quinta-feira, 14 de maio de 2026

ZENAIDE FOI A RELATORA DA LEI DA IGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES VALIDADA NO STF


A constitucionalidade validada pelo Supremo Tribunal Federal. 

A legislação cria mecanismos para garantir remuneração igual para trabalhadores que exerçam a mesma função além de ampliar a transparência salarial nas empresas. 

A lei foi sancionada pelo Executivo em julho de 2023 e passou a obrigar empresas com mais de 100 funcionários a divulgarem relatórios semestrais de transparência salarial, mas enfrentava questionamentos por meio de três ações. A decisão do STF então mantém em vigor os instrumentos criados para combater a desigualdade salarial no país.

Durante a tramitação da proposta no Senado, Zenaide Maia defendeu que a igualdade salarial é uma questão de justiça e valorização do trabalho feminino. A senadora destacou que mulheres ainda recebem menos do que homens, mesmo ocupando os mesmos cargos e exercendo as mesmas funções.

Embasando o que destacou a senadora Zenaide, levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego divulgado no final de abril apontou que mulheres recebem, em média, 21,3% menos que os homens no setor privado do país. O estudo analisou cerca de 53 mil empresas com 100 ou mais empregados, comparando os anos de 2023 a 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carlos Eduardo elogia atuação de Dra. Zenaide: “Tem o meu apoio”

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a deputado estadual Carlos Eduardo declarou que apoia a pré-campanha da senadora Zenaide ...