quinta-feira, 28 de maio de 2026

Prefeitura de São Gonçalo define data do sorteio de 480 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida*


O sonho da casa própria está cada vez mais perto de se tornar realidade para centenas de famílias de São Gonçalo do Amarante. As obras dos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida seguem avançando no município e o sorteio de 480 apartamentos já tem data marcada: será realizado no dia 30 de maio, às 9h, no Ginásio de Santo Antônio do Potengi.
Fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, os empreendimentos representam um importante avanço no enfrentamento ao déficit habitacional do município, que atualmente possui 7.876 famílias aptas e atualizadas no sistema habitacional. Do total de unidades, 3% serão destinadas a pessoas com deficiência (PCD), garantindo mais inclusão e acessibilidade no processo.
Os Residenciais Teodósio Henrique e Maria Belo estão em diferentes etapas de execução. O Teodósio Henrique já alcançou 85% de conclusão, com 11 torres praticamente finalizadas. Neste momento, a obra entra na fase de acabamento, restando serviços como a instalação do piso vinílico, etapa realizada na reta final da construção. Já o Residencial Maria Belo está com 45% das obras executadas.

Além das unidades habitacionais, os condomínios foram planejados para oferecer mais qualidade de vida às futuras famílias moradoras. Os espaços contarão com áreas de convivência, centros comunitários e biblioteca. O Residencial Teodósio Henrique terá dois centros comunitários, enquanto o Maria Belo contará com outros dois equipamentos sociais, oferecendo oportunidade de convívio e a integração entre os moradores.

As construções utilizam o sistema de parede de concreto, tecnologia que oferece mais segurança, resistência e agilidade na execução das obras.

O engenheiro co-responsável pela obra, Jeová Júnior, natural da comunidade de Poço de Pedra, destacou a importância social do projeto e o orgulho de participar de uma iniciativa voltada para a população do próprio município.

“Como são-gonçalense, participar de uma obra como essa tem um significado muito especial. A gente sabe o quanto muitas famílias sonham com a casa própria. Então poder contribuir diretamente para entregar moradia digna ao povo da nossa cidade é motivo de muito orgulho para todos nós que estamos trabalhando aqui”, destacou.

Para garantir transparência em todas as etapas do processo, o Conselho Municipal de Habitação realizou visita técnica aos residenciais para acompanhar o andamento das obras e os preparativos para o sorteio. O processo será totalmente eletrônico, fiscalizado e acompanhado institucionalmente, garantindo mais segurança e credibilidade às famílias participantes.

Com os empreendimentos em ritmo acelerado, cresce também a expectativa de centenas de famílias que aguardam pela oportunidade de transformar um sonho antigo em realidade: a conquista do próprio lar.

*9ª Copa Dr. Ruy Pereira termina com conquista do tricampeonato do URV Futsal de Santo Antônio*


Na noite desta sexta-feira (22), o Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio, com casa cheia, se tornou mais uma vez palco da grande final Copa de Futsal Dr. Ruy Pereira que chegou à 9ª edição. 
Durante a abertura da solenidade, um momento emocionou o público. Com uso de inteligência artificial, foi exibido um pronunciamento em vídeo de Dr. Ruy Pereira, in memoriam, agradecendo “pelos nove anos de homenagens” prestadas pela competição.
O prefeito Jaime Calado ressaltou a importância da competição ao afirmar que “a copa homenageia um grande homem público que foi Ruy Pereira. Mas ela vai além. É uma forma de valorizar e prestigiar o futsal e os atletas do município”.
Nesta edição, 16 equipes entraram na disputa. A equipe campeã, além do troféu e do título de 2026, recebeu premiação de R$ 6 mil. Já a vice-campeã garantiu R$ 3 mil.

À frente da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), responsável pela competição, Rayane Rocha destacou que “a competição mostra a força do futsal local e valoriza os talentos da cidade”. Ela acrescentou ainda que as duas equipes finalistas receberam uniformes doados pela gestão municipal para os times que atuam dentro e fora do município.

A final reuniu o URV Futsal, jogando em casa, e a equipe Teu Pai, representante da região central do município. As duas equipes chegaram à decisão após campanhas marcadas pelo alto nível técnico ao longo da competição.

O título foi decidido nos minutos finais da partida, quando o URV marcou o gol da vitória e conquistou o tricampeonato da 9ª Copa Dr. Ruy Pereira.

Para Ari Cunha, capitão do URV, a equipe “se dedicou durante toda a campanha, com foco total no resultado alcançado hoje”.

Prefeito Jaime Calado inaugura pavimentação da estrada que liga Coqueiros a Uruaçu*


Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito Jaime Calado, ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, inaugurou a pavimentação da estrada que liga as comunidades de Coqueiros e Uruaçu.

A obra possui 1.258 metros de extensão e mais de 7.500 metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo. O investimento total foi de R$ 960.019,00, com aplicação direta de R$ 742.301,61 na execução da obra.
A solenidade reuniu moradores e lideranças locais na comunidade de Coqueiros. Representando a população, Nazareno Alexandre relembrou as dificuldades enfrentadas pelos moradores nos deslocamentos diários e afirmou que a pavimentação representa “um sonho que se tornou realidade”.

Durante o evento, Zenaide destacou que a obra “é um exemplo de dignidade no acesso das pessoas às comunidades”. A senadora acrescentou que, apesar das dificuldades enfrentadas pela gestão municipal, isso não impede “o desejo de fazer mais pelo povo”.

O prefeito Jaime Calado apresentou ações realizadas durante suas gestões na região, como a reforma da Escola Municipal Maria Judite, a urbanização da comunidade com implantação de praça e a substituição de casas de taipa por moradias de alvenaria. Ele também anunciou novidades na mobilidade, entre eles uma reunião entre lideranças locais e o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran para discutir a implantação de uma linha de transporte para a comunidade.

“A minha felicidade é ver que Coqueiros está feliz”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a obra representa valorização para a região e põe fim às dificuldades de acesso enfrentadas pelos moradores. “Acabou o sofrimento”, declarou.

Participaram da solenidade os vereadores Nonato Queiroz, Nazareno Tavares, Ulisses Costa, Léo Medeiros, Valda Siqueira, Rayure Protásio, Delma Silva, Anderson Morcego, Aninha Siqueira, Thiago Soares e Márcia Soares, além da deputada estadual Terezinha Maia e secretários municipais.

Após a cerimônia, a programação contou com apresentação da dupla Vivi Brito e Boyzinho do Piseiro.

A obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Fernando Mineiro.

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante lança nova temporada da Caravana da Cidadania*


Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários e Secretaria Municipal de Cultura, realizou o lançamento da nova temporada do projeto “Caravana da Cidadania”, no Teatro Poti Cavalcante.
A iniciativa utiliza elementos lúdicos e personagens de desenhos animados para auxiliar no aprendizado sobre preservação ambiental, recursos naturais e cuidados com a saúde mental.
Durante a solenidade, o prefeito Jaime Calado destacou o alcance social do projeto ao afirmar que “por meio da arte estamos levando aos alunos valores de uma educação plena e cidadã, voltada à preservação ambiental e à construção de uma sociedade de paz”.
Alunos do CEMEF Maria Antônia e diretores da rede municipal de ensino participaram do evento, que agora traz ao palco os personagens Bob Esponja, Patrick, Seu Sirigueijo, Lula Molusco e Plâncton.

Outro destaque da programação foi o retorno do espetáculo “Divertida Mente”, sucesso em 2025, que ressalta a importância do cuidado com as emoções e os sentimentos humanos. Toda a programação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A secretária Mada Calado, responsável pelas atrações, afirmou que “a Caravana da Cidadania representa alegria, aprendizado e lazer”, além de contribuir para a socialização, a comunicação e o desenvolvimento educacional dos alunos.

A partir de agora, o projeto entra em fase itinerante e percorrerá escolas e comunidades de São Gonçalo do Amarante.

Também participaram da solenidade os vereadores Nonato Queiroz, Léo Medeiros, Nazareno Tavares, Ulisses Costa, Valda Siqueira, Márcia Soares e Rayure Protásio, além de secretários municipais.

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Campeonato São-gonçalense de Futebol 2026 começa neste final de semana com mais de R$ 32 mil em premiações*


A paixão pelo futebol vai tomar conta de São Gonçalo do Amarante a partir deste sábado (30), com o início do Campeonato Municipal de Futebol 2026. A competição reunirá 38 equipes, sendo 18 na Série A e 20 na Série B, consolidando-se como um dos maiores campeonatos  municipais de futebol amador do estado. 
Promovido pela Associação Desportiva São-gonçalense (ADS), com apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), o campeonato será disputado em 20 campos espalhados pela zona urbana e rural, incentivando o esporte amador e a participação das comunidades.

A rodada de abertura da Série A acontece neste sábado, às 15h, com o confronto entre Bola Mucha e Bom Sucesso, no Campo do Potiguar, na comunidade de Guanduba. As demais partidas podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo. 

Além da tradição e da rivalidade saudável entre as equipes, a competição contará com uma premiação total de R$ 32.500. Na Série A, o campeão receberá R$ 13 mil e o vice-campeão R$ 7 mil. Também serão premiados o artilheiro e o melhor goleiro da competição, com R$ 500 para cada. Já na Série B, a equipe campeã receberá R$ 7 mil e a vice-campeã R$ 4 mil. O artilheiro e o melhor goleiro também serão contemplados, com premiações de R$ 250 cada.

A secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Rayane Rocha, destacou a importância da competição para o fortalecimento do esporte local. “Estamos iniciando mais uma edição de um campeonato que movimenta atletas, dirigentes, torcedores e comunidades inteiras. É uma competição que valoriza os talentos do nosso município, promove integração social e fortalece o futebol amador de São Gonçalo”, afirmou.

O prefeito Jaime Calado ressaltou que o incentivo ao esporte faz parte da política de reconstrução do município. “O esporte transforma vidas, promove cidadania e gera oportunidades. Estamos investindo na valorização dos nossos atletas e no fortalecimento das competições esportivas em todas as regiões da cidade. O Campeonato Municipal é mais uma demonstração do nosso compromisso com o esporte são-gonçalense”, destacou.

O Campeonato Municipal de Futebol 2026 conta com patrocínio da Sterbom, Tropical Coco e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte Sebastião Cunha (Projeto de Incentivo RN + Esporte e Lazer).

SÃO GONÇALO: Dia D de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (30)*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (30) o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A mobilização acontecerá das 8h às 16h, com atendimento em 12 unidades de saúde e uma unidade móvel, ampliando o acesso da população à imunização contra a gripe.
A ação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal dos grupos prioritários e reforçar a proteção da população contra os vírus da influenza, especialmente neste período de maior circulação de doenças respiratórias.
Estarão abertas para vacinação o Centro de Saúde de Jardim Lola, Centro de Saúde do Amarante, UBS do Novo Amarante, UBS Golandim I, UBS do conjunto Cidade das Flores, UBS do Novo Santo Antônio, UBS do Parque dos Ipês, UBS do Residencial Dr. Ruy Pereira, UBS do Santa Terezinha, UBS de Rio da Prata, UBS de Poço de Pedra e UBS de Serrinha. Além disso, uma unidade móvel de vacinação estará instalada ao lado do Super Show do conjunto Amarante.

A campanha é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina é segura, gratuita e representa uma das principais formas de prevenção contra complicações causadas pela gripe, contribuindo para a redução de internações e óbitos relacionados à doença.

segunda-feira, 25 de maio de 2026

Nova pesquisa mostra que Dra. Zenaide caminha para reeleição ao Senado

A mais recente pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (25) é mais uma que aponta para a reeleição da senadora Zenaide Maia (PSD). Ela aparece como reeleita em todos os cenários. 
Na pesquisa espontânea, o resultado evidencia a forte lembrança do eleitorado potiguar em relação ao nome da parlamentar.
Dra. Zenaide teve 6,3% das citações. Atrás apenas de Styvenson Valentim (11,6%) e com quase o triplo da terceira colocada, Samanda Alves (2,2%).

Na consolidação geral da pesquisa estimulada — somando primeiro e segundo votos — Zenaide se encontra eleita com 26,2% dos votos. Ficando atrás apenas de Styvenson Valentim (33,1%). O terceiro colocado, Rafael Motta, tem pouco mais da metade da pontuação da senadora (13,4%).

O levantamento realizada pela Data Census Ltda foi feito entre os dias 20 e 23 de maio de 2026, ouvindo 2 mil eleitores em todas as regiões do estado. A pesquisa foi contratada pelo Mega Portal RN e registrada sob o número RN-05857/2026.

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Final da 9ª Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal promete emoção no Ginásio de Santo Antônio nesta sexta-feira (22)*


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), realiza nesta sexta-feira (22), a grande final da 9ª Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal. 

A decisão acontece a partir das 19h45, no Ginásio Poliesportivo de Santo Antônio do Potengi.
A competição chega à reta decisiva após reunir 16 equipes do município em uma disputa marcada por grandes jogos, integração esportiva e incentivo ao esporte amador. 

Na final, entram em quadra a equipe da casa, URV Futsal, de Santo Antônio do Potengi, e o Teu Pai Futsal, representante do Centro de São Gonçalo.
Além da rivalidade dentro das quatro linhas, a final promete um grande clima de torcida e confraternização entre os amantes do futsal são-gonçalense.

A premiação da competição será de R$ 6 mil para a equipe campeã e R$ 3 mil para a vice-campeã, além de troféus e medalhas para os destaques da competição.

A secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Rayane Rocha, destacou a importância do campeonato para o fortalecimento do esporte no município. “A Copa Dr. Ruy Pereira já faz parte do calendário esportivo da cidade e representa incentivo, oportunidade e valorização dos nossos atletas. Esperamos uma grande festa do esporte nesta final”, afirmou.

Os dois clubes já devem estrear os novos uniformes entregues recentemente pela Semjel para 85 times de futsal e futebol do município no lançamento do Projeto Esporte Pra Vencer. Mais uma ação do governo do prefeito Jaime Calado tem ampliado os investimentos no esporte como ferramenta de inclusão social, lazer e qualidade de vida, promovendo competições e fortalecendo os espaços esportivos em diversas comunidades do município.

A entrada para acompanhar a final é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar a grande decisão.

domingo, 17 de maio de 2026

SENADORA DRA. ZENAIDE PRESTIGIA AÇÃO SOCIAL NA ZONA OESTE DE NATAL E DESTACA FORÇA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

A senadora Zenaide Maia (PSD) esteve neste domingo (17) com moradores do bairro Planalto, na zona oeste de Natal, na maioria mães atendidas pelo projeto Aconchego do Bem. A iniciativa social atende mais de 500 pessoas, entre crianças, jovens e idosos.
Recebida pela comunidade, Zenaide destacou o impacto social do projeto e elogiou o protagonismo feminino desenvolvido dentro da ação. “Descobri aqui mulheres empreendedoras. Grandes artesãs, que me mostraram as lojas virtuais. Isso me dá um orgulho imenso. Estou encantada com tudo isso”, afirmou a senadora.

A presença de Zenaide reforçou o reconhecimento ao trabalho social desenvolvido na comunidade, que vai além da assistência e aposta na qualificação profissional, inclusão e geração de renda. O vereador João Batista Torres, apoiador do projeto e representante da região, agradeceu a visita da parlamentar e falou mais sobre a importância da iniciativa.

“Em um projeto como esse é oferecido, além do artesanato que a senadora destacou, dança, cursos profissionalizantes e atendimento médico em diversas áreas”, falou o vereador.

O encontro também reuniu importantes aliados políticos da senadora, entre eles o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra e o deputado estadual Hermano Morais, pré-candidatos a governador e vice-governador, respectivamente; e o presidente da Câmara Municipal de Natal Eriko Jácome, pré-candidato a deputado estadual.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

ZENAIDE FOI A RELATORA DA LEI DA IGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES VALIDADA NO STF


A constitucionalidade validada pelo Supremo Tribunal Federal. 

A legislação cria mecanismos para garantir remuneração igual para trabalhadores que exerçam a mesma função além de ampliar a transparência salarial nas empresas. 

A lei foi sancionada pelo Executivo em julho de 2023 e passou a obrigar empresas com mais de 100 funcionários a divulgarem relatórios semestrais de transparência salarial, mas enfrentava questionamentos por meio de três ações. A decisão do STF então mantém em vigor os instrumentos criados para combater a desigualdade salarial no país.

Durante a tramitação da proposta no Senado, Zenaide Maia defendeu que a igualdade salarial é uma questão de justiça e valorização do trabalho feminino. A senadora destacou que mulheres ainda recebem menos do que homens, mesmo ocupando os mesmos cargos e exercendo as mesmas funções.

Embasando o que destacou a senadora Zenaide, levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego divulgado no final de abril apontou que mulheres recebem, em média, 21,3% menos que os homens no setor privado do país. O estudo analisou cerca de 53 mil empresas com 100 ou mais empregados, comparando os anos de 2023 a 2025.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Festival de Quadrilhas São Gonçalo Junino 2026 tem vagas preenchidas em menos de 12 horas*


O Festival São Gonçalo Junino 2026 já é um sucesso antes mesmo de começar. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que todas as vagas para participação no festival foram preenchidas em menos de 12 horas após a abertura das inscrições.
Ao todo, 20 quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas do Rio Grande do Norte garantiram participação no evento, demonstrando a força e a grandiosidade do São Gonçalo Junino no calendário cultural potiguar.

O festival contará com premiação total de R$ 66 mil. Na categoria estilizada, os prêmios serão de R$ 22 mil para o primeiro lugar, R$ 16 mil para o segundo e R$ 7 mil para o terceiro colocado. Já na categoria tradicional, a premiação será de R$ 18 mil, R$ 10 mil e R$ 6 mil para os três primeiros lugares, respectivamente.

O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho, no Ginásio de Santo Antônio, reunindo tradição, cultura popular e muita animação.

A quadrilha campeã da categoria estilizada também representará o Rio Grande do Norte na final do Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste.

O regulamento completo segue disponível no site oficial da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

https://www.saogoncalo.rn.gov.br/arquivos/4777/REGULAMENTO__2026_0000001.pdf

sábado dia 16 de Maio São Gonçalo recebe edição do RN Hip-Hop Trip Festival com cultura urbana e resistência

A cidade de São Gonçalo do Amarante será palco de mais uma edição do RN Hip-Hop Trip Festival, reunindo artistas, coletivos e amantes da cultura urbana em um grande encontro marcado por música, arte e expressão das periferias.
O festival chega fortalecendo os quatro elementos do hip-hop: rap, DJ, breaking e graffiti, promovendo integração cultural, batalhas de rima, apresentações musicais e ações voltadas à valorização da juventude e da arte de rua.
A proposta do evento é ampliar espaços para artistas independentes e fortalecer o movimento hip-hop potiguar, criando conexões entre cultura, identidade e resistência social.
Além das atrações musicais, o público poderá acompanhar intervenções artísticas, performances urbanas e atividades culturais que celebram a criatividade e a força das ruas.

sábado, 9 de maio de 2026

ZENAIDE RECEBE APOIO DA PREFEITA PROFESSORA NILDAParnamirim é o terceiro maior colégio eleitoral do estado


A prefeita de Parnamirim, Professora Nilda (Solidariedade), declarou apoio a pré-campanha da senadora Zenaide Maia (PSD) à reeleição. O gesto amplia a base de sustentação da parlamentar no terceiro maior colégio eleitoral do estado.
O apoio de Nilda fortalece ainda mais o espaço político de Zenaide, que vem ampliando alianças e construindo uma rede de apoios entre prefeitos, vereadores e lideranças municipais.

A declaração de apoio ocorreu em meio às articulações para as eleições de 2026 e também incluiu o ex-prefeito de Mossoró Alysson Bezerra (União Brasil), pré-candidato ao Governo do Estado. A movimentação aproxima lideranças de municípios estratégicos, como Parnamirim e Mossoró, em torno de um projeto político comum.

Mais uma pesquisa aponta reeleição da deputada Terezinha Maia


Pesquisa Seta divulgada nesta sexta-feira (8) apresentou mais uma rodada de intenções de voto para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. Entre os nomes mais lembrados para deputado estadual, Terezinha Maia aparece entre os destaques do PL, figurando como a 4ª mais citada do partido e posicionada dentro da projeção das 24 vagas da Assembleia Legislativa do RN.
O resultado reforça a consolidação do nome de Terezinha Maia no cenário estadual e demonstra a continuidade de sua presença entre os parlamentares mais competitivos da disputa.

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Zenaide recebe o apoio de 20 vereadores de Natal e consolida base e liderança na capital*


A senadora Zenaide Maia (PSD) consolidou, na manhã desta quinta-feira (7), um passo estratégico em sua caminhada rumo à reeleição em 2026. Em um café da manhã realizado no Praiamar Arena Hotel, em Natal, a parlamentar reuniu-se com lideranças do legislativo municipal para um diálogo focado no fortalecimento da capital potiguar e na coordenação de esforços políticos para o próximo pleito.

O encontro, marcado por um tom de unidade e convergência, contou com a presença expressiva de 17 vereadores de Natal, sendo ao todo 20 vereadores que declaram apoio, além de vários suplentes. Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, falou em nome dos vereadores e destacou a importância da interlocução direta entre o mandato da senadora e as demandas locais.

Para a vereadora Thabatta Pimenta, a senadora Zenaide representa a força feminina no Senado Federal. “Estou com Zenaide porque ela me deu a mão quando eu ainda era vereadora em Carnaúba dos Dantas. Ela me ajudou com recursos para lá e, quando vim para Natal, não foi diferente. Além de que representa a força da mulher. Então, por isso, estou sempre com a senadora”, afirma a vereadora.

O evento serviu como uma demonstração clara de apoio das principais lideranças políticas da capital à continuidade do trabalho de Zenaide no Senado Federal. Durante sua fala, a senadora fez questão de agradecer individualmente aos parlamentares presentes, reforçando que o municipalismo é a base de sua atuação em Brasília. "O Vereador sabe quem trabalha porque ouve as pessoas nas ruas todos os dias. Isso me honra mais do que qualquer pesquisa. Esse apoio é uma responsabilidade: cada vereador aqui está dizendo ao seu eleitor que acredita no nosso trabalho, e eu não vou deixar essa confiança virar arrependimento. Vou continuar sendo a voz de Natal em Brasília, lutando pelo SUS, pela segurança e por quem mais precisa”, disse Zenaide Maia. 

*Confira a lista dos vereadores presentes:*

1. ⁠Aldo Clemente
2. Chagas Catarino
3. Claudio Custodio
4. Cleiton da Policlínica
5. Daniel Santiago
6. Eribaldo Medeiros
7. Érico Jácome
8. Fúlvio Saulo
9. Herbert Sena
10. João Batista
11. Léo Sousa
12. Luciano Nascimento
13. Pedro Henrique
14. Preto Aquino
15. Robson Carvalho
16. Thabatta Pimenta
17. Tércio Tinoco

quinta-feira, 7 de maio de 2026

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante certifica 60 alunos no curso “Fala Mais Idiomas”*


Na tarde desta quarta-feira (6), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou a entrega da certificação das turmas do curso “Fala Mais Idiomas”, promovido por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários.
No auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), 60 alunos foram certificados nos idiomas inglês, espanhol, mandarim (chinês) e, como novidade da retomada do curso pela atual gestão, a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ao destacar que o município é a “porta de entrada” do Rio Grande do Norte por meio do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, o prefeito Jaime Calado afirmou: “Quem tem qualificação em outro idioma sai na frente e se destaca no mercado”.

Durante a solenidade, a secretária Mada Calado ressaltou que a iniciativa, retomada na atual gestão, “é um fator que proporciona transformação de vida”, ao se dirigir aos participantes.

A aluna Laura Silva, moradora do Jardim Lola, celebrou a conclusão do curso e declarou em chinês: “Quem fala mandarim faz amigo no mundo inteiro”, ao destacar o potencial do idioma.

Participaram da cerimônia o secretário de Educação, Micael Moreira; o secretário de Comunicação, Ledson França; e os vereadores Rayure Protásio, Aninha Siqueira e Léo Medeiros.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Deputada Terezinha Maia intensifica agenda ao lado da prefeita Jussara em Extremoz


Ao lado da prefeita Jussara Sales, a deputada estadual Terezinha Maia participou, neste domingo (3), das comemorações pelos 266 anos de emancipação política de Extremoz, ocasião marcada pela realização do primeiro Encontro de Bandas e Filarmônicas do município. O presidente da Câmara Municipal, Anderson Barbosa, também esteve presente.

Durante a agenda, Terezinha parabenizou a prefeita pelo trabalho desenvolvido à frente da gestão municipal, reforçando a parceria e o compromisso conjunto de seguir trabalhando por melhorias e investimentos que beneficiem a população.

A parlamentar também agradeceu a receptividade do presidente da Câmara, professor Anderson Barbosa, estendendo o reconhecimento a todos os vereadores e vereadoras, além de cumprimentar Ney Lima e toda a equipe da gestão municipal.

segunda-feira, 4 de maio de 2026

Torneio de Futebol do Trabalhador movimentou campos da zona urbana e rural de São Gonçalo no feriadão*


Na manhã do feriado da sexta-feira (1º), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante transformou o Dia do Trabalhador em uma grande celebração do esporte. A bola rolou simultaneamente no centro da cidade e na comunidade de Bela Vista, na zona rural, reunindo atletas e torcedores em um clima de comemoração e competição.
Organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), o torneio contou com 32 equipes inscritas, mobilizando mais de 600 atletas e torcidas de todos os cantos do município.
Da zona urbana à zona rural, o que se viu foi a força do futebol amador e o compromisso da gestão municipal em manter viva uma tradição que une as comunidades por meio do esporte. Dentro de campo, cada lance foi marcado por garra, talento e espírito esportivo, com equipes disputando o título da edição 2026 em dois polos simultâneos.

A premiação é mais um incentivo ao esporte local: R$ 3 mil para as equipes campeãs e R$ 1,5 mil para as vice-campeãs, em cada polo, além de premiação individual de R$ 250 para o melhor goleiro e para o artilheiro da competição.

A secretária da SEMJEL, Rayane Rocha, destacou a importância do evento para o município. “Os desportistas e atletas celebram os trabalhadores de todo o nosso município. A gestão do prefeito Jaime Calado mantém o calendário esportivo de São Gonçalo sempre ativo, e esse evento é a prova disso”, afirmou.

Ao final das disputas, os troféus foram definidos:

Zona Urbana:
• Campeão: Santos (Comunidade Maçaranduba)
• Vice-campeão: Jovem City (Residencial Padre João Maria)

Zona Rural:
• Campeão: Igreja Nova
• Vice-campeão: Tapuia (Comunidade de Tapará).

Fique atento aos jogos da semana da Copa Flávio Henrique de Futsal!*⚽🔥

Já são 13 anos incentivando o esporte, revelando talentos e fortalecendo a nossa comunidade.  

A rodada acontece no Ginásio do Jardim Lola. Venha acompanhar de perto jogos cheios de emoção. Contamos com você na torcida! 👏

domingo, 3 de maio de 2026

*São Gonçalo do Amarante é o 3º município que mais gerou empregos no RN em março de 2026*


São Gonçalo do Amarante segue se destacando no cenário econômico do Rio Grande do Norte. De acordo com dados mais recentes do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município foi o terceiro maior gerador de empregos formais no estado no mês de março de 2026, com saldo positivo de 234 novos postos de trabalho com carteira assinada. 

No ranking estadual, São Gonçalo ficou atrás apenas de Natal (738 vagas) e Parnamirim (425 vagas), consolidando sua posição entre as cidades que mais contribuem para o crescimento do mercado de trabalho potiguar. 
O bom desempenho do município acompanha o cenário positivo do estado, que registrou 1.127 novos empregos formais no período, puxados principalmente pelos setores de Serviços, Construção Civil e Comércio, que lideraram a geração de vagas no Rio Grande do Norte. 

*Construção civil e confiança dos investidores impulsionam crescimento*

Em São Gonçalo do Amarante, o resultado reflete especialmente o aquecimento da economia local, com destaque para o avanço da construção civil, setor que vem liderando a abertura de vagas e impulsionando novos investimentos. O crescimento de obras públicas e privadas, aliado à expansão urbana, tem gerado oportunidades e fortalecido a cadeia produtiva do município.

Além disso, o desempenho positivo também está associado ao momento de confiança dos investidores, que enxergam em São Gonçalo um ambiente favorável para novos empreendimentos, especialmente pela localização estratégica e pelo potencial de desenvolvimento econômico.

*Gestão municipal impulsiona emprego e qualificação*

Para a gestão do prefeito Jaime Calado, os números representam o impacto das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. A Prefeitura tem atuado de forma estratégica para ampliar as oportunidades de emprego e renda, investindo na oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional, preparando a população para as demandas do mercado de trabalho.

A combinação entre incentivo ao empreendedorismo, parcerias institucionais e atração de investimentos tem contribuído para consolidar São Gonçalo do Amarante como um dos principais polos de geração de emprego do Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...