pelos taxistas da cidade, conta atualmente com 120 profissionais recém-habilitados pelo curso de taxista promovido pela gestão do prefeito Jaime Calado, requisito do Demutran para emissão da licença de atuação.

O secretário da Coopcon, Rogério Azevedo, afirmou: "só temos a agradecer ao prefeito Jaime Calado e ao Demutran por esta ação, que valoriza nosso serviço e toda a categoria de taxistas em São Gonçalo."

Além do serviço de táxis, estão autorizados a operar no aeroporto as linhas da Cooptagran e Trampolim, o transporte de agências de viagens regulamentadas pelo DER e carros por aplicativo acionados pelo usuário.

Jorge Luis, chefe de fiscalização do DER, disse "estamos há meses em parceria com o Demutran de São Gonçalo para fiscalizar e combater o transporte ilegal de passageiros, considerado infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro."

A congressista de Cascavel (PR), Michelle, comenta, "acho de suma importância esta ação. Optei por usar o transporte credenciado da agência de viagem com minhas amigas, garantindo mais segurança e confiabilidade."

Pesquisa aponta Allyson Bezerra na frente de Rogério Marinho e Álvaro Dias na disputa pelo governo.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), surge como o principal nome na corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2026, mesmo sem ter confirmado oficialmente sua candidatura. É o que indica a mais recente pesquisa da Exatus Consultoria e Pesquisa, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, com 2.029 eleitores de todas as regiões do estado.

Nos cenários testados, Allyson lidera todas as simulações. Em um confronto direto com o senador Rogério Marinho (PL) e o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier (PT), o prefeito de Mossoró alcança 39,4% das intenções de voto, contra 27,4% de Rogério e 6,9% de Cadu. Nesse cenário, 19,4% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, e 7,1% não souberam responder.

Quando o vice-governador Walter Alves (MDB) substitui Cadu Xavier na simulação, Allyson mantém praticamente o mesmo desempenho, com 39,1% das intenções, seguido por Rogério com 26,4% e Walter com 3,9%. Branco ou nulo somam 22,9%, e 8% não souberam ou não quiseram responder.

Em outra configuração, Allyson amplia a vantagem: o prefeito de Mossoró chega a 45,8%, enquanto o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) registra 12,9% e Cadu Xavier, 7,1%. Brancos e nulos totalizam 24,7%, e 9,7% dos eleitores não souberam responder. No mesmo cenário, com Álvaro e Walter, Allyson mantém 45,8%, seguido por Álvaro com 12,5% e Walter com 3,8%. Branco ou nulo chegam a 27,8%, e 10,3% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam nomes sem que sejam apresentados, Allyson Bezerra também lidera, com 13,1% das menções. Rogério Marinho aparece em seguida, com 10,4%, enquanto o chamado “candidato de Fátima” foi lembrado por 3,7% e Cadu Xavier por 1,8%. Outros nomes, como o senador Styvenson Valentim (PSDB), tiveram citações menores: 1,2%. Álvaro Dias e a deputada federal Natália Bonavides (PT) foram lembrados por 0,3% cada.

O levantamento mostra ainda um alto índice de indefinição entre os eleitores: 59,6% afirmaram não saber em quem votariam se a eleição fosse hoje, e 7,2% declararam voto branco ou nulo. Apesar do protagonismo de Allyson e Rogério, a pesquisa indica que a disputa estadual ainda está em fase inicial.

👧🧒 Outubro é todo delas: nossas crianças! a festa está garantida

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante preparou uma programação especial com muitas brincadeiras, diversão e momentos inesquecíveis no Dia da Criança Feliz. 💙💛

Confira onde estaremos:
📍 03/10 – Golandim

📍 04/10 – Amarante
📍 05/10 – Centro
📍 17/10 – Uruaçu
📍 18/10 – Jardins
📍 19/10 – Jardim Lola
📍 26/10 – Santo Antônio
✨ Um mês inteiro de alegria e carinho dedicado às nossas crianças, porque elas merecem o melhor!

👉 Traga sua família e venha viver essa festa com a gente!

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Com voto de Zenaide, Congresso aprova conta de luz de graça para famílias de baixa renda no Rio Grande do Norte

Com voto e defesa favoráveis da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (17), uma proposta que garante conta de luz de graça para famílias de baixa renda no Rio Grande do Norte e em todo o país. A Medida Provisória (MP 1.300/2025) amplia a Taxa Social de Energia Elétrica para beneficiar cerca de 4,5 milhões de famílias no Brasil com a gratuidade total da conta de energia elétrica.

Transformada em projeto de lei de conversão (PLV 4/2025), a medida já estava valendo por tempo limitado e, após a sanção do presidente Lula, será transformada de vez em lei.

domingo, 21 de setembro de 2025

Prefeitura de São Gonçalo apresenta projetos agrícolas e tradição cultural na 1ª Feira do Abacaxi e Agronegócio em Ielmo Marinho*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante marcou presença na 1ª Feira do Abacaxi e Agronegócio, realizada nos dias 18, 19 e 20 de setembro, na cidade de Ielmo Marinho. O município foi representado pelas Secretarias Municipais de Agropecuária (SEMADA) e de Cultura (SECULT), que apresentaram ao público as potencialidades da agricultura familiar e do artesanato são-gonçalense.
O evento reuniu produtores rurais, criadores de animais, empresas do setor agrícola, empreendedores e visitantes de toda a região metropolitana, oferecendo uma programação diversificada com palestras, exposições, torneios e atrações culturais.
Durante a feira, a Secretaria Municipal de Cultura destacou o talento dos artesãos locais, com uma exposição de peças produzidas em barro e outras matérias-primas, além da divulgação de projetos culturais desenvolvidos na atual gestão do prefeito Jaime Calado. Já a Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA) apresentou os avanços da mecanização agrícola no município, com a exposição de minitratores do Programa de Mecanização da Agricultura Familiar, além de uma amostra da produção agrícola local.
No sábado (20), o prefeito Jaime Calado visitou os estandes da feira ao lado da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, vereadores e secretários municipais. Em sua fala, o gestor destacou a importância do evento para o fortalecimento do agronegócio na região metropolitana. “Estamos aqui para prestigiar esse grande evento. Ielmo Marinho esteve presente na nossa 5ª Agrofest, com um estande marcante, e hoje retribuímos a visita com orgulho. Parabenizo o prefeito Fernando, que em pouco tempo vem realizando um excelente trabalho à frente de Ielmo Marinho”, declarou Jaime Calado.

Para o secretário municipal de Agropecuária, Jarbas Cavalcanti, participar de eventos como a Feira do Abacaxi é essencial para promover a troca de experiências e fortalecer a economia rural. “Estar presente em feiras como essa é uma grande oportunidade de mostrar o que produzimos em São Gonçalo, além de fortalecer a pecuária e a agricultura familiar da região. Essa troca entre municípios é fundamental para o desenvolvimento do setor agropecuário”, destacou Jarbas.

A cultura local também teve papel de destaque na feira. Segundo o secretário de Cultura, Gleydson Almeida, a participação da SECULT reafirma o compromisso de São Gonçalo com o fortalecimento da economia criativa e valorização das raízes culturais do município. “Nosso artesanato é um dos mais ricos e diversificados do estado. Estar presente em eventos como este é mostrar que São Gonçalo é referência em cultura popular e economia criativa. Esse apoio da Prefeitura é essencial para que nossos artesãos tenham visibilidade e possam gerar renda com sua arte”, afirmou o secretário.

A presença de São Gonçalo na Feira do Abacaxi e Agronegócio teve ainda o envolvimento da Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Eventos.

sábado, 20 de setembro de 2025

Prefeitura de São Gonçalo e AMSAP abrem vagas gratuitas para curso de Costura Industrial*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), em parceria com a Associação das Mulheres de Santo Antônio do Potengi (AMSAP), está abrindo inscrições do Curso de Costura Industrial para Iniciantes. A iniciativa integra o Projeto Costurarte e representa mais um investimento da Prefeitura Municipal a fim de oferecer oportunidade gratuita de qualificação profissional para a juventude do município.

As matrículas serão realizadas no próximo dia 29 de setembro, das 13h às 17h, na sede da AMSAP, localizada na Rua Vereador William Câmara de Brito, 133, em Santo Antônio do Potengi. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS.

O curso terá início no dia 02 de outubro, no turno da tarde (13h às 17h), e é voltado prioritariamente para jovens entre 18 e 29 anos. Além da capacitação técnica, o diferencial do projeto é o encaminhamento dos alunos concluintes para processos seletivos em empresas parceiras, que oferecem vagas para Costureiro(a) Industrial.

A ação representa uma oportunidade concreta de inserção no mercado de trabalho, fortalecendo a geração de emprego e renda local. A Prefeitura destaca que o investimento em cursos profissionalizantes é parte do esforço para ampliar a rede de qualificação no município, garantindo mais autonomia e oportunidades para a população.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Touros recebe nova UBS com recursos destinados pela senadora Zenaide Maia

Na manhã desta sexta-feira (19), a senadora Zenaide Maia participou da solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde Pedrozina Pereira de Oliveira (UBS de Zabelê), no município de Touros. O equipamento, construído com recursos oriundos de emenda parlamentar da senadora, representa mais um passo importante na ampliação do atendimento em saúde básica para a população.

Durante a cerimônia, Zenaide reforçou sua defesa de que o fortalecimento da atenção primária é fundamental para o funcionamento de todo o sistema de saúde. “Se a saúde básica não funcionar, fica cada vez mais difícil. Pode construir uma UPA em cada esquina, mas se não houver prevenção e atendimento de qualidade na base, os hospitais e emergências vão continuar sobrecarregados”, destacou a parlamentar.

A senadora já destinou mais de R$ 22 milhões em emendas parlamentares para Touros, contemplando diferentes áreas, com atenção especial à saúde, que segundo ela, é prioridade absoluta.

A vice-prefeita Fernandinha ressaltou a importância da parceria: “Estou muito feliz em entregar hoje uma unidade básica de saúde padrão federal, fruto da emenda da senadora Zenaide, que é uma mulher referência, tanto na política quanto na defesa das causas sociais”, afirmou.

O prefeito Pedro Filho também enalteceu o compromisso da parlamentar com Touros: “É gratificante receber a senhora aqui, vendo de perto as necessidades da nossa comunidade. A senadora tem sido incansável, destinando recursos em diferentes áreas e fortalecendo nossa rede de saúde. Essa parceria tem trazido resultados concretos para o povo de Touros”, disse.

A solenidade contou ainda com a presença dos deputados estaduais Terezinha Maia e Nelter Queiroz, do presidente da Câmara, Tiago de Zezinho, familiares da homenageada, secretários municipais e da população local, que celebrou a entrega de mais um importante equipamento de saúde para o município.

300 Famílias de Ladeira Grande e Tapará recebem cestas de hortifrutis do PAA Indígena*

“Esse programa vai me ajudar com a feira do mês. Já não vou precisar me preocupar com frutas e legumes porque a prefeitura está nos ajudando”, relatou a aposentada Francisa Leocádio, moradora da comunidade de Ladeira Grande, ao receber sua cesta de alimentos.
Na tarde desta sexta-feira (19), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante entregou 300 cestas de hortifrutis do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) às famílias em situação de vulnerabilidade social de Ladeira Grande e Tapará. A ação é realizada em parceria com a Emater-RN, o Governo do Estado e o Governo Federal, contemplando famílias já inseridas nos programas sociais.
Durante a entrega, o prefeito Jaime Calado destacou a relevância da iniciativa: “Eu já passei pelo cenário da fome e sei na pele os efeitos que essa dor pode causar. Por isso, enquanto prefeito, luto para que as famílias, como as que estão aqui, tenham alimentação digna”, afirmou.
A secretária da SEMTASC, Emília Caroline, também ressaltou o alcance do programa: “O PAA demonstra como parcerias estratégicas podem trazer benefícios reais para São Gonçalo. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais essas conquistas.”

Além da entrega das cestas, também foi destacado o funcionamento do PAA Indígena, modalidade que respeita a cultura alimentar das comunidades tradicionais e prioriza tubérculos e hortaliças.

De acordo com Moacir Santos, da Emater, “essa modalidade busca atender às famílias de acordo com seus hábitos, trazendo alimentos em sua maioria tubérculos como batata e macaxeira, além de hortaliças”.

São Gonçalo vive novo ciclo de progresso; mais de 200% de aumento em licenciamentos*

São Gonçalo do Amarante atravessa uma fase de expansão econômica e urbanística, marcada pelo crescimento expressivo na emissão de alvarás e licenças para novos empreendimentos. O avanço reflete a retomada da confiança dos investidores na atual gestão conduzida pelo prefeito Jaime Calado e a capacidade do município de atrair iniciativas estratégicas para movimentar comércio, indústria e serviços.
De acordo com o subsecretário da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMURB), Gilberto Dantas, a determinação do prefeito Jaime Calado para agilizar os processos de análise tem garantido resultados concretos. “Hoje já superamos em mais de 200% as emissões em comparação ao ano passado. Isso reflete diretamente em mais arrecadação, valorização do comércio, aquecimento do mercado imobiliário e fortalecimento dos bairros e comunidades, que contam com o trabalho da Prefeitura Municipal para reestabelecer a qualidade dos serviços públicos”, destacou.
O impacto é perceptível não apenas no setor comercial. O Distrito Empresarial de São Gonçalo, com incentivo fiscal e localização privilegiada, projeto da Prefeitura, tem atraído empresas de diferentes segmentos, consolidando São Gonçalo como um polo de oportunidades e geração de empregos.
Para o fiscal urbanístico e engenheiro da SEMURB, Ícaro de Morais, o desempenho de 2025 já superou as expectativas. “Já em setembro conseguimos ultrapassar todo o volume de licenciamentos emitidos no ano anterior. O município está em pleno crescimento, o que representa mais empregos e melhores condições de vida para a população”, afirmou.

Com a chegada de novas indústrias, abertura de negócios e expansão da atividade imobiliária, São Gonçalo do Amarante reassume seu papel de destaque no Rio Grande do Norte. A cidade se consolida como território de desenvolvimento e oportunidades, em que o progresso se traduz em benefícios diretos para os moradores.

Zenaide Maia lidera com folga as intenções de voto para o Senado em Jardim de Piranhas, aponta pesquisa Seta/Anna Ruth Dantas*

A senadora Zenaide Maia (PSD) aparece em primeiro lugar nas intenções de voto para o Senado Federal em pesquisa realizada pelo Instituto Seta em parceria com a jornalista Anna Ruth Dantas. A consulta foi feita no dia 14 de setembro, no município de Jardim de Piranhas, ouvindo 350 eleitores. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.


*Cenário estimulado – 1º voto*

No cenário estimulado para o primeiro voto ao Senado, Zenaide amplia sua vantagem e atinge 33,14%, contra 10,57% de Styvenson Valentim, 10,29% de Fátima Bezerra e 8,86% de Álvaro Dias. Nenhum dos outros nomes ultrapassou 1,5%. O índice de indecisos (NS/NR) ficou em 35,14%.
*Cenário estimulado – 2º voto*


Quando o eleitor é estimulado a indicar um segundo voto, a senadora mantém a dianteira com 36,29% das intenções. Styvenson Valentim aparece com 11,43%, seguido de Álvaro Dias (9,43%) e Fátima Bezerra (6,00%). Neste cenário, os indecisos representam 34,56%.

Os números confirmam a força de Zenaide Maia na corrida para o Senado em Jardim de Piranhas, colocando-a em situação confortável à frente dos adversários tanto no cenário espontâneo quanto nos estimulados.

A atual governadora Fátima Bezerra é a mais rejeitada entre as candidatas ao Senado. Ela aparece com 15,71%. Em seguida vem Álvaro Dias com 12,57% e Styvenson Valentim com 7,71%. Babá e Zenaide Maia são rejeitados por 1,71% do eleitorado.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Zenaide Maia lidera com folga as intenções de voto para o Senado em Jardim de Piranhas, aponta pesquisa Seta/Anna Ruth Dantas*

A senadora Zenaide Maia (PSD) aparece em primeiro lugar nas intenções de voto para o Senado Federal em pesquisa realizada pelo Instituto Seta em parceria com a jornalista Anna Ruth Dantas. A consulta foi feita no dia 14 de setembro, no município de Jardim de Piranhas, ouvindo 350 eleitores. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

*Cenário estimulado – 1º voto*

No cenário estimulado para o primeiro voto ao Senado, Zenaide amplia sua vantagem e atinge 33,14%, contra 10,57% de Styvenson Valentim, 10,29% de Fátima Bezerra e 8,86% de Álvaro Dias. Nenhum dos outros nomes ultrapassou 1,5%. O índice de indecisos (NS/NR) ficou em 35,14%.

*Cenário estimulado – 2º voto*

Quando o eleitor é estimulado a indicar um segundo voto, a senadora mantém a dianteira com 36,29% das intenções. Styvenson Valentim aparece com 11,43%, seguido de Álvaro Dias (9,43%) e Fátima Bezerra (6,00%). Neste cenário, os indecisos representam 34,56%.

Os números confirmam a força de Zenaide Maia na corrida para o Senado em Jardim de Piranhas, colocando-a em situação confortável à frente dos adversários tanto no cenário espontâneo quanto nos estimulados.

A atual governadora Fátima Bezerra é a mais rejeitada entre as candidatas ao Senado. Ela aparece com 15,71%. Em seguida vem Álvaro Dias com 12,57% e Styvenson Valentim com 7,71%. Babá e Zenaide Maia são rejeitados por 1,71% do eleitorado.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

AVANÇANDO - Obras do Hospital Geral de São Gonçalo atingem 80% de execução*

O prefeito Jaime Calado acompanha de perto o avanço do Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante, cuja construção já está 80% concluída. Durante a visita, ocorrida na manhã desta quarta-feira (17), foi conferida a evolução na infraestrutura interna, incluindo o piso do centro cirúrgico e do pós-cirúrgico, além das redes de gases medicinais, que estão em fase final de instalação.
Um dos grandes destaques da obra é o funcionamento dos dois elevadores, testados pelo prefeito durante a visita técnica. cada equipamento tem capacidade para 16 pessoas e suporta até 1.200 kg, atendendo aos padrões hospitalares e garantindo eficiência e segurança na condução interna.
Com 135 leitos, sendo 10 de UTI, a unidade contará com energia fotovoltaica, reduzindo custos operacionais e garantindo sustentabilidade e maior autonomia para as áreas de urgência. O projeto também prevê um heliponto, autorizado pelo prefeito e que será submetido à análise da Aeronáutica, ampliando a capacidade de atendimento em situações de emergência.
O prefeito comentou sobre o andamento da obra e os próximos passos: "Esse hospital terá capacidade energética por meio da usina fotovoltaica, que representa redução de custos para operações. Estamos pensando em todos os detalhes deste grande projeto, que já é realidade. Mantemos contato constante com o ministro da Saúde para assegurar a instalação dos equipamentos já levantados."
O engenheiro e fiscal da obra, Felipe Palhares, destacou: "Acompanhamos cada etapa de perto para garantir que tudo seja entregue com qualidade e segurança. Cada detalhe, desde os sistemas internos até a estrutura, é planejado pensando no conforto e na eficiência do atendimento à população."
Além disso, o Hospital Geral de São Gonçalo será referência em saúde na região metropolitana e abrigará um núcleo universitário, unindo atendimento de excelência e formação acadêmica.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...