sábado, 31 de janeiro de 2026

Show católico de William Sanfona atrai grande público em noite de Festa do Padroeiro São Gonçalo*

O forró católico e muita fé marcaram a noite de festa religiosa em homenagem ao padroeiro São Gonçalo, na noite desta sexta-feira (30), em São Gonçalo do Amarante. O evento reuniu fiéis de diversas localidades em um momento marcado por devoção, oração e esperança.
Para quem vive a fé no dia a dia, a data representa mais do que tradição religiosa. É também gratidão e pertencimento. A assistente contábil Maria Aryane destacou a importância da devoção ao padroeiro em sua trajetória no município. “Tenho muito a agradecer a São Gonçalo. Desde que cheguei aqui, há sete anos, esta celebração representa um momento especial em que nós, católicos, podemos celebrar a nossa fé”, afirmou.
Após os momentos religiosos, a programação contou com a apresentação do artista William Sanfona. Durante o show, ele entoou louvores e compartilhou palavras de fé com o público presente. “Estou muito feliz de estar aqui em São Gonçalo. Agradeço ao prefeito Jaime Calado, um homem de fé que valoriza o seu povo”, disse.
Entre os participantes, a dona de casa Ana Cláudia elogiou a organização do evento.
“Eu amei o show, muito organizado. As famílias puderam aproveitar com tranquilidade e conforto”, afirmou.

A Secretaria Extraordinária de Eventos deu suporte à Paróquia local, garantindo estrutura adequada, espaço direcionado ao público PCD e apoio logístico. A ação contou ainda com a participação integrada de outras secretarias municipais.

O prefeito Jaime Calado compareceu ao evento acompanhado da filha Mada Calado e das netas Cecília e Valentina. Também estiveram presentes a deputada estadual Terezinha Maia, os vereadores Ulisses Costa, Valda Siqueira, Sargento Jerson Rayure Protásio, Leo Medeiros, Nazareno Tavares, Anderson Morcego, além de secretários municipais. 
A programação segue neste sábado (31), com a realização de um show social aberto a todas as famílias, com apresentações de Israel Fernandez e Daniel Donato, a partir das 21h, na Praça Senador Dinarte Mariz.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Prefeitura de São Gonçalo inaugura ruas pavimentadas, sinalizadas e com iluminação em LED nos bairros Guajiru e Nova Zelândia*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante segue avançando com investimentos em infraestrutura de mobilidade urbana e melhoria da qualidade de vida da população. Nesta semana, o prefeito Jaime Calado inaugurou obras de pavimentação e iluminação pública em cinco ruas dos bairros Guajiru e Nova Zelândia, beneficiando diretamente centenas de moradores.
No bairro Guajiru, foram entregues as ruas Valdomiro Teixeira e Dom Matias, que receberam pavimentação asfáltica, sinalização vertical e nova iluminação pública em tecnologia 100% LED. 
A Rua Valdomiro Teixeira foi pavimentada em uma área de 1.735,97 m², enquanto a Rua Dom Matias recebeu 2.508,91 m², totalizando um investimento de R$ 849.658,91. As obras no Guajiru foram viabilizadas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sargento Gonçalves.
A solenidade aconteceu na tarde da segunda-feira (26) e foi conduzida pelo prefeito Jaime Calado, ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, com a presença de moradores, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e lideranças comunitárias.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância das obras para quem convive diariamente com a falta de infraestrutura. “Quem já morou em rua sem calçamento sabe o que é sofrimento. Pavimentação é prioridade, e vamos lutar todos os dias para garantir mais dignidade ao nosso povo”, afirmou Jaime Calado.
Representando os moradores do Guajiru, a liderança comunitária Ronaldo Sena ressaltou o cumprimento dos compromissos da gestão. “Jaime cumpre o que promete. Desde que ele assumiu, o Guajiru é obra por todo lado”, declarou.

A senadora Zenaide Maia enfatizou o impacto social das intervenções. “Essas obras garantem dignidade e asseguram o direito de ir e vir. É o poder público chegando onde as pessoas mais precisam”, afirmou.

Já no bairro Nova Zelândia, na tarde da terça-feira (27), o prefeito Jaime Calado inaugurou a pavimentação completa com sinalização das ruas São Judas Tadeu, São João e Santa Maria. As vias receberam pavimentação em paralelepípedo e iluminação pública em tecnologia 100% LED, garantindo mais mobilidade, segurança e melhor visibilidade noturna. 

Ao todo, foram executados 3.961,06 m² de pavimentação, com investimento de R$ 583.287,81. As obras foram realizadas com recursos de emenda parlamentar do atual vice-governador Walter Alves, destinada no período em que exercia o mandato de deputado federal.

A cerimônia contou com a presença da senadora Zenaide Maia, da deputada estadual Terezinha Maia, lideranças comunitárias, secretários municipais, vereadores e moradores da região.

Moradora do bairro há 17 anos, a aposentada Dona Wilda Nóbrega celebrou a transformação vivida pela comunidade. “Estou surpresa com esse desenvolvimento que chegou aqui. Só temos a agradecer”, afirmou. A dona de casa Norma Jeane também destacou a importância da obra. “É um sonho que se tornou realidade para todos nós”, disse.

Durante o evento, Zenaide Maia ressaltou o perfil do gestor. “Jaime é um homem comprometido com o bem-estar das pessoas. É esse tipo de ação que faz dele um gestor admirado”, declarou.

Encerrando as inaugurações, o prefeito reafirmou o compromisso da gestão com a população. “A prefeitura é do povo e precisa prestar contas ao povo. O Nova Zelândia ainda precisa de muito, e nós vamos continuar batalhando por mais melhorias ao longo do nosso mandato”, concluiu.

As entregas fazem parte do conjunto de ações da gestão municipal voltadas à modernização da infraestrutura urbana, garantindo mais dignidade, segurança e qualidade de vida para os são-gonçalenses.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

SEMJEL abre inscrições para a 2ª Edição do São Gonçalo Verão que acontece de 5 a 7 de fevereiro*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, está com inscrições abertas para a 2ª edição do São Gonçalo Verão, um dos maiores eventos esportivos do município, que reúne esporte, lazer e integração social.
A programação contempla diversas modalidades na categoria adulto, para participantes a partir de 15 anos, incluindo vôlei de areia, futevôlei, basquete 3x3, futmesa, vôlei de quadra, e-sports e a modalidade X1 Barrinha, esta última destinada exclusivamente aos projetos sociais.

O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2026, no Parque das Fontes, e contará com premiação em medalhas para os participantes. 

As inscrições seguem abertas até o dia 2 de fevereiro de 2026, no site da Prefeitura Municipal, por meio de formulário online: https://forms.gle/o6byn5mqQZrnpJkw8

De acordo com a Semjel, após a confirmação da inscrição, as equipes serão inseridas em um grupo oficial de WhatsApp, onde receberão todas as informações sobre regulamento, cronograma e organização dos jogos. As vagas são limitadas.

O São Gonçalo Verão chega à sua segunda edição reforçando o incentivo à prática esportiva, à convivência comunitária e à promoção da qualidade de vida durante o período de verão no município. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (84) 98153-0730.

Plano Municipal de Saúde 2026-2029 é aprovado por unanimidade em São Gonçalo do Amarante*

O Plano Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde, consolidando um avanço significativo no fortalecimento do SUS no município. O resultado é fruto de um processo democrático, participativo e transparente, com protagonismo da sociedade civil.
O plano estabelece diretrizes estratégicas voltadas à equidade, à integralidade do cuidado e à garantia de direitos, com destaque para a meta de alcançar 100% de cobertura da Atenção Primária à Saúde, por meio da ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família e de Saúde Bucal.
Também estão previstas a implantação de protocolos clínicos e a organização de fluxos integrados de referência e contrarreferência entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada em todas as UBSs, visando fortalecer a coordenação do cuidado, ampliar a resolutividade da rede e garantir atendimento mais eficiente e humanizado.
A aprovação ocorreu durante Audiência Pública realizada nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal, com a presença do secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, da equipe técnica da SMS e dos membros do Conselho Municipal de Saúde.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

*Novos refrigeradores industriais melhoram estrutura da merenda escolar na rede municipal de São Gonçalo*


A rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante recebeu um importante reforço para a melhoria da merenda escolar. A Prefeitura iniciou a entrega de 23 novos refrigeradores industriais, destinados ao melhor acondicionamento dos alimentos servidos aos estudantes.
Os equipamentos são do tipo mini câmara fria, com quatro portas, utilizados em escala industrial e com peso aproximado de 150 quilos, garantindo maior capacidade de armazenamento, conservação adequada e segurança alimentar.
As primeiras unidades contempladas foram: a Escola Municipal Dr. Roberto Bezerra Freire, o CMEI Maria Lala e a Escola Municipal Cantinho do Saber, localizadas no bairro Santo Antônio; a Escola Municipal Vicente de França Monte e a Escola Municipal Professora Maria das Neves, no bairro Amarante; além do CMEI Hamilton Santiago Júnior. Até o início das aulas outras escolas vão receber os equipamentos. 
Com a medida, a gestão do prefeito Jaime Calado fortalece a infraestrutura de 23 unidades escolares, assegurando melhores condições de conservação dos alimentos e mais qualidade na oferta da merenda escolar aos alunos da rede municipal.

domingo, 25 de janeiro de 2026

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza pequenas cirurgias, garantindo mais cuidado e qualidade de vida para a população.


um mutirão histórico com 100 pequenas cirurgias feitas em um único dia. Só em dezembro 2025,  foram 80 procedimentos desse tipo, e o ritmo agora em 2026 continua focado em reduzir o tempo de espera.
Respeito ao são-gonçalense é transformar espera em atendimento de qualidade.

Com o prefeito Jaime Calado, o SAAE entra em uma nova fase: mais trabalho, mais compromisso e mais resultados para São Gonçalo.

Veja um pouco dos resultados do trabalho das equipes do SAAE em 2025.
Cuidar do que é essencial também é garantir mais tranquilidade no dia a dia de quem vive em São Gonçalo. O SAAE sabe disso e está trabalhando para melhorar cada vez mais. 
Quando a cidade funciona, a gente sente, e sente pra melhor. 🙌🫶
Quando o SAAE trabalha, o povo sente a diferença.

o SAAE trabalha, mais qualidade no abastecimento e respeito ao cidadão.


Quero convidar vocês para estarem com a gente nesta segunda-feira (26), em Guajiru, na inauguração

do calçamento e da nova iluminação em LED das ruas Valdomiro Teixeira e Dom Matias. 💡🛣️

As ruas já estão prontas, a diferença já é visível, e agora é hora de marcar esse momento junto com quem mora por lá, com quem vive esse bairro todos os dias. 🤝

Espero vocês pra gente celebrar mais esse passo na reconstrução da nossa amada SGA! 

#PrefeitoJaimeCalado

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Prefeitura de São Gonçalo lança campanha do IPTU 2026 com desconto de até 20% para pagamento em cota única*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Tributação, lançou a campanha do IPTU 2026, oferecendo descontos de até 20% para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, além de facilidades e incentivos à regularização de imóveis no município.

De acordo com a SEMUT, quem pagar o imposto à vista poderá obter até 20% de desconto. Também estão previstos benefícios conforme a situação do imóvel e a regularidade do contribuinte: 20% de desconto para quem está em dia com seus impostos; 10% de desconto para imóveis parcelados que estejam rigorosamente em dia com todas as parcelas quitadas até 11 de novembro de 2025; e 5% de desconto para as demais unidades imobiliárias.

Outro ponto de destaque da política tributária municipal é o incentivo à regularização imobiliária. No Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV), o desconto pode chegar a até 60%, incluindo a redução das taxas de cartório, beneficiando quem deseja transferir o imóvel para o próprio nome e garantir segurança jurídica.

A Secretaria Municipal de Tributação também divulgou o cronograma de vencimento do IPTU 2026, organizado por grupos e regiões da cidade, facilitando o planejamento dos contribuintes:

* Vencimento em 09 de fevereiro de 2026: bairros Jardins, Guajiru e Maçaranduba;
* Vencimento em 09 de março de 2026: Regomoleiro, Golandim, Jardim Lola, Amarante, Novo Amarante, Jardins, Olho D’Água do Carrilho e Parque dos Ipês;
* Vencimento em 10 de abril de 2026: Centro, Santa Terezinha, Santo Antônio e demais localidades.

Para facilitar o acesso às informações, os contribuintes podem tirar dúvidas sobre valores, prazos, descontos e formas de pagamento por meio da Central de WhatsApp da Secretaria Municipal de Tributação, no número (84) 9 9621-7374.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Saúde em São Gonçalo avança com mais restaurações nas UBSs*

O ano de 2026 começou com trabalho intenso na Saúde de São Gonçalo do Amarante. Os serviços de recuperação estão avançando para mais unidades básicas.
No bairro Jardim Petrópolis, a mudança chegou e transformou o cenário em que se encontrava a unidade de saúde. Consultórios revitalizados, novas pinturas e acabamentos já fazem parte da nova realidade do local. 

A gestora Francileide Oliveira comemorou a ação. “Aqui temos uma grande demanda por atendimentos médicos. Sem dúvidas, essa ação vai proporcionar melhores condições aos profissionais e aos pacientes”, disse.
Esse mesmo cuidado, visto na zona urbana, também acontece nas comunidades da zona rural. Na localidade de Poço Pedra, a unidade de saúde está em processo de revitalização geral do prédio, que carecia de medidas de intervenção urgente. “Aqui estávamos precisando dessa atenção, e nosso prefeito nos trouxe esse cuidado com a população de Poço Pedra em forma de ação concreta na nossa UBS”, afirmou Alana Thamires, gestora da unidade de saúde.

Além dessas duas unidades, somente em 2025 a Prefeitura realizou a restauração de outras 24 Unidades Básicas de Saúde no município. Ao longo de 2026, a gestão municipal dará continuidade às melhorias, fortalecendo uma saúde com mais dignidade e cuidado com a nossa gente.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Saúde de São Gonçalo do Amarante ultrapassou 80 mil procedimentos em dezembro de 2025*

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante divulgou o balanço de atendimentos realizados no mês de dezembro de 2025 com números expressivos: mais de 80 mil procedimentos realizados em toda a rede municipal. O levantamento reflete o investimento da Prefeitura Municipal e fortalecimento da assistência em diferentes níveis de atenção, desde a atenção básica até procedimentos especializados.
Na Atenção Básica, foram registrados 18.234 atendimentos, destacando o papel das unidades de saúde como porta de entrada do SUS no município. O cuidado com a população também se destacou nas visitas domiciliares, que somaram 3.329, garantindo acompanhamento direto às famílias, especialmente idosos, acamados e pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
Os serviços de urgência e emergência adulto e infantil contabilizaram 7.361 atendimentos, enquanto as consultas com especialistas chegaram a 1.306. Já o atendimento às gestantes totalizou 1.315 consultas, evidenciando a atenção contínua à saúde materno-infantil.

Na área de exames e diagnósticos, a rede municipal realizou 36.858 exames laboratoriais, além de 1.910 exames de raio-X e 259 mamografias, ampliando o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce. A saúde bucal também apresentou números relevantes, com 2.172 consultas odontológicas.
Os dados mostram ainda a realização de 262 cirurgias gerais, 80 pequenas cirurgias e 51 cirurgias de catarata, contribuindo para a redução de filas e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O atendimento a pessoas com deficiência, por meio do CER – Centro Especializado em Reabilitação, somou 2.878 atendimentos, enquanto o acompanhamento de pacientes com glaucoma registrou 205 atendimentos.

A área de imunização aplicou 4.364 vacinas, representando ações relevantes de prevenção, e o transporte social garantiu 1.288 atendimentos, assegurando o deslocamento de pacientes para consultas e procedimentos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Lançado Edital do "Carnaval das Tradições 2026 de São Gonçalo do Amarante*

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), lança o Edital Carnaval das Tradições 001/2026 – Galo na Folia, com o objetivo de incentivar as manifestações culturais tradicionais do município durante o período carnavalesco.

O edital vai premiar 20 iniciativas culturais, distribuídas entre as seguintes categorias:

*15 blocos carnavalescos
*3 tribos indígenas
*2 orquestras de frevo

O valor total do edital é de R$ 43.000,00 (quarenta e três mil reais), que será distribuído entre as categorias contempladas, contribuindo diretamente para a realização das apresentações e o fortalecimento da cultura popular local.

As inscrições estarão abertas no período de 15 a 22 de janeiro de 2026 e poderão ser realizadas de duas formas:

*Presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Cultura localizada no Museu Municipal;
*Via e-mail, através do endereço eletrônico:
secultsga.editais@gmail.com

O edital completo, com todas as regras, critérios de seleção e documentação exigida, está disponível no site oficial da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante,

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

*Obras do Hospital Geral de São Gonçalo completam um ano de retomada da construção com 85% concluído*

Há exatamente um  ano, a gestão do prefeito Jaime Calado retomava as obras do Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante, que estavam paralisadas e com cerca de 62% de execução. 
Desde então, o empreendimento avançou de forma consistente e hoje atinge 85% de conclusão física.
Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito realizou uma visita técnica às instalações, acompanhado de vereadores do município, secretários municipais, engenheiros responsáveis pela obra, técnicos e representantes da imprensa. Durante a vistoria, foram apresentados os principais avanços conquistados ao longo do último ano.
Entre os progressos mais relevantes está a finalização total do contrapiso em todas as áreas do hospital, permitindo a execução dos revestimentos específicos. Também foram concluídos os pisos vinílicos hospitalares no centro cirúrgico, áreas pós-cirúrgicas e centro clínico, com instalação de bate-macas, garantindo segurança, higiene e mobilidade.
Outro avanço importante foi a conclusão dos revestimentos nas áreas molhadas, além da execução de 100% do piso e porcelanato nos setores destinados ao preparo e administração de refeições, seguindo os padrões sanitários hospitalares.

Na parte externa, a obra avançou com a pavimentação completa em piso intertravado. Também foram finalizadas todas as infraestruturas de apoio, como casa de gás, casa de lixo, casa de gases medicinais e guaritas, estruturas essenciais para o funcionamento da unidade.
O hospital já conta com sistema de climatização implantado, energia solar instalada e elevadores em funcionamento, garantindo eficiência, sustentabilidade e acessibilidade. Outro destaque é o avanço do bloco universitário, que teve a esquadria da fachada concluída. As instalações hidráulicas e hidrossanitárias também já foram finalizadas em todo o complexo.

Durante a visita, o prefeito Jaime Calado ressaltou a importância estratégica do equipamento. “O hospital é um marco para a saúde. Toda a estrutura foi pensada para a melhor performance dos atendimentos médicos. Além de hospital geral, ele será um hospital universitário. Aquele bloco é totalmente acadêmico e está quase pronto. São Gonçalo, no futuro, terá uma faculdade de medicina, e a parte mais complexa é justamente o hospital universitário”, afirmou.
Segundo o gestor, o hospital universitário possui 13 itens a mais em relação a um hospital comum, reforçando a grandiosidade do projeto.
De acordo com o relatório técnico, os serviços de maior complexidade já foram executados. Restam etapas finais como pintura, instalação de bancadas em granito, louças sanitárias, conclusão dos pisos vinílicos em outros setores, finalização da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e execução de porcelanato nas áreas de circulação.

O HOSPITAL

Orçado em 43 milhões de reais, o Hospital Geral Irmã Adelina teve as obras iniciadas em 2022. O projeto, a aprovação no Ministério da Saúde e a destinação do terreno foram realizados nos dois primeiros mandatos de Jaime Calado. O prefeito Paulinho tocou o projeto, conseguiu os recursos junto ao Governo Federal e realizou a licitação. Quando estiver pronta, a unidade hospitalar vai dispor de 135 leitos, sendo 10 de UTI.

*Projeto Costurarte abre 60 vagas para curso gratuito de Costura Industrial em São Gonçalo do Amarante*

A Associação das Mulheres de Santo Antônio do Potengi (AMSAP), com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, está com inscrições abertas para o Curso de Costura Industrial para Iniciantes, por meio do Projeto Costurarte. A iniciativa tem como objetivo capacitar moradores do município e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Ao todo, estão sendo ofertadas 60 vagas, distribuídas igualmente entre os turnos da manhã e da tarde, com 30 vagas em cada período. O curso é voltado prioritariamente para adultos a partir de 18 anos, residentes em São Gonçalo do Amarante.

As matrículas acontecem no dia 19 de janeiro, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na sede da AMSAP, localizada na Rua Vereador William Câmara de Brito, nº 133, bairro Santo Antônio do Potengi.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem apresentar RG, CPF, Folha Resumo do CadÚnico e comprovante de residência.

As aulas terão início no dia 21 de janeiro, com turmas nos seguintes horários:

Manhã: das 7h às 11h
Tarde: das 13h às 17h

Além da qualificação profissional, o Projeto Costurarte se destaca pelo compromisso com a empregabilidade. Ao final do curso, os alunos serão encaminhados para processos seletivos em empresas parceiras, fortalecendo a geração de renda e a inclusão produtiva no município.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

São Gonçalo celebra Dia de Reis com encerramento da temporada de sucesso da iluminação natalina e apresentações culturais*

Artistas são-gonçalenses fazem pulsar a terra que é berço da cultura popular levando as tradições folclóricas ao público presente do Parque das Fontes Paulo Emídio de Medeiros, nesta terça-feira (6), uma herança ancestral e o legado cultural do povo da terra de Dona Militana. 
No dia em que se celebra os Santos Reis, Baltazar, Belchior e Gaspar, os grupos floclóricos da cidade apresentaram toda louvação aos Magos do Oriente, que percorreram longos caminhos para encontrar o menino Jesus.
O tradicional Boi Calemba Pintadinho, com 123 anos de história, promoveu a celebração com apoio da Prefeitura Municipal e encantou a cada música entoada e em cada sapateado e movimento característico. Como diz o mestre Dedé Veríssimo: “Essa é a nossa alegria em honrar os Santos Reis.”

A dona de casa e moradora do centro de São Gonçalo, Rosimari Fernandes, ficou impressionada com as apresentações: “Moro aqui há muito tempo, mas é a primeira vez que tenho contato com esses belos grupos”, disse.
Além do Boi Calemba Pintadinho, Bambelo da Alegria, Coco do Calemba e Pastoril Dona Joaquina trouxeram para a praça pública a beleza dos folguedos tradicionais.

Jaqueline Bezerra, do Pastoril, afirmou: “Esse legado acompanha a minha família há muitos anos, e eu me sinto privilegiada em dar continuidade a isso.”

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...